O deputado estadual José Américo divulgou, no dia 14 de abril, um recurso encaminhado à comissão organizadora das eleições do PT no estado de São Paulo, com cópia para a secretaria nacional de organização.
Reproduzimos a seguir a íntegra do recurso, bem como a lista de cidades onde teria ocorrido fraude.
São Paulo, dia 14 de abril de 2017
Recurso à Comissão Organizadora do Encontro Estadual de São Paulo - COE
c.c. para a Secretaria de Organização Nacional
Diante de fortes evidências de fraude identificadas em 99 encontros municipais do PT, realizados no último dia 9 de abril, e que serão descritas detalhadamente a seguir, interpomos recurso junto à COE – Comissão Organizadora do Encontro Estadual para sejam tomadas providências urgentes por este órgão para impedir que a vontade dos milhares de filiados seja desrespeitada e a imagem do partido sofra um novo abalo diante de seus militantes e dirigentes. Solicitamos, em caráter preliminar, a suspensão da divulgação dos números oficiais dos encontros, para evitar a consolidação de resultados e percentuais viciados pelas irregularidades que aqui serão denunciadas. Vamos aos fatos:
1.Os 99 diretórios onde há evidencias de irregularidades registraram 7.173 votos, o que equivale a aproximadamente 16% do total de votantes em todo o Estado (46.157 votantes). Estes números são expressivos a ponto de alterar significativamente no resultado global dos encontros no Estado, distorcendo os percentuais para a composição do Diretório, da Executiva e do Congresso Estadual.
2. Neste conjunto de diretórios sob suspeita, há um grupo de 51 em que a votação atingiu a soma improvável de 70% ou mais do total de filiados aptos a votar, sendo em 7 deles o número de votantes foi de incríveis 100%, ou mais (veja tabela anexa). Se considerarmos ainda a quase inexistência de votos brancos e nulos, vamos chegar a outro número improvável – como é possível que entre milhares de votantes (7.173) haja praticamente 100% de acerto na votação? Ao número de votantes igual ou superior a 70% de filiados aptos para os encontros, e aos incríveis 100% de acerto na votação, somem-se os resultados obtidos por duas chapas – a do CNB e a Primeiramente Fora Temer -, que indicam um evidente beneficiamento de ambas. Entre os 3.857 votantes deste grupo, o CNB, chapa 480, obteve 1.596 votos, e a chapa 400 – Primeiramente Fora Temer – 988. Ou seja, as duas juntas perfizeram quase 70% dos votos – uma soma que não tem correspondência na maioria dos encontros realizados no Estado.
Esclarecemos que o que denominamos neste documento de votações atípicas leva em conta a discrepância entre o percentual de votos nestes diretórios – de 70% a 100%, e de 50% a 70% de votantes entre os filiados aptos – e a média de votação no Estado entre os filiados aptos, que é de apenas 14% ( de um total de 338 mil filiados aptos tivemos 46.157 votos válidos).
3. Não tivemos acesso às listas de presença dos respectivos diretórios, mas entendemos que os indícios aqui relacionados são suficientes para corroborar a tese de uma fraude generalizada neste conjunto de municípios. A prática política dos encontros do PT indica a improbabilidade de votações tão atípicas num grupo de municípios restrito a praticamente três macros – Bauru, Assis e Alta Paulista. Mecanismos conhecidos de fraude poderão ser constatados com a simples verificação das listas de presença. Entre estes mecanismos, podemos citar o conhecido expediente de um grupo de filiados votando no lugar de outros filiados – com falsificação de assinatura –, ou a circulação da lista de presença e da urna de casa em casa, o que é igualmente proibido pelo regimento do PT.
4. Destaque-se aqui que no conjunto de municípios onde apontamos as fortes suspeitas de fraudes, apresentaram-se curiosamente apenas chapas únicas aos diretórios municipais, eliminando a fiscalização natural de um grupo concorrente pelo outro. Isso, quando acontece, infelizmente, pode favorecer a ação de pessoas inescrupulosas na manipulação de resultados dada a fragilidade dos processos de controle de nossos encontros. No entanto, mesmo neste caso, houve regiões, como a de Ribeirão Preto, por exemplo, em que a existência de chapas únicas – também na maioria das cidades – não propiciou nenhuma fraude aparente.
5. Registre-se que setores das chapas beneficiadas fizeram uma esdrúxula parceria na Macrorregião de Bauru - o que incluiu a confecção de camisetas CNB/Avante –, contradizendo as fortes divergências que têm manifestado entre si nos debates do Congresso. Nesta macro, de um total de 42 municípios 19 apresentaram votações atípicas, sendo que em 17 deles as votações envolveram 70% ou mais dos filiados aptos a votar. Esta parceria, mais do que suspeita, se repetiu – embora sem a confecção das promíscuas camisetas – em outras duas Macrorregiões do Estado, com resultados indicativos de beneficiamento das duas chapas mencionadas. Na de Assis, com 39 diretórios municipais, e na Alta Paulista, com 29. Em Assis, 15 diretórios apresentaram votações atípicas em seus encontros, sendo 8 deles com votação acima de 70% dos filiados aptos. E na Alta Paulista, 19 diretórios também apresentaram votações atípicas, sendo 9 deles com votações acima de 70% dos filiados aptos.
6. As fraudes não se limitam a estas três regiões, mas podemos considerar que se concentram nelas, onde todos os exemplos nos levam a aumentar o grau de suspeição ( veja tabela anexa). Há quem diga que em pequenas cidades, é mais fácil registrar percentuais elevados de votantes entre os filiados aptos. Mas, a Macro de Bauru nos oferece casos de cidades de médio porte, onde a suspeita também encontra guarida. É o caso de Pederneiras, onde dos 381 filiados aptos votaram 330 – isto é, 86%. Ou o caso de Jaú, onde de um total de 878 filiados aptos, 432 votaram. Lembre-se que estamos falando de uma cidade, em que o prefeito eleito pelo PT em 2012 deixou o partido, e onde não elegemos nenhum vereador em 2016, mas ainda assim, no último dia 9, uma votação surpreendente atingiu cerca de 50% dos filiados aptos. Mais votantes compareceram em Jaú do que em Araraquara, por exemplo, a maior cidade governada pelo PT, com quatro vereadores, e com 1270 filiados aptos. Em Araraquara votaram 121 pessoas, perto de 10% do total de filiados aptos. Outro exemplo pode ilustrar estas discrepâncias. É o caso de São Bernardo do Campo, onde o numero de filiados aptos é de 7619, mas apenas 1262 votaram, apesar de haver uma disputa dura entre quatro chapas ao diretório municipal (em Jaú não houve nenhuma disputa; houve uma chapa única).
7.Araçatuba é uma cidade que tristemente repete o caso de Jaú. Nela também o partido vive uma crise profunda, com o afastamento, pela justiça, do prefeito do PT em 2015, o que foi seguido por uma acachapante derrota eleitoral em 2016. Apesar disso tudo, de um total de 716 filiados aptos, votaram 424, ou seja, cerca de 60%. As chapas que tiveram sucesso em Araçatuba são as mesmas de todos os exemplos que apresentamos aqui para comprovar as fraudes. A chapa 480, do CNB, teve 302 votos, e a Primeiramente Fora Temer, 105 votos. Juntas, elas registraram 96% dos votos.
8.O grupo dos diretórios onde a votação situou-se entre em torno de 50% e 70% dos filiados aptos totalizaram 3.960 votantes, distribuídos em 48 cidades (veja tabela anexa). Neste caso, duas chapas mencionadas no caso anterior também se destacaram na votação. A chapa 480, do CNB, registrou 2.673 votos, e a Primeiramente Fora Temer, 578. Somados, temos 82% do total! Também aqui os números contraditam a experiência política e o bom senso de quem acompanha os encontros do PT. Mais ainda porque estas cidades, a exemplo do grupo anterior, não estão espalhadas pelo Estado. A maioria delas se concentra nas macroregiões da Alta Paulista e de Assis.
9. Tendo em vista todos os fatos até aqui relatados, apresentamos as seguintes reivindicações que supomos sobejamente justificadas ao longo de nosso recurso:
A. Suspensão, até o julgamento deste recurso, da divulgação dos números oficiais dos encontros do Estado de São Paulo, para evitar consolidação de resultados com suspeita de vícios e irregularidades;
B.Fornecimento, à Chapa Optei por um partido organizado pela base, responsável pela interposição deste recurso, do conjunto de listas de presenças e das atas dos encontros realizados nas 99 cidades que mencionamos neste documento e que são objetivo de nossa suspeição;
C.Impugnação imediata dos 99 encontros com votações entre 50% e 100% de votantes entre os filiados aptos, que estão mencionados nas tabelas anexas;
D. Caso da COE decida denegar o item D) solicitamos a realização de uma auditoria com a máxima urgência nos encontros que colocamos sob suspeita neste recurso, para que as fraudes possam ser contatadas e as respectivas impugnações possam finalmente ocorrer Antes disso, pleiteamos a suspensão da divulgação dos resultados.
Aproveito para transmitir minhas saudações petistas,
José Américo Dias, deputado estadual,
membro do Diretório Nacional, pela
Chapa Optei Por Um Partido Organizado pela Base
Agora segue a lista de cidades onde teria ocorrido fraude.
Os fatos e suspeitas acima mencionados não são diferentes dos que parecem ter ocorrido no estado de Minas Gerais, descritos em http://valterpomar.blogspot.com.br/2017/04/fraude-sistemica-planejada-e-em-escala.html
No caso de Minas Gerais, é importante ler o recurso abaixo transcrito, assinado por diversas tendências e parlamentares, entre os quais Rogério Correa.
Belo Horizonte, 14 de abril de 2017
Não foi apenas em São Paulo e em Minas Gerais que ocorreram episódios como os relatados nos recursos acima. Há situações similares em todo o país, sem contar a interência de forças externas, como a ocorrida em Fortaleza (CE).
Tais fraudes ajudam a responder um "mistério político-matemático" bastante intrigante: como se explica que a tendência petista Articulação de Esquerda (AE) tenha ampliado sua participação relativa na votação, mas ao mesmo tempo esteja ameaçada de perder seu espaço na comissão executiva nacional do Partido.
Claro que deve ser considerada a "distritalização" deste PED. Ao contrário de todos os PEDs realizados desde 2001 até 2013, este ano não houve chapas nacionais. Assim, naqueles estados onde a AE não apresentou chapa, seus apoiadores não tiveram como votar na AE e seus votos foram "perdidos". E naqueles estados onde a AE apresentou ou fez parte de chapa, mas estas chapas não totalizaram votos suficientes para eleger um delegado nacional, os votos também foram "perdidos". Mas ao que tudo indica, estas perdas não seriam suficientes para explicar o risco que a AE corre, de não eleger representante na CEN.
Talvez a explicação esteja nos recursos trascritos acima. Ao que tudo indica, não é só na economia nem na macropolítica que estamos voltando aos anos 1920.
Fica cada vez mais claro o preço enorme que pagamos ao adiar a realização do congresso partidário e ao manter o PED. A crise internacional e nacional se torna cada vez mais profunda. Enquanto isto, somos obrigados a -- dentro de nosso próprio partido -- gastar tempo precioso contra métodos típicos do coronelismo.
Reproduzimos a seguir a íntegra do recurso, bem como a lista de cidades onde teria ocorrido fraude.
São Paulo, dia 14 de abril de 2017
Recurso à Comissão Organizadora do Encontro Estadual de São Paulo - COE
c.c. para a Secretaria de Organização Nacional
Diante de fortes evidências de fraude identificadas em 99 encontros municipais do PT, realizados no último dia 9 de abril, e que serão descritas detalhadamente a seguir, interpomos recurso junto à COE – Comissão Organizadora do Encontro Estadual para sejam tomadas providências urgentes por este órgão para impedir que a vontade dos milhares de filiados seja desrespeitada e a imagem do partido sofra um novo abalo diante de seus militantes e dirigentes. Solicitamos, em caráter preliminar, a suspensão da divulgação dos números oficiais dos encontros, para evitar a consolidação de resultados e percentuais viciados pelas irregularidades que aqui serão denunciadas. Vamos aos fatos:
1.Os 99 diretórios onde há evidencias de irregularidades registraram 7.173 votos, o que equivale a aproximadamente 16% do total de votantes em todo o Estado (46.157 votantes). Estes números são expressivos a ponto de alterar significativamente no resultado global dos encontros no Estado, distorcendo os percentuais para a composição do Diretório, da Executiva e do Congresso Estadual.
2. Neste conjunto de diretórios sob suspeita, há um grupo de 51 em que a votação atingiu a soma improvável de 70% ou mais do total de filiados aptos a votar, sendo em 7 deles o número de votantes foi de incríveis 100%, ou mais (veja tabela anexa). Se considerarmos ainda a quase inexistência de votos brancos e nulos, vamos chegar a outro número improvável – como é possível que entre milhares de votantes (7.173) haja praticamente 100% de acerto na votação? Ao número de votantes igual ou superior a 70% de filiados aptos para os encontros, e aos incríveis 100% de acerto na votação, somem-se os resultados obtidos por duas chapas – a do CNB e a Primeiramente Fora Temer -, que indicam um evidente beneficiamento de ambas. Entre os 3.857 votantes deste grupo, o CNB, chapa 480, obteve 1.596 votos, e a chapa 400 – Primeiramente Fora Temer – 988. Ou seja, as duas juntas perfizeram quase 70% dos votos – uma soma que não tem correspondência na maioria dos encontros realizados no Estado.
Esclarecemos que o que denominamos neste documento de votações atípicas leva em conta a discrepância entre o percentual de votos nestes diretórios – de 70% a 100%, e de 50% a 70% de votantes entre os filiados aptos – e a média de votação no Estado entre os filiados aptos, que é de apenas 14% ( de um total de 338 mil filiados aptos tivemos 46.157 votos válidos).
3. Não tivemos acesso às listas de presença dos respectivos diretórios, mas entendemos que os indícios aqui relacionados são suficientes para corroborar a tese de uma fraude generalizada neste conjunto de municípios. A prática política dos encontros do PT indica a improbabilidade de votações tão atípicas num grupo de municípios restrito a praticamente três macros – Bauru, Assis e Alta Paulista. Mecanismos conhecidos de fraude poderão ser constatados com a simples verificação das listas de presença. Entre estes mecanismos, podemos citar o conhecido expediente de um grupo de filiados votando no lugar de outros filiados – com falsificação de assinatura –, ou a circulação da lista de presença e da urna de casa em casa, o que é igualmente proibido pelo regimento do PT.
4. Destaque-se aqui que no conjunto de municípios onde apontamos as fortes suspeitas de fraudes, apresentaram-se curiosamente apenas chapas únicas aos diretórios municipais, eliminando a fiscalização natural de um grupo concorrente pelo outro. Isso, quando acontece, infelizmente, pode favorecer a ação de pessoas inescrupulosas na manipulação de resultados dada a fragilidade dos processos de controle de nossos encontros. No entanto, mesmo neste caso, houve regiões, como a de Ribeirão Preto, por exemplo, em que a existência de chapas únicas – também na maioria das cidades – não propiciou nenhuma fraude aparente.
5. Registre-se que setores das chapas beneficiadas fizeram uma esdrúxula parceria na Macrorregião de Bauru - o que incluiu a confecção de camisetas CNB/Avante –, contradizendo as fortes divergências que têm manifestado entre si nos debates do Congresso. Nesta macro, de um total de 42 municípios 19 apresentaram votações atípicas, sendo que em 17 deles as votações envolveram 70% ou mais dos filiados aptos a votar. Esta parceria, mais do que suspeita, se repetiu – embora sem a confecção das promíscuas camisetas – em outras duas Macrorregiões do Estado, com resultados indicativos de beneficiamento das duas chapas mencionadas. Na de Assis, com 39 diretórios municipais, e na Alta Paulista, com 29. Em Assis, 15 diretórios apresentaram votações atípicas em seus encontros, sendo 8 deles com votação acima de 70% dos filiados aptos. E na Alta Paulista, 19 diretórios também apresentaram votações atípicas, sendo 9 deles com votações acima de 70% dos filiados aptos.
6. As fraudes não se limitam a estas três regiões, mas podemos considerar que se concentram nelas, onde todos os exemplos nos levam a aumentar o grau de suspeição ( veja tabela anexa). Há quem diga que em pequenas cidades, é mais fácil registrar percentuais elevados de votantes entre os filiados aptos. Mas, a Macro de Bauru nos oferece casos de cidades de médio porte, onde a suspeita também encontra guarida. É o caso de Pederneiras, onde dos 381 filiados aptos votaram 330 – isto é, 86%. Ou o caso de Jaú, onde de um total de 878 filiados aptos, 432 votaram. Lembre-se que estamos falando de uma cidade, em que o prefeito eleito pelo PT em 2012 deixou o partido, e onde não elegemos nenhum vereador em 2016, mas ainda assim, no último dia 9, uma votação surpreendente atingiu cerca de 50% dos filiados aptos. Mais votantes compareceram em Jaú do que em Araraquara, por exemplo, a maior cidade governada pelo PT, com quatro vereadores, e com 1270 filiados aptos. Em Araraquara votaram 121 pessoas, perto de 10% do total de filiados aptos. Outro exemplo pode ilustrar estas discrepâncias. É o caso de São Bernardo do Campo, onde o numero de filiados aptos é de 7619, mas apenas 1262 votaram, apesar de haver uma disputa dura entre quatro chapas ao diretório municipal (em Jaú não houve nenhuma disputa; houve uma chapa única).
7.Araçatuba é uma cidade que tristemente repete o caso de Jaú. Nela também o partido vive uma crise profunda, com o afastamento, pela justiça, do prefeito do PT em 2015, o que foi seguido por uma acachapante derrota eleitoral em 2016. Apesar disso tudo, de um total de 716 filiados aptos, votaram 424, ou seja, cerca de 60%. As chapas que tiveram sucesso em Araçatuba são as mesmas de todos os exemplos que apresentamos aqui para comprovar as fraudes. A chapa 480, do CNB, teve 302 votos, e a Primeiramente Fora Temer, 105 votos. Juntas, elas registraram 96% dos votos.
8.O grupo dos diretórios onde a votação situou-se entre em torno de 50% e 70% dos filiados aptos totalizaram 3.960 votantes, distribuídos em 48 cidades (veja tabela anexa). Neste caso, duas chapas mencionadas no caso anterior também se destacaram na votação. A chapa 480, do CNB, registrou 2.673 votos, e a Primeiramente Fora Temer, 578. Somados, temos 82% do total! Também aqui os números contraditam a experiência política e o bom senso de quem acompanha os encontros do PT. Mais ainda porque estas cidades, a exemplo do grupo anterior, não estão espalhadas pelo Estado. A maioria delas se concentra nas macroregiões da Alta Paulista e de Assis.
9. Tendo em vista todos os fatos até aqui relatados, apresentamos as seguintes reivindicações que supomos sobejamente justificadas ao longo de nosso recurso:
A. Suspensão, até o julgamento deste recurso, da divulgação dos números oficiais dos encontros do Estado de São Paulo, para evitar consolidação de resultados com suspeita de vícios e irregularidades;
B.Fornecimento, à Chapa Optei por um partido organizado pela base, responsável pela interposição deste recurso, do conjunto de listas de presenças e das atas dos encontros realizados nas 99 cidades que mencionamos neste documento e que são objetivo de nossa suspeição;
C.Impugnação imediata dos 99 encontros com votações entre 50% e 100% de votantes entre os filiados aptos, que estão mencionados nas tabelas anexas;
D. Caso da COE decida denegar o item D) solicitamos a realização de uma auditoria com a máxima urgência nos encontros que colocamos sob suspeita neste recurso, para que as fraudes possam ser contatadas e as respectivas impugnações possam finalmente ocorrer Antes disso, pleiteamos a suspensão da divulgação dos resultados.
Aproveito para transmitir minhas saudações petistas,
José Américo Dias, deputado estadual,
membro do Diretório Nacional, pela
Chapa Optei Por Um Partido Organizado pela Base
Agora segue a lista de cidades onde teria ocorrido fraude.
LEVANTAMENTO DE URNAS PED ESTADUAL POR CIDADE E MACRO | MACRO REGIÃO | NUMERO DE APTOS | NUMEROS DE FILIADOS VOTANTES | A Esperança é Vermelha em SP | Construindo Um Novo Brasil SP | Mudar o PT Oposição Pra Valer | OPTEI por um Partido Organizado pela Base | Primeira mente Fora Temer | Renovar o PT para Transformar do Brasil | Unidade Pela Construção do PT | BRANCOS | NULOS | % de votantes |
PLATINA | ASSIS | 45 | 48 | 0 | 41 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 6 | 0 | 106,7% |
BENTO DE ABREU | ARAÇATUBA | 31 | 31 | 0 | 26 | 0 | 0 | 5 | 0 | 0 | 0 | 0 | 100,0% |
ARANDU | BAURU | 74 | 74 | 0 | 40 | 0 | 14 | 20 | 0 | 0 | 0 | 0 | 100,0% |
IACANGA | BAURU | 30 | 30 | 0 | 12 | 0 | 5 | 13 | 0 | 0 | 0 | 0 | 100,0% |
PRATÂNIA | OUTROS | 35 | 35 | 0 | 18 | 0 | 17 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 100,0% |
TAIAÇU | RIBEIRAO PRETO | 14 | 14 | 0 | 14 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 100,0% |
UCHOA | SAO JOSE DO RIO PRETO | 31 | 31 | 0 | 0 | 31 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 100,0% |
BROTAS | BAURU | 52 | 51 | 0 | 0 | 0 | 7 | 44 | 0 | 0 | 0 | 0 | 98,1% |
IRAPURU | ALTA PAULISTA | 38 | 37 | 0 | 29 | 0 | 4 | 4 | 0 | 0 | 0 | 0 | 97,4% |
IACRI | ALTA PAULISTA | 37 | 36 | 0 | 28 | 0 | 2 | 6 | 0 | 0 | 0 | 0 | 97,3% |
REGINÓPOLIS | BAURU | 47 | 45 | 0 | 25 | 0 | 0 | 20 | 0 | 0 | 0 | 0 | 95,7% |
GUARANTÃ | ARAÇATUBA | 43 | 41 | 0 | 31 | 0 | 0 | 10 | 0 | 0 | 0 | 0 | 95,3% |
BOCAINA | BAURU | 213 | 201 | 0 | 20 | 0 | 10 | 171 | 0 | 0 | 0 | 0 | 94,4% |
AREIÓPOLIS | BAURU | 48 | 45 | 0 | 8 | 0 | 7 | 29 | 0 | 0 | 0 | 0 | 93,8% |
PIRAJUÍ | BAURU | 102 | 95 | 0 | 0 | 0 | 20 | 0 | 75 | 0 | 0 | 0 | 93,1% |
SALMOURÃO | ALTA PAULISTA | 34 | 30 | 0 | 20 | 0 | 2 | 8 | 0 | 0 | 0 | 0 | 88,2% |
CABRÁLIA PAULISTA | BAURU | 76 | 67 | 0 | 47 | 0 | 0 | 20 | 0 | 0 | 0 | 0 | 88,2% |
HERCULÂNDIA | ALTA PAULISTA | 25 | 22 | 0 | 17 | 0 | 2 | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 88,0% |
MARIÁPOLIS | ALTA PAULISTA | 77 | 67 | 0 | 55 | 0 | 4 | 8 | 0 | 0 | 0 | 0 | 87,0% |
PEDERNEIRAS | BAURU | 381 | 330 | 0 | 170 | 70 | 0 | 90 | 0 | 0 | 0 | 0 | 86,6% |
DUARTINA | BAURU | 26 | 22 | 0 | 22 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 84,6% |
CERQUEIRA CÉSAR | BAURU | 160 | 135 | 0 | 0 | 0 | 135 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 84,4% |
TIMBURI | ASSIS | 25 | 21 | 0 | 16 | 0 | 0 | 5 | 0 | 0 | 0 | 0 | 84,0% |
SANTA MERCEDES | ALTA PAULISTA | 37 | 31 | 0 | 25 | 0 | 1 | 5 | 0 | 0 | 0 | 0 | 83,8% |
NOVA CAMPINA | ITAPEVA | 49 | 41 | 0 | 41 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 83,7% |
DOIS CÓRREGOS | BAURU | 111 | 91 | 0 | 60 | 0 | 0 | 31 | 0 | 0 | 0 | 0 | 82,0% |
AGUDOS | BAURU | 81 | 66 | 0 | 32 | 0 | 12 | 22 | 0 | 0 | 0 | 0 | 81,5% |
PEDRO DE TOLEDO | VALE DO RIBEIRA | 70 | 57 | 1 | 1 | 1 | 0 | 49 | 1 | 1 | 1 | 2 | 81,4% |
IGARAÇU DO TIETÊ | BAURU | 101 | 82 | 4 | 12 | 0 | 25 | 41 | 0 | 0 | 0 | 0 | 81,2% |
MIRANTE DO PARANAPANEMA | PRESIDENTE PRUDENTE | 78 | 63 | 0 | 4 | 0 | 59 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 80,8% |
MANDURI | ASSIS | 81 | 65 | 0 | 52 | 0 | 0 | 13 | 0 | 0 | 0 | 0 | 80,2% |
ÓLEO | ASSIS | 39 | 31 | 0 | 24 | 0 | 0 | 7 | 0 | 0 | 0 | 0 | 79,5% |
IBIRAREMA | ASSIS | 34 | 27 | 0 | 22 | 0 | 0 | 5 | 0 | 0 | 0 | 0 | 79,4% |
MACATUBA | BAURU | 92 | 73 | 0 | 35 | 0 | 10 | 28 | 0 | 0 | 0 | 0 | 79,3% |
NHANDEARA | NOROESTE PAULISTA | 29 | 23 | 0 | 7 | 16 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 79,3% |
SANTA ERNESTINA | RIBEIRAO PRETO | 142 | 112 | 0 | 67 | 0 | 0 | 45 | 0 | 0 | 0 | 0 | 78,9% |
GUARANI D OESTE | NOROESTE PAULISTA | 118 | 92 | 0 | 92 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 78,0% |
POMPÉIA | ASSIS | 49 | 38 | 0 | 38 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 77,6% |
TARABAÍ | PRESIDENTE PRUDENTE | 71 | 55 | 2 | 50 | 0 | 0 | 2 | 1 | 0 | 0 | 0 | 77,5% |
ITAPUÍ | BAURU | 83 | 63 | 0 | 39 | 0 | 0 | 23 | 0 | 0 | 0 | 1 | 75,9% |
DRACENA | ALTA PAULISTA | 110 | 83 | 0 | 46 | 0 | 1 | 36 | 0 | 0 | 0 | 0 | 75,5% |
SAGRES | ALTA PAULISTA | 28 | 21 | 0 | 15 | 0 | 2 | 4 | 0 | 0 | 0 | 0 | 75,0% |
SANDOVALINA | PRESIDENTE PRUDENTE | 87 | 65 | 64 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 74,7% |
VALPARAÍSO | ARAÇATUBA | 54 | 40 | 10 | 18 | 0 | 0 | 12 | 0 | 0 | 0 | 0 | 74,1% |
RIBEIRÃO BRANCO | ITAPEVA | 218 | 161 | 0 | 103 | 0 | 0 | 58 | 0 | 0 | 0 | 0 | 73,9% |
IPAUÇU | ASSIS | 113 | 83 | 0 | 66 | 0 | 0 | 16 | 0 | 0 | 1 | 0 | 73,5% |
PRESIDENTE ALVES | BAURU | 56 | 41 | 0 | 0 | 0 | 0 | 41 | 0 | 0 | 0 | 0 | 73,2% |
QUINTANA | ASSIS | 51 | 37 | 0 | 30 | 0 | 0 | 7 | 0 | 0 | 0 | 0 | 72,5% |
NOVA LUZITÂNIA | ARAÇATUBA | 76 | 55 | 0 | 55 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 72,4% |
QUEIROZ | ALTA PAULISTA | 115 | 81 | 0 | 0 | 0 | 0 | 81 | 0 | 0 | 0 | 0 | 70,4% |
VISTA ALEGRE DO ALTO | RIBEIRAO PRETO | 40 | 28 | 0 | 23 | 0 | 0 | 5 | 0 | 0 | 0 | 0 | 70,0% |
ADOLFO | SAO JOSE DO RIO PRETO | 92 | 63 | 0 | 0 | 63 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 68,5% |
LUCIANÓPOLIS | BAURU | 38 | 26 | 0 | 0 | 0 | 26 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 68,4% |
JALES | NOROESTE PAULISTA | 260 | 177 | 0 | 80 | 97 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 68,1% |
OSVALDO CRUZ | ALTA PAULISTA | 96 | 63 | 0 | 53 | 0 | 2 | 8 | 0 | 0 | 0 | 0 | 65,6% |
ASPÁSIA | NOROESTE PAULISTA | 93 | 60 | 0 | 40 | 20 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 64,5% |
TACIBA | PRESIDENTE PRUDENTE | 31 | 20 | 0 | 20 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 64,5% |
PALMITAL | ASSIS | 152 | 98 | 0 | 78 | 0 | 0 | 20 | 0 | 0 | 0 | 0 | 64,5% |
PAULICÉIA | ALTA PAULISTA | 145 | 93 | 0 | 83 | 1 | 4 | 5 | 0 | 0 | 0 | 0 | 64,1% |
RANCHARIA | PRESIDENTE PRUDENTE | 99 | 63 | 0 | 63 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 63,6% |
PRESIDENTE EPITÁCIO | PRESIDENTE PRUDENTE | 158 | 100 | 1 | 94 | 0 | 1 | 1 | 0 | 0 | 3 | 0 | 63,3% |
GUAPIAÇU | SAO JOSE DO RIO PRETO | 92 | 58 | 2 | 0 | 49 | 7 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 63,0% |
FLORA RICA | ALTA PAULISTA | 81 | 51 | 0 | 41 | 0 | 1 | 9 | 0 | 0 | 0 | 0 | 63,0% |
FLORÍNIA | ASSIS | 112 | 70 | 0 | 70 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 62,5% |
ELISIÁRIO | SAO JOSE DO RIO PRETO | 66 | 41 | 0 | 0 | 41 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 62,1% |
UBARANA | SAO JOSE DO RIO PRETO | 50 | 31 | 0 | 0 | 31 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 62,0% |
NEVES PAULISTA | SAO JOSE DO RIO PRETO | 63 | 39 | 0 | 4 | 35 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 61,9% |
PANORAMA | ALTA PAULISTA | 194 | 120 | 0 | 88 | 0 | 11 | 21 | 0 | 0 | 0 | 0 | 61,9% |
MARABÁ PAULISTA | PRESIDENTE PRUDENTE | 57 | 35 | 0 | 35 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 61,4% |
TUPI PAULISTA | ALTA PAULISTA | 137 | 84 | 0 | 60 | 0 | 4 | 20 | 0 | 0 | 0 | 0 | 61,3% |
BILAC | ARAÇATUBA | 102 | 62 | 0 | 57 | 0 | 0 | 5 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60,8% |
RINÓPOLIS | ALTA PAULISTA | 28 | 17 | 0 | 10 | 0 | 2 | 5 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60,7% |
PARAPUÃ | ALTA PAULISTA | 86 | 52 | 0 | 40 | 0 | 7 | 5 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60,5% |
PLANALTO | OUTROS | 35 | 21 | 0 | 0 | 21 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 60,0% |
ARCO ÍRIS | ALTA PAULISTA | 97 | 58 | 0 | 48 | 0 | 2 | 8 | 0 | 0 | 0 | 0 | 59,8% |
PARISI | NOROESTE PAULISTA | 32 | 19 | 0 | 19 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 59,4% |
ARAÇATUBA | ARAÇATUBA | 716 | 424 | 0 | 302 | 15 | 0 | 105 | 0 | 0 | 1 | 1 | 59,2% |
NIPOÃ | SAO JOSE DO RIO PRETO | 103 | 60 | 0 | 5 | 55 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 58,3% |
OURINHOS | ASSIS | 647 | 376 | 0 | 290 | 6 | 0 | 75 | 0 | 3 | 2 | 0 | 58,1% |
FLÓRIDA PAULISTA | ALTA PAULISTA | 68 | 39 | 0 | 30 | 0 | 3 | 6 | 0 | 0 | 0 | 0 | 57,4% |
INDIAPORÃ | NOROESTE PAULISTA | 51 | 29 | 0 | 4 | 24 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 56,9% |
LUTÉCIA | ASSIS | 39 | 22 | 0 | 20 | 0 | 0 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 56,4% |
SARUTAIA | OUTROS | 18 | 10 | 0 | 0 | 0 | 0 | 10 | 0 | 0 | 0 | 0 | 55,6% |
ADAMANTINA | ALTA PAULISTA | 145 | 80 | 0 | 61 | 0 | 4 | 15 | 55,2% | ||||
FERNANDÓPOLIS | NOROESTE PAULISTA | 198 | 107 | 0 | 101 | 6 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 54,0% |
IRAPUÃ | SAO JOSE DO RIO PRETO | 54 | 29 | 0 | 28 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 53,7% |
GUZOLÂNDIA | ARAÇATUBA | 28 | 15 | 0 | 2 | 1 | 0 | 12 | 0 | 0 | 0 | 0 | 53,6% |
ARIRANHA | SÃO JOSE DO RIO PRETO | 135 | 72 | 0 | 0 | 72 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 53,3% |
APARECIDA | VALE DO PARAIBA | 152 | 80 | 0 | 54 | 0 | 0 | 26 | 0 | 0 | 0 | 0 | 52,6% |
TAPIRATIBA | OUTROS | 37 | 19 | 0 | 16 | 0 | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 51,4% |
CANITAR | ASSIS | 152 | 78 | 0 | 59 | 1 | 0 | 15 | 3 | 0 | 0 | 0 | 51,3% |
ORIENTE | ASSIS | 121 | 62 | 0 | 60 | 0 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 51,2% |
PENÁPOLIS | ARAÇATUBA | 174 | 89 | 0 | 38 | 30 | 0 | 18 | 0 | 0 | 1 | 2 | 51,1% |
SÃO PEDRO DO TURVO | ASSIS | 45 | 23 | 0 | 23 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 51,1% |
BRAÚNA | ARAÇATUBA | 28 | 14 | 0 | 14 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 50,0% |
PIQUEROBI | PRESIDENTE PRUDENTE | 42 | 21 | 0 | 21 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 50,0% |
RIO GRANDE DA SERRA | ABCD | 654 | 326 | 0 | 271 | 0 | 0 | 35 | 0 | 15 | 2 | 3 | 49,8% |
JAÚ | BAURU | 878 | 432 | 0 | 259 | 0 | 22 | 151 | 0 | 0 | 0 | 0 | 49,2% |
ALFREDO MARCONDES | PRESIDENTE PRUDENTE | 67 | 32 | 0 | 32 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 47,8% |
84 | 4269 | 687 | 440 | 1566 | 81 | 19 | 17 | 9 | |||||
1% | 59% | 9% | 6% | 22% | 1% | 0% | 0% | 0% |
Os fatos e suspeitas acima mencionados não são diferentes dos que parecem ter ocorrido no estado de Minas Gerais, descritos em http://valterpomar.blogspot.com.br/2017/04/fraude-sistemica-planejada-e-em-escala.html
No caso de Minas Gerais, é importante ler o recurso abaixo transcrito, assinado por diversas tendências e parlamentares, entre os quais Rogério Correa.
Belo Horizonte, 14 de abril de 2017
À Comissão Nacional de Organização Eleitoral do
Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais
À Comissão Estadual de Organização Eleitoral do
Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais
Considerando
a realização do 6 º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores nos dias,
01, 02 e 03 de junho de 2017.
Considerando
a realização do Processo de Eleições Diretas – PED no dia 09 de abril de 2017
em todas as instâncias municipais do Brasil.
Considerando
o prazo limite do dia 14 de abril, para apresentação de recursos às Comissão
Estadual de Organização Eleitoral.
Considerando
que foram registrados inicialmente 823 municípios para realização do PED.
Considerando
que foram acatados intempestivamente 424 municípios que só realizariam votação
para as chapas estaduais de delegados, sem votação para chapas municipais.
Considerando
que, dos 424 municípios citados acima, foram excluídos 89 que a COE MG
reconheceu ter havido irregularidades, permanecendo 335 municípios na mesma
condição.
Considerando
que, desses 335 municípios, 239 participaram, totalizando 21770 filiados aptos
a votar e que foram contabilizados 13796 votos, num percentual de 63% de
participantes.
Conforme tabela abaixo.
Votos
|
% em
relação ao número de aptos
|
% em
relação ao número de votantes
|
|
Chapa
400
|
12867
|
59,1
%
|
93.26%
|
Chapa
410
|
104
|
0,47
%
|
0.75%
|
Chapa
420
|
94
|
0,43
%
|
0.68%
|
Chapa
430
|
731
|
3,35
%
|
5.29
|
Total
|
13796
|
63 %
|
99.9%
|
Conforme revelam os números pesa a situação:
1) dos 424 municípios registrados para realizar a
votação apenas nas chapas estaduais, das quais não foram apresentados os
protocolos de inscrição, nem os responsáveis pelas inscrições - já solicitado
anteriormente em outro recurso da chapa Muda Pra Valer - 89 foram retirados
pela COE MG entendendo que não foram “encontrados” nenhum dirigente partidário
que assumisse a organização da votação, ou seja, alguém inscreveu clandestinamente
estes municípios.
Apenas
estes municípios tiveram índice de participação de 63%, sendo destes 93% dos
votos dados a apenas uma chapa.
Seguem
exemplos dos municípios que realizaram apenas a votação estadual:
MUNICÍPIO DE FILIAÇÃO
|
FILIADOS 09ABR2016 FIN
|
DEFENDER E RECONSTRUIR O PARTIDO
|
DEMOCRACIA E UNIDADE POPULAR
|
FRENTE PETISTA MINAS CONTRA O GOLPE
|
MUDA PRA VALER
|
BRANCO
|
NULO
|
BRASÍLIA DE MINAS
|
596
|
0
|
0
|
569
|
0
|
0
|
0
|
BOA ESPERANÇA
|
340
|
3
|
5
|
311
|
9
|
0
|
0
|
LUMINÁRIAS
|
260
|
5
|
0
|
247
|
0
|
0
|
0
|
SÃO ROMÃO
|
308
|
0
|
0
|
204
|
16
|
2
|
0
|
ELÓI MENDES
|
196
|
1
|
1
|
187
|
0
|
0
|
0
|
SÃO JOSÉ DA VARGINHA
|
241
|
0
|
0
|
185
|
0
|
1
|
1
|
SALINAS
|
340
|
1
|
0
|
177
|
7
|
1
|
0
|
PAULA CÂNDIDO
|
192
|
0
|
0
|
175
|
6
|
0
|
0
|
SÃO JOÃO DA PONTE
|
287
|
3
|
3
|
170
|
2
|
0
|
0
|
ANDRADAS
|
187
|
0
|
0
|
162
|
8
|
0
|
0
|
IBIAÍ
|
162
|
0
|
0
|
158
|
0
|
0
|
0
|
SÃO JOÃO EVANGELISTA
|
253
|
4
|
6
|
147
|
8
|
0
|
0
|
SANTA BÁRBARA DO
LESTE
|
248
|
6
|
4
|
146
|
2
|
3
|
4
|
PERDÕES
|
152
|
5
|
4
|
140
|
0
|
0
|
0
|
ITUTINGA
|
194
|
0
|
0
|
132
|
0
|
0
|
2
|
CRISTINA
|
133
|
0
|
0
|
124
|
0
|
0
|
0
|
BOM DESPACHO
|
170
|
0
|
0
|
123
|
1
|
3
|
3
|
CONCEIÇÃO DO PARÁ
|
148
|
2
|
0
|
123
|
1
|
0
|
0
|
BIQUINHAS
|
141
|
2
|
1
|
121
|
2
|
0
|
0
|
COUTO DE MAGALHÃES DE
MINAS
|
143
|
2
|
3
|
121
|
3
|
0
|
0
|
4691
|
3722
|
Com certeza estas urnas não resistem a uma simples
análise, quanto mais a uma auditoria.
Como se depreende do quadro acima, a título de
exemplo, somando 20 municípios com votação apenas nas chapas estaduais, a chapa
400 teve 79,34% dos votos aptos! O caso de Brasília de Minas merece destaque:
com índice de participação de 95,46% dos aptos e 100% dos votos em apenas uma
chapa. Completamente diferente das médias de participação em outros Estados e
se comparado com a média da votação nos municípios que fizeram PED, elegendo
sua direção municipal e votando nas chapas estaduais, conforme veremos adiante.
Considerando
que foram registrados 363 municípios para realizarem o PED municipal, renovando
suas direções municipais e votando nas chapas estaduais.
Considerando
que destes municípios, totalizavam 113.903 filiados aptos a votar. Tendo
participado do PED 29360 filiados, com média de participação de 25.77%.
Não
obstante os número apresentados, podemos inferir que onde foram realizados o
PED, a participação é de 25.77% e onde foram realizadas apenas as votação em
chapas estaduais, este número sobe para exorbitantes 63% de participação. Não
seriam exatamente nos municípios onde não teve PED municipal, que o Partido encontra
sérias dificuldades de organização? Como eles apresentam número de participação
maior que o dobro de onde o Partido está organizado e fez o PED municipal?
Considerando
que a média de participação dos filiados na votação do PED municipal é de cerca
de 25.77 %, chamamos atenção para uma lista de cidades que extrapola a média e é
ilustrada com casos atípicos de votação. Tais como:
MUNICÍPIO DE FILIAÇÃO
|
ZONAL
|
FILIADOS 09ABR2016 FIN
|
DEFENDER E RECONSTRUIR O PARTIDO
|
DEMOCRACIA E UNIDADE POPULAR
|
FRENTE PETISTA MINAS CONTRA O GOLPE
|
MUDA PRA VALER
|
BRANCO
|
NULO
|
MANGA
|
566
|
0
|
0
|
493
|
0
|
0
|
0
|
|
DIAMANTINA
|
581
|
0
|
0
|
343
|
0
|
0
|
0
|
|
MORADA NOVA DE MINAS
|
521
|
0
|
1
|
278
|
12
|
2
|
5
|
|
TRÊS PONTAS
|
268
|
2
|
0
|
245
|
0
|
0
|
0
|
|
PRADOS
|
313
|
2
|
1
|
230
|
0
|
6
|
5
|
|
POÇO FUNDO
|
275
|
1
|
6
|
225
|
0
|
0
|
0
|
|
OURO FINO
|
216
|
0
|
0
|
210
|
0
|
0
|
0
|
|
CAMPO BELO
|
298
|
0
|
0
|
197
|
0
|
0
|
0
|
|
ABAETÉ
|
236
|
12
|
3
|
192
|
9
|
0
|
0
|
|
SÃO SEBASTIÃO DA BELA
VISTA
|
260
|
0
|
0
|
189
|
0
|
0
|
0
|
|
VIEIRAS
|
245
|
2
|
1
|
189
|
2
|
5
|
6
|
|
NOVA SERRANA
|
304
|
3
|
4
|
185
|
2
|
1
|
3
|
|
ANGELÂNDIA
|
229
|
1
|
2
|
183
|
1
|
2
|
8
|
|
PARAISÓPOLIS
|
191
|
0
|
0
|
183
|
0
|
0
|
0
|
|
RESENDE COSTA
|
250
|
1
|
0
|
179
|
0
|
0
|
0
|
|
MIRADOURO
|
269
|
0
|
0
|
165
|
2
|
2
|
6
|
|
CÁSSIA
|
246
|
2
|
0
|
164
|
17
|
8
|
2
|
|
LONTRA
|
224
|
0
|
2
|
155
|
5
|
0
|
0
|
|
SÃO THOMÉ DAS LETRAS
|
168
|
2
|
1
|
154
|
0
|
0
|
0
|
|
GUAPÉ
|
183
|
0
|
0
|
153
|
0
|
0
|
7
|
|
NAQUE
|
266
|
0
|
0
|
141
|
1
|
0
|
0
|
|
SÃO JOSÉ DO JACURI
|
146
|
0
|
0
|
138
|
0
|
6
|
2
|
|
CAMBUQUIRA
|
138
|
0
|
0
|
135
|
3
|
0
|
0
|
|
INCONFIDENTES
|
146
|
0
|
0
|
130
|
0
|
0
|
0
|
|
NEPOMUCENO
|
126
|
0
|
0
|
121
|
0
|
0
|
0
|
|
RITÁPOLIS
|
181
|
0
|
0
|
119
|
0
|
5
|
1
|
|
BELA VISTA DE MINAS
|
134
|
1
|
2
|
118
|
0
|
0
|
0
|
|
MINDURI
|
128
|
2
|
0
|
118
|
0
|
0
|
1
|
|
ÁGUA BOA
|
121
|
0
|
1
|
105
|
0
|
3
|
2
|
|
CAREAÇU
|
121
|
0
|
0
|
101
|
0
|
0
|
0
|
|
CORDISBURGO
|
124
|
0
|
0
|
101
|
0
|
0
|
0
|
|
TOCANTINS
|
170
|
0
|
0
|
101
|
11
|
1
|
1
|
|
GUANHÃES
|
99
|
0
|
0
|
99
|
0
|
0
|
0
|
|
CAMANDUCAIA
|
118
|
0
|
0
|
98
|
0
|
0
|
0
|
|
PRESIDENTE OLEGÁRIO
|
141
|
0
|
0
|
93
|
0
|
0
|
0
|
|
RIBEIRÃO VERMELHO
|
158
|
0
|
0
|
91
|
0
|
0
|
0
|
|
SAPUCAÍ MIRIM
|
95
|
0
|
0
|
91
|
0
|
0
|
0
|
|
IPUIÚNA
|
91
|
0
|
0
|
88
|
0
|
0
|
0
|
|
SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA
|
104
|
0
|
0
|
88
|
0
|
1
|
0
|
|
SANTA CRUZ DE MINAS
|
112
|
0
|
0
|
87
|
0
|
0
|
0
|
|
BRÁS PIRES
|
84
|
0
|
0
|
77
|
0
|
0
|
2
|
|
CONCEIÇÃO DE IPANEMA
|
108
|
0
|
0
|
75
|
0
|
0
|
0
|
|
MONTE AZUL
|
103
|
0
|
0
|
75
|
0
|
0
|
0
|
|
DOM VIÇOSO
|
72
|
0
|
0
|
67
|
0
|
0
|
0
|
|
DORES DO TURVO
|
89
|
0
|
0
|
67
|
8
|
1
|
2
|
|
OLÍMPIO NORONHA
|
63
|
0
|
0
|
62
|
0
|
0
|
0
|
|
CONCEIÇÃO DA BARRA DE
MINAS
|
87
|
0
|
0
|
61
|
0
|
0
|
0
|
|
BOM REPOUSO
|
67
|
0
|
0
|
60
|
0
|
0
|
0
|
|
GUARANI
|
80
|
0
|
0
|
57
|
0
|
0
|
0
|
|
JABOTICATUBAS
|
57
|
0
|
0
|
55
|
0
|
0
|
0
|
|
JUVENÍLIA
|
68
|
0
|
0
|
51
|
0
|
0
|
0
|
|
ITAMOGI
|
64
|
0
|
0
|
49
|
2
|
0
|
0
|
|
DORES DE CAMPOS
|
75
|
0
|
0
|
48
|
0
|
0
|
0
|
|
ARCEBURGO
|
55
|
0
|
0
|
47
|
0
|
0
|
0
|
|
CAMACHO
|
72
|
0
|
0
|
45
|
0
|
0
|
0
|
|
SÃO JOÃO DO PACUÍ
|
58
|
0
|
0
|
45
|
0
|
0
|
0
|
|
JOSENÓPOLIS
|
51
|
0
|
0
|
43
|
0
|
0
|
0
|
|
SARDOÁ
|
55
|
0
|
0
|
43
|
0
|
0
|
0
|
|
URUANA DE MINAS
|
69
|
0
|
0
|
43
|
8
|
2
|
0
|
|
IMBÉ DE MINAS
|
81
|
0
|
0
|
42
|
0
|
0
|
0
|
|
CÓRREGO DANTA
|
52
|
0
|
2
|
41
|
0
|
0
|
0
|
|
ICARAÍ DE MINAS
|
59
|
0
|
0
|
41
|
0
|
0
|
0
|
|
MADRE DE DEUS DE
MINAS
|
49
|
0
|
0
|
41
|
0
|
0
|
0
|
|
SANTA BÁRBARA DO
MONTE VERDE
|
47
|
0
|
0
|
41
|
0
|
0
|
0
|
|
SÃO DOMINGOS DAS DORES
|
71
|
0
|
0
|
41
|
0
|
0
|
0
|
|
CAMPO FLORIDO
|
70
|
1
|
0
|
40
|
0
|
0
|
2
|
|
CLARAVAL
|
44
|
0
|
0
|
39
|
0
|
0
|
0
|
|
IGARAPÉ
|
65
|
0
|
3
|
39
|
0
|
0
|
0
|
|
ROCHEDO DE MINAS
|
54
|
0
|
0
|
39
|
0
|
0
|
0
|
|
CARANAÍBA
|
44
|
0
|
0
|
38
|
1
|
0
|
0
|
|
REDUTO
|
50
|
1
|
0
|
37
|
0
|
0
|
0
|
|
CONCEIÇÃO DAS PEDRAS
|
40
|
0
|
0
|
36
|
0
|
0
|
0
|
|
DIOGO DE VASCONCELOS
|
42
|
2
|
0
|
35
|
1
|
0
|
0
|
|
LIMEIRA DO OESTE
|
42
|
0
|
0
|
35
|
0
|
0
|
0
|
|
MATIAS CARDOSO
|
37
|
0
|
0
|
35
|
0
|
0
|
0
|
|
FREI LAGONEGRO
|
54
|
0
|
0
|
34
|
0
|
0
|
0
|
|
GLAUCILÂNDIA
|
38
|
0
|
0
|
33
|
0
|
0
|
0
|
|
MIRAVÂNIA
|
44
|
0
|
0
|
33
|
0
|
0
|
0
|
|
NOVA PORTEIRINHA
|
40
|
0
|
0
|
33
|
0
|
0
|
0
|
|
SÃO JOAQUIM DE BICAS
|
38
|
0
|
0
|
33
|
0
|
0
|
1
|
|
ALTO RIO DOCE
|
38
|
0
|
0
|
32
|
1
|
0
|
0
|
|
BRASILÂNDIA DE MINAS
|
56
|
0
|
0
|
32
|
0
|
0
|
0
|
|
CONCEIÇÃO DO MATO
DENTRO
|
37
|
0
|
0
|
32
|
0
|
0
|
0
|
|
SÃO GERALDO DA
PIEDADE
|
45
|
0
|
0
|
31
|
0
|
0
|
0
|
|
ORATÓRIOS
|
30
|
0
|
0
|
29
|
0
|
0
|
0
|
|
PIRACEMA
|
35
|
0
|
0
|
29
|
0
|
0
|
0
|
|
SANTA RITA DO SAPUCAÍ
|
34
|
0
|
0
|
29
|
0
|
0
|
0
|
|
SÃO GONÇALO DO RIO
PRETO
|
8
|
0
|
0
|
22
|
0
|
0
|
0
|
|
AREADO
|
35
|
0
|
0
|
28
|
0
|
0
|
0
|
|
11318
|
35
|
29
|
8595
|
86
|
45
|
56
|
Nestas cidades não houve fiscalização.
Analisando
a tabela acima com votações acima da média, temos os seguintes dados: num
universo de 89 cidades, tem-se o número de aptos a votar de 11.318, sendo 8745
o número de filiados votantes com percentual de 77.25%. Do número total de
votos aptos, a chapa 400 teve 75.94% dos votos. E dentre o universo de pessoas
que foram votar, 98,28% votaram na chapa 400. Estes dados revelam participação
muito acima da média, seja pelo comparecimento do filiado votar e também do
voto dado a apenas uma chapa.
Considerando
o alto percentual, ainda temos situações completamente estranhas. Quais sejam:
Em São Gonçalo do Rio Preto estavam aptos 8 filiados, mas a votação na chapa
400 foi de 22 votos!
Em Miradouro, compareceram às urnas 75 votantes,
mas foi lançado 175 votantes, sendo destes 165 votos na chapa 400! Em Barroso
da mesma forma: a direção municipal registrou a participação de 12 filiados,
com 7 votos na chapa 430 e 5 votos na chapa 400. No entanto o resultado lançado
foi de 113 votos na chapa 400!
Em Uruana de Minas, foi falsificada a assinatura de
uma dirigente partidária no intuito de aprovar os votos dados naquele
município. Foram contabilizados 62% dos votos dados à chapa 400. E pior, o
número de filiados aptos em listagem previamente enviada pelo PT era de pouco
mais de 30 membros, sendo a referida ata em comento, registrando 69 aptos!
No município de Guanhães chegamos a 100% de
participação! Haviam 99 aptos e 99 votos dados à chapa 400. E assim segue por
Olímpio Noronha com 63 aptos e 62 votos na chapa 400. Ou em Jaboticatubas com
57 aptos e 55 votantes na chapa 400.
Importante ressaltar que foi solicitado a COE MG
reiteradas vezes a lista com os responsáveis pela marcação dos locais de votação nas
cidades onde não se realizaria o PED Municipal (recurso também enviado à nacional). Esta informação foi negada, ferindo a
democracia interna partidária e
comprovando as irregularidades em Minas. O próprio Coordenador da COE no estado
disse em reunião ordinária que pediu para indicar locais de votação em dezenas
de cidades. Assim, reiteramos neste recurso a nulidade das cidades em questão e
a lista de presença de todos os municípios
onde ocorreu o PED no estado de Minas Gerais (também já solicitado à COE Estadual com cópia para a nacional).
Portanto, em consideração a todos os elementos
colocados, com farta documentação e ilustração acima, a chapa Muda Pra Valer
vem, por meio deste, pedir a anulação das votações dadas às chapas estaduais nas
cidades que mencionamos haver irregularidades, bem como nas 89 cidades que
listamos com participações muito superior ao observado em outras cidades e
outros estados.
Solicitamos
também a anulação das votações dadas em todas as cidades que fizeram a votação
apenas nas chapas estaduais, por entender que foram acatados seus registros de
forma intempestiva e com altíssimo grau de participação.
Em
respeito à militância e considerando o momento difícil que vive nosso partido,
o processo do PED em Minas coloca sob suspeita 22.541 mil votos que, dados
desta maneira, invertem completamente não só o resultado do PED, mas a
representação real do Partido em Minas e no Brasil. As irregularidades ou
fraudes podem representar 52% dos votos de Minas e altera sobremaneira o quadro
nacional. Para que o 6º Congresso do PT não seja colocado em cheque, conclamamos
que a direção estadual ou nacional do Partido considere este recurso e corrija
a tempo as irregularidades e fraudes expostas.
Subscrevem: Chapa Muda Pra Valer
Deputada
Federal Margarida Salomão
|
Deputado
Federal Padre João
|
Deputado
Estadual Jean Freire
|
Deputada
Estadual Marília Campos
|
Deputado
Estadual Rogério Correia
|
Vereador
de Belo Horizonte Arnaldo Godoy
|
Articulação
de Esquerda
|
Democracia
Socialista
|
Esquerda
Popular Socialista
|
Militância
Socialista
|
Tais fraudes ajudam a responder um "mistério político-matemático" bastante intrigante: como se explica que a tendência petista Articulação de Esquerda (AE) tenha ampliado sua participação relativa na votação, mas ao mesmo tempo esteja ameaçada de perder seu espaço na comissão executiva nacional do Partido.
Claro que deve ser considerada a "distritalização" deste PED. Ao contrário de todos os PEDs realizados desde 2001 até 2013, este ano não houve chapas nacionais. Assim, naqueles estados onde a AE não apresentou chapa, seus apoiadores não tiveram como votar na AE e seus votos foram "perdidos". E naqueles estados onde a AE apresentou ou fez parte de chapa, mas estas chapas não totalizaram votos suficientes para eleger um delegado nacional, os votos também foram "perdidos". Mas ao que tudo indica, estas perdas não seriam suficientes para explicar o risco que a AE corre, de não eleger representante na CEN.
Talvez a explicação esteja nos recursos trascritos acima. Ao que tudo indica, não é só na economia nem na macropolítica que estamos voltando aos anos 1920.
Fica cada vez mais claro o preço enorme que pagamos ao adiar a realização do congresso partidário e ao manter o PED. A crise internacional e nacional se torna cada vez mais profunda. Enquanto isto, somos obrigados a -- dentro de nosso próprio partido -- gastar tempo precioso contra métodos típicos do coronelismo.
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