Socialismo:
história, teoria e estratégias no mundo e no Brasil
Os horários abaixo são indicativos. Caso uma tarefa não possa ser
cumprida no prazo previsto, ela será realizada no período seguinte e assim por
diante.
Dia 6 de junho de 2014, manhã
Apresentação da proposta do curso como um
todo
Rodada de apresentação do professor e dos participantes
Informações organizativas
Breve intervalo
Cada um dos participantes vai escrever (é preciso distribuir folhas de
papel, de preferência com pauta) a resposta para uma das seguintes questões:
-por quais motivos eu sou socialista?
Ou
-por quais motivos eu não sou socialista?
Ou
-por quais motivos eu não sei se sou ou não socialista?
Cada participante terá 10 minutos para responder sozinho.
Em seguida montaremos X grupos (os grupos podem ser compostos, por
exemplo, por tipo de resposta: os que responderão que são, os que responderam
que não são, os que disseram que não sabem).
Os participantes vão ler, nestes grupos, o que escreveram. E uma pessoa
vai ficar encarregada de resumir as respostas do grupo.
Em seguida vamos reunir toda a turma e será apresentada a síntese dos
grupos.
Com base nestas respostas, o professor fará uma exposição sobre os
vários temas que devem ser estudados e debatidos, para compreender o que é
socialismo.
Esta exposição abordará panoramicamente, mas já tratando de conteúdo, os
itens que serão tratados neste curso de 6 a 8 de junho:
*a ficção científica como espelho distorcido desta discussão
*o socialismo utópico (ler trechos de Morus, Fourier)
*a evolução do capitalismo
*as teorias vinculando socialismo com a luta (e as diferentes visões a
respeito)
*as teorias de Marx e Engels (ler trechos do Manifesto Comunista)
*as lutas da classe trabalhadora
*as lutas dos demais setores oprimidos pelo capitalismo
*as organizações socialistas
*um panorama das revoluções socialistas (vitoriosas e derrotadas)
*a luta pelo socialismo no Brasil
*a situação atual, na América Latina e no mundo
*indicações para estudo (livros, filmes, músicas, imagens)
Intervalo para almoço
Dia 6 de junho de 2014, tarde
Serão montados pequenos grupos, para leitura dos
seguintes textos:
-A Utopia, de Thomas Morus
-Manifesto do Partido Comunista, de Marx e Engels
-manifesto da Associação Internacional dos
Trabalhadores
Será dado o tempo de 1 hora de leitura. Cada grupo
lerá o que for possível e terá, em seguida, 30 minutos para debater quais as
ideias fundamentais do texto e quais as dúvidas ou temas para debate que o
texto suscitou.
Em seguida, o relator de cada grupo terá até 10
minutos para fazer uma apresentação para todo o grupo.
Teremos um intervalo.
Após o intervalo, o professor discutirá ponto a
ponto aquilo que foi apresentado por cada grupo, situando o texto no conjunto
do debate que estamos fazendo e dando elementos para uma leitura individual
posterior.
Dia 6 de junho de 2014, noite, será livre.
Dia 7 de junho de 2014, manhã
Os mesmos pequenos grupos voltarão a reunir-se, para
leitura dos seguintes textos:
-Reforma ou revolução, de Rosa Luxemburgo
- Duas táticas da social democracia na revolução
democrática, de Lenin
-artigo de Gramsci sobre a revolução de 1917
Será dado o tempo de 1 hora de leitura. Cada grupo
lerá o que for possível e terá, em seguida, 30 minutos para debater quais as
ideias fundamentais do texto e quais as dúvidas ou temas para debate que o
texto suscitou.
O relator de cada grupo terá até 10 minutos para
fazer uma apresentação para todo o grupo.
Em seguida, o professor discutirá ponto a ponto
aquilo que foi apresentado por cada grupo, situando o texto no conjunto do
debate que estamos fazendo e dando elementos para uma leitura individual
posterior.
O resto da manhã e a tarde serão ocupadas por uma
aula expositiva acerca da luta pelo socialismo pós 1917.
Dia 7 de junho de 2014, noite
Serão montados pequenos grupos, para leitura dos
seguintes textos:
-Manifesto de Agosto
-Declaração de Março
Será dado o tempo de 1 hora de leitura. Cada grupo
lerá o que for possível e terá, em seguida, 30 minutos para debater quais as
ideias fundamentais do texto e quais as dúvidas ou temas para debate que o
texto suscitou.
Feita a leitura e a discussão, encerram-se os
trabalhos.
Dia 8 de junho de 2014, manhã
O dia começa com o relator de cada grupo tendo até
10 minutos para fazer uma apresentação para todo o grupo.
Após, o professor discutirá ponto a ponto aquilo que
foi apresentado por cada grupo, situando o texto na história do Brasil e na
história da luta pelo socialismo no Brasil.
Em seguida, faremos uma discussão sobre os desafios
da luta pelo socialismo durante a ditadura e após a ditadura, com o surgimento
do PT.
Novamente voltaremos para grupos, para ler o texto
do Wladimir Pomar.
Será dado o tempo de 1 hora de leitura. Cada grupo
lerá o que for possível e terá, em seguida, 30 minutos para debater quais as
ideias fundamentais do texto e quais as dúvidas ou temas para debate que o
texto suscitou.
Em seguida, o relator de cada grupo terá até 10
minutos para fazer uma apresentação para todo o grupo.
Após, o professor discutirá ponto a ponto aquilo que
foi apresentado por cada grupo.
Finalmente, os alunos farão um novo texto,
respondendo as mesmas questões colocadas no início.
Cada um dos participantes vai escrever (é preciso distribuir folhas de
papel, de preferência com pauta) a resposta para uma das seguintes questões:
-por quais motivos eu sou socialista?
Ou
-por quais motivos eu não sou socialista?
Ou
-por quais motivos eu não sei se sou ou não socialista?
O texto será entregue ao professor e será respondido,
posteriormente e individualmente.
Esta etapa do curso conclui com uma avaliação, que
será conduzida por alguém do sindicato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário