domingo, 8 de junho de 2014

Roteiro de curso de formação política

Socialismo: história, teoria e estratégias no mundo e no Brasil

Os horários abaixo são indicativos. Caso uma tarefa não possa ser cumprida no prazo previsto, ela será realizada no período seguinte e assim por diante.

Dia 6 de junho de 2014, manhã

Apresentação da proposta do curso como um todo

Rodada de apresentação do professor e dos participantes

Informações organizativas

Breve intervalo

Cada um dos participantes vai escrever (é preciso distribuir folhas de papel, de preferência com pauta) a resposta para uma das seguintes questões:

-por quais motivos eu sou socialista?
Ou
-por quais motivos eu não sou socialista?
Ou
-por quais motivos eu não sei se sou ou não socialista?

Cada participante terá 10 minutos para responder sozinho.

Em seguida montaremos X grupos (os grupos podem ser compostos, por exemplo, por tipo de resposta: os que responderão que são, os que responderam que não são, os que disseram que não sabem).

Os participantes vão ler, nestes grupos, o que escreveram. E uma pessoa vai ficar encarregada de resumir as respostas do grupo.

Em seguida vamos reunir toda a turma e será apresentada a síntese dos grupos.

Com base nestas respostas, o professor fará uma exposição sobre os vários temas que devem ser estudados e debatidos, para compreender o que é socialismo.

Esta exposição abordará panoramicamente, mas já tratando de conteúdo, os itens que serão tratados neste curso de 6 a 8 de junho:

*a ficção científica como espelho distorcido desta discussão
*o socialismo utópico (ler trechos de Morus, Fourier)
*a evolução do capitalismo
*as teorias vinculando socialismo com a luta (e as diferentes visões a respeito)
*as teorias de Marx e Engels (ler trechos do Manifesto Comunista)
*as lutas da classe trabalhadora
*as lutas dos demais setores oprimidos pelo capitalismo
*as organizações socialistas
*um panorama das revoluções socialistas (vitoriosas e derrotadas)
*a luta pelo socialismo no Brasil
*a situação atual, na América Latina e no mundo
*indicações para estudo (livros, filmes, músicas, imagens) 

Intervalo para almoço

Dia 6 de junho de 2014, tarde

Serão montados pequenos grupos, para leitura dos seguintes textos:

-A Utopia, de Thomas Morus
-Manifesto do Partido Comunista, de Marx e Engels
-manifesto da Associação Internacional dos Trabalhadores

Será dado o tempo de 1 hora de leitura. Cada grupo lerá o que for possível e terá, em seguida, 30 minutos para debater quais as ideias fundamentais do texto e quais as dúvidas ou temas para debate que o texto suscitou.

Em seguida, o relator de cada grupo terá até 10 minutos para fazer uma apresentação para todo o grupo.
Teremos um intervalo.

Após o intervalo, o professor discutirá ponto a ponto aquilo que foi apresentado por cada grupo, situando o texto no conjunto do debate que estamos fazendo e dando elementos para uma leitura individual posterior.

Dia 6 de junho de 2014, noite, será livre.

Dia 7 de junho de 2014, manhã

Os mesmos pequenos grupos voltarão a reunir-se, para leitura dos seguintes textos:

-Reforma ou revolução, de Rosa Luxemburgo
- Duas táticas da social democracia na revolução democrática, de Lenin
-artigo de Gramsci sobre a revolução de 1917

Será dado o tempo de 1 hora de leitura. Cada grupo lerá o que for possível e terá, em seguida, 30 minutos para debater quais as ideias fundamentais do texto e quais as dúvidas ou temas para debate que o texto suscitou.

O relator de cada grupo terá até 10 minutos para fazer uma apresentação para todo o grupo.

Em seguida, o professor discutirá ponto a ponto aquilo que foi apresentado por cada grupo, situando o texto no conjunto do debate que estamos fazendo e dando elementos para uma leitura individual posterior.

O resto da manhã e a tarde serão ocupadas por uma aula expositiva acerca da luta pelo socialismo pós 1917.

Dia 7 de junho de 2014, noite

Serão montados pequenos grupos, para leitura dos seguintes textos:

-Manifesto de Agosto
-Declaração de Março

Será dado o tempo de 1 hora de leitura. Cada grupo lerá o que for possível e terá, em seguida, 30 minutos para debater quais as ideias fundamentais do texto e quais as dúvidas ou temas para debate que o texto suscitou.

Feita a leitura e a discussão, encerram-se os trabalhos.

Dia 8 de junho de 2014, manhã

O dia começa com o relator de cada grupo tendo até 10 minutos para fazer uma apresentação para todo o grupo.

Após, o professor discutirá ponto a ponto aquilo que foi apresentado por cada grupo, situando o texto na história do Brasil e na história da luta pelo socialismo no Brasil.

Em seguida, faremos uma discussão sobre os desafios da luta pelo socialismo durante a ditadura e após a ditadura, com o surgimento do PT.

Novamente voltaremos para grupos, para ler o texto do Wladimir Pomar.

Será dado o tempo de 1 hora de leitura. Cada grupo lerá o que for possível e terá, em seguida, 30 minutos para debater quais as ideias fundamentais do texto e quais as dúvidas ou temas para debate que o texto suscitou.

Em seguida, o relator de cada grupo terá até 10 minutos para fazer uma apresentação para todo o grupo.

Após, o professor discutirá ponto a ponto aquilo que foi apresentado por cada grupo.

Finalmente, os alunos farão um novo texto, respondendo as mesmas questões colocadas no início.

Cada um dos participantes vai escrever (é preciso distribuir folhas de papel, de preferência com pauta) a resposta para uma das seguintes questões:

-por quais motivos eu sou socialista?
Ou
-por quais motivos eu não sou socialista?
Ou
-por quais motivos eu não sei se sou ou não socialista?

O texto será entregue ao professor e será respondido, posteriormente e individualmente.

Esta etapa do curso conclui com uma avaliação, que será conduzida por alguém do sindicato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário