Neste sábado, 26 de novembro, a partir das 9h, a aula História da Luta pelo Socialismo poderá ser assistida ao vivo através do endereço: http://pagina13campinas.org
Isto, é claro, se a tecnologia não falhar...
A aula deve tratar do seguinte:
1.uma linha do tempo 1848-2008, apresentando e comentando de maneira panorâmica os seguintes grandes marcos:
A aula deve tratar do seguinte:
1.uma linha do tempo 1848-2008, apresentando e comentando de maneira panorâmica os seguintes grandes marcos:
a) as revoluções burguesas, o período de expansão do capital, o surgimento do imperialismo, as duas grandes guerras, novo período de expansão do capitalismo, a crise dos anos 70, o período neoliberal e a crise atual;
b) o surgimento do movimento socialista, a primeira internacional, o surgimento do movimento operário social-democrata de massas, a segunda internacional, a revolução russa de 1917, a terceira internacional, o surgimento do chamado campo socialista, do Estado de bem-estar social e o movimento de descolonização após a segunda guerra, as revoluções dos anos 70, o refluxo e crise dos 80 e 90, a situação atual;
c) as diferentes teorias socialistas, a consolidação do marxismo em luta contra o anarquismo e o trabalhismo, as diferentes correntes marxistas, a situação atual
2.o surgimento do capitalismo, o movimento operário e socialista como ala esquerda do movimento democrático burguês, o predomínio das concepções utópicas acerca do socialismo, a circunscrição social (artesãos-operários) e geográfica (europa ocidental) do que estamos analisando;
3.as revoluções de 1848 abrindo um novo período, contraditório, em que por um lado o movimento socialista se vê na defensiva e por outro lado se vê empurrado a assumir um caráter independente e mais definido teoricamente;
4.a Comuna de Paris como o ponto máximo desta contradição: o balanço do assalto aos céus, a transferência do centro da França para a Alemanha, o fim da AIT e o surgimento dos partidos social-democratas de massa, a consolidação do marxismo como gramática do movimento socialista europeu;
5.a luta de correntes no interior do movimento social-democrata alemão, o surgimento do revisionismo, o centro liderado por Bebel e Kautsky, a esquerda liderada por Luxemburgo, os impasses reais do movimento e a luta de idéias;
6.o surgimento do imperialismo (e a dinâmica de expansão do capitalismo no Japão, na Alemanha e nos Estados Unidos), a tendência à guerra e o nacionalismo de massas, como fatores objetivos que aprofundam a divisão no movimento socialista;
7.a revolução russa de 1904-1905 e o debate sobre a greve geral de massas;
8.a revolução russa de 1917 encerrando um período. Os quatro grandes processos do período que se encerra: de ala esquerda à força independente, de seita à organização de massa, da base social de artesãos ao operariado de grande indústria, do socialismo utópico ao científico. As grandes lutas: anarquismo versus marxismo, revisionismo versus marxismo;
9.um balanço sobre a evolução do marxismo:
a) observações biográficas: viveram período marcado por intenso desenvolvimento, grandes revoluções, idéia de progresso, eurocentrismo. Formação intelectual clássica, influenciada pelo judaísmo e pelo protestantismo, matizados por mentalidade de livre-pensador. Filhos da "classe média". Marx como integrante da tradição romântica, tanto do ponto de vista intelectual quanto sua postura pessoal. Relacionamento entre Engels e Marx;
b) observações bibliográficas: a grande obra foi O Capital. Em 1867, aos 49 anos de Marx, sai o primeiro volume, os dois outros tomos serão editados por Engels. Para entender O Capital importante levar em conta os Manuscritos econômico-filosóficos de 1844, os Grundrisse de 1857-58 e a Contribuição à crítica da economia política de 1859. Sua obra mais conhecida é o Manifesto do Partido Comunista, escrita com Engels. Obras históricas: As lutas de classe em França de 1850, O Dezoito Brumário de Luís Bonaparte de 1852 e A guerra civil em França de 1871. Outros textos importantes: A sagrada família de 1845, A ideologia alemã de 1845-46, Teses sobre Feuerbach de 1845, Miséria da Filosofia de 1847 e Crítica do Programa de Gotha de 1875. Nada do que é humano lhes foi estranho. Fortuna das edições de Marx e Engels. Papel de Engels, na elaboração e na divulgação do marxismo: Anti-Duhring, A origem da Família, Dialética da Natureza.
c) a posição de Marx e Engels: estiveram à direita do blanquismo (em favor da revolução e contra o putsch), à direita do anarquismo (defendeu política, partido, papel do Estado) e à esquerda de Proudhon, Louis Blanc, Lassale, do tradeunionismo e de boa parte da social-democracia alemã;
d) suas expectativas com a Rússia (carta de 1877);
e) as contribuições fundamentais: a crítica ao capitalismo (mais valia, modo de produção histórico e contraditório, inevitabilidade do fim, necessidade do comunismo); a defesa do comunismo (papel progressista do capitalismo, anticapitalismo radical, contradição entre forças produtivas e relações de produção, combate ao pensamento utópico); papel do proletariado (trabalhadores assalariados, proletariado moderno, classe explorada, única classe cuja emancipação será a emancipação de toda a humanidade, produtores associados);
10.bibliografia sobre os principais tópicos discutidos:
-os livros do Hobsbawn: A era das revoluções, A era do Capital, A era dos impérios;
-os chamados socialistas utópicos (Thomas Morus, Etiene Cabet, Fourier)
-a coleção História do marxismo (especialmente O marxismo no tempo de Marx)
-obras de Marx e Engels: Manifesto Comunista, Do socialismo utópico ao científico;
-obras de Lenin, Bukharin, Hilferding e Hobson sobre o imperialismo
-obras de Berstein, Kautsky e Luxemburgo
-outras: Capitalismo, imperialismo e relações internacionais in: Curso de formação política internacional, São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2007
11.filmes sobre o período
a) Danton, o processo da revolução
b) Revolução
c) Daens, um grito de justiça
d) Os miseráveis
e) Rosa Luxemburgo
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