domingo, 18 de setembro de 2011

Entrevista para Caros Amigos sobre corrupção

Segue uma entrevista concedida hoje, via correio eletrônico, para a jornalista Lúcia Rodrigues, da revista Caros Amigos.



Qual deve ser a postura da esquerda em relação aos casos de corrupção no sistema capitalista?
Denunciar, combater os efeitos e eliminar as causas. Para o quê se faz necessário entender as raízes da corrupção. 

A luta contra a corrupção deve ser uma bandeira da esquerda? Por quê?
Sim. Corromper é apropriar-se de algo que não é seu e utilizar para uma finalidade inadequada. No caso, apropriar-se de recursos públicos para finalidades privadas. Ora, a esquerda quer exatamente o contrário: que os recursos públicos, produto do trabalho geral da sociedade, beneficiem a sociedade como um todo, a partir de critérios definidos pela sociedade. Portanto, a esquerda é a maior interessada em acabar com a corrupção.

Por que os setores de direita se apropriaram da bandeira anti-corrupção?
Eu acho mais exato dizer que eles buscam se apropriar. E o fazem pelos mesmos motivos e caminhos pelos quais eles buscam se apropriar da bandeira democrática, ao mesmo tempo que acusam a esquerda de ser "totalitária". E também buscam se apropriar da bandeira da soberania nacional, contra a esquerda que eles acusam de ser "alienígena". Há nesta atitude da direita uma mistura de oportunismo, demagogia e hipocrisia. E também de esperteza, pois eles se aproveitam muito bem dos erros cometidos por alguns de nós.

Não são justamente as posições de direita que favorecem a corrupção?
Eu acho mais exato dizer que o capitalismo cria um ambiente favorável a corrupção, pois ele é estruturalmente baseado na apropriação privada das riquezas produzidas coletivamente. Que isto seja feito com base na lei ou que seja feito fora da lei, é do ponto de vista estrutural, macroeconômico, um detalhe. Evidentemente, do ponto de vista político não é um detalhe. No fundo, o combate contra a corrupção faz parte do combate geral que travamos, para garantir que a sociedade se aproprie do que ela própria gera com o fruto do trabalho coletivo. Veja o exemplo da taxa de juros oficial, as pressões feitas por "especialistas", os argumentos esotéricos utilizados para justificar um percentual x ou y. Tudo parece normal, dentro da lei e até científico; mas se investigarmos um pouco, veremos que há um lobby corruptor extremamente violento.

O que é necessário fazer para se combater a corrupção na sociedade brasileira?
No longuíssimo prazo, torná-la anacrônica. Numa sociedade rica & igualitária, a corrupção é um non sense. No curto prazo, eliminar uma das principais fontes primárias da corrupção, a saber, o financiamento privado das campanhas eleitorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário