Domingo 27/10 de noite, repostaram no grupo de zap do Diretório Nacional do PT o seguinte texto:
Imediatamente enviei, no mesmo grupo de zap, a seguinte mensagem:
“Pessoal Teremos tempo para fazer um balanço. Mas este tipo de título não corresponde à realidade: “PT consolida crescimento com vitórias em Fortaleza, Camaçari, Mauá e Pelotas”.
O segundo turno não alterou o resultado político global do primeiro turno. Tivemos uma vitória das direitas. Cabe analisar qual a força de cada setor da direita, mas de conjunto as direitas tiveram uma vitória. Podemos ponderar o efeito disto sobre o governo. Mas não vejo como falar em “consolida crescimento” no caso do PT. Tivemos uma derrota eleitoral das esquerdas em geral e do PT em particular. Por exemplo: das 15 cidades em que PT e PSOL estavam no 2° turno, ganhamos em quatro, a saber, Fortaleza (única capital que teremos), Camaçari, Mauá e Pelotas. Óbvio que tivemos vitórias eleitorais e políticas, inclusive onde não ganhamos a eleição. Mas falar em “consolida o crescimento” não corresponde aos fatos”.
Segunda, 28/10, a matéria continua lá.
Donde concluo que existe gente - na direção do Partdo e na cúpula do governo - que vive num metaverso. É o caso de quem escreveu este balanço.
O sentimento na maior parte da base do Partido não é de vitória. Precisamos de um balanço de verdade, não de discursos de autocongratulação sem base na realidade.
Esse é o mínimo que a direção deve à militância que, no primeiro e no segundo turno, fez de tudo para que o resultado fosse melhor.
Sim, comemora -se poucas vitórias, mas é de se notar o pouco avanço da Esquerda.
ResponderExcluirA política do governo federal está correta, estamos falhando na comunicação com a população.
ResponderExcluirAlejarse de la realidad, no ayuda.
ResponderExcluirEssa "segueira" conveniente vem custando caro.
ResponderExcluir