quinta-feira, 11 de abril de 2024

Aventuras do PT na China (parte 2)

 (parte 2 de Aventuras do PT na China)




Uma das atividades da delegação do PT na China foi visitar um serviço 
público chamado de 12345.

Trata-se da versão século XXI de um serviço de utilidade pública que 
remonta a 1987.

O nome 12345 deve-se ao fato de que o som destes cinco números, em 
chinês, lembra o som da frase "qualquer problema procure o governo".

Em resumo: os cidadãos de Pequim (mas também de outras grandes cidades 
chinesas) podem ligar para o número de telefone 12345 e fazer 
reclamações ou pedir providências acerca de, em tese, qualquer coisa.

Existe também a alternativa de comunicar-se por email ou pelo WeChat (o 
zap chinês).

Um detalhe importante: os atendentes são humanos.

Uma vez recebida a mensagem, os atendentes contatam o serviço capaz de 
responder e/ou resolver o que foi reclamado.

O serviço tem quatro finalidades:

1/atender as reclamações dos 22 milhões de habitantes de Pequim;

2/ser a ponte entre o povo, o governo e o partido;

3/funcionar como um barômetro da cidade;

4/alimentar um banco de dados.

Em 2023 o serviço atendeu cerca de 22 milhões de chamados, ou seja, é 
como se toda a população de Pequim tivesse ligado 12345 uma vez.

Existem 1700 funcionários trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por 
semana.

As reclamações cobrem 18 mil assuntos, agrupados em 50 categorias.

A meta do serviço é buscar resolver imediatamente cada assunto.

E, depois, entrar em contato para saber o nível de satisfação da pessoa 
com o atendimento recebido.

A solução do problema pode envolver tanto entes públicos (como a 
polícia, o corpo de bombeiros, o sistema de saúde etc.) quanto empresas 
privadas.

Tudo o que o serviço faz (do recebimento da reclamação a satisfação ou 
não de quem ligou) é sistematizado e apresentado numa tela de 
computador, através da qual podemos saber a cada instante quantas e que 
tipo de pessoas entraram em contato com o serviço, quais os problemas 
indicados, qual o encaminhamento dado, qual o tempo de solução, qual o 
grau de satisfação dos usuários.

Como disse uma integrante da delegação brasileira, trata-se ao mesmo 
tempo de um serviço público e, também, de uma pesquisa on-line.

Importante dizer que o seviço é apresentado como a materialização da 
orientação de "servir o povo", adotada como lema pelo Partido Comunista 
da China.

Na parte 3 deste texto, seguiremos fazendo o relato da viagem.

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