segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Maia, Temer e o PT: como fica a “união da democracia com a liberdade”?

Recomendo a leitura do manifesto assinado por 11 partidos, consolidando o “bloco do Maia”, segundo a honesta definição do deputado Guimarães (PT-CE).

Lá está dito ser “inegável a projeção que a Câmara dos Deputados ganhou nos últimos dois anos”. 

Por qual motivo? 

Segundo o manifesto, a razão principal disso é que a Câmara teria se tornado a “fortaleza da liberdade: exemplo de respeito e empatia com milhões de cidadãos brasileiros”.

Que Maia pense isto, eu entendo. Afinal, para quem é do DEM e veio do PFL, os termos “liberdade” e “democracia” brotam de Adam Smith e de Milton Friedman.

Mas que o PT dê seu/nosso aval para esta mentira, é um desrespeito com a memória da própria bancada petista, que tantas batalhas travou e tantas perdeu diante da aliança entre Maia, o Centrão e Bolsonaro.

Segundo o manifesto, enquanto “alguns buscam corroer e fechar nossas instituições, nós aqui lutamos para valorizá-las. Enquanto  uns cultivam o sonho torpe do autoritarismo, nós fazemos a vigília da liberdade”.

Estas linhas são de uma hipocrisia, de um cinismo sem igual. 

Dos 11 partidos signatários, vários que articularam o golpe contra Dilma, aplaudiram a prisão de Lula, apoiaram Bolsonaro no segundo turno. 

Se realmente acreditasse em uma palavra disto, o senhor Rodrigo Maia teria dado andamento a pelo menos um dos pedidos de impeachment contra Bolsonaro.

O manifesto admite que seus signatários tem muitas diferenças entre si. 

Mas pelo visto essas diferenças não incluem a avaliação acima expressa, que é um engodo, uma mistificação, uma embromação, um passar de pano no golpismo & lavajatismo do DEM e companhia limitada.

Ainda segundo o manifesto do bloco do Maia, a eleição é uma disputa entre “ser livre ou ser subserviente; ser fiel à democracia ou ser aliado do autoritarismo; ser parceiro da ciência ou ser conivente com o negacionismo; ser fiel aos fatos ou ser devoto de fake news”.

Pergunto: quantos parlamentares atuais e quantas candidaturas em 2020 do DEM, do PSL, do MDB e do PSDB são merecedores deste tipo de elogio? 

Pergunto ainda: a bancada do PT, que assinou este documento, realmente acredita nisto? 

E se não acredita, porque aceita por sua/nossa assinatura num documento cheio de mentiras?

O manifesto dos 11 partidos termina citando o nojo de Ulysses Guimarães contra as ditaduras e proclamando a “União da Democracia com a Liberdade”. 

O militante petista que lesse isto e tivesse a oportunidade de ouvir o que foi dito nas reuniões da direção do PT e nas reuniões da bancada, ficaria provavelmente sem entender nada. 

Pois nessas reuniões, acho que foi unânime a opinião de que ambos os lados em disputa (Maia e Bolsonaro) são de direita na política e liberais na economia. E se é assim, por qual motivo assinar um manifesto cheio de mentiras elogiosas?

Se o objetivo real é derrotar Bolsonaro, nenhuma dessas mentiras é necessária. 

Aliás, para os que gostam de lembrar o que dizia Churchill sobre alianças com inimigos, cito a tradução livre: “Se Hitler invadisse o Inferno, eu faria uma referência favorável ao diabo na Câmara dos Comuns”. 

Não sei qual referência favorável Churchill inventaria, mas notem que ele chamou o diabo de diabo. Não chamou o diabo de santo. O que a bancada do PT fez, ao assinar um manifesto que apresenta golpistas, lavajatistas e neoliberais como partidos e parlamentares comprometidos com “defender e aprofundar a nossa democracia, preservando nosso compromisso com o desenvolvimento do país”.

Mas como não há maquiagem que resolva certas coisas, a visita de Maia a Temer deixou as coisas claras. O bloco de Maia é um bloco com golpistas, tal e qual apoiar Anastasia no Senado.

Se não quiser uma derrota com desonra, o PT precisa lançar imediatamente uma candidatura para valer à presidência da Câmara.


 

 

 

 

 

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Num acho que será o fim do PT. Parlamento é paralmento. Massa revolucionária, é massa revolucionária. A aliança da esquerda nesse atual momento conjuntural que se nos apresenta ali no parlamento, vem carregada de simbolismo que podem se transformar em trincheiras e chamamento de muitos soldados para as batalhas que se nos avizinham. Sem ilusões. Mas, num tenho plena convicção de que esse caminho adotado pelas esquerdas, é o mais acertado. Mas uma candidatura para uma mesa diretora num parlamento cujas forças politicas, em sua maioria estão dadas, num abre brexas para o protagonismo de que vamos precisar jájá. A menos que, a mssa revolucionária (inda existe?) se levante.

      Excluir
    2. Estou procurando um novo partido de ESQUERDA!!!

      Excluir
  2. Lançar candidatura para perder e não ter a chance de influências nos rumos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E com golpista estamos ganhando o que Ricardo, a pecha de ser novamente conciliadores com inimigos de trabalhadores

      Excluir
    2. E com golpista estamos ganhando o que Ricardo, a pecha de ser novamente conciliadores com inimigos de trabalhadores

      Excluir
    3. Com as forças politicas reais no parlamento atual, a situação encaixa-se no se correr o bicho pega, e se ficar o bicho come. Qual saida poderia ser apontada pelas esquerdas (juntas) numa eleição de uma mesa diretora que traria só resultados positivos? Parlamento é paralmento. Massa revolucionária, é massa revolucionária. A aliança da esquerda nesse atual momento conjuntural que se nos apresenta ali no parlamento, vem carregada de simbolismo que podem se transformar em trincheiras e chamamento de muitos soldados para as batalhas que se nos avizinham. Sem ilusões, num tenho plena convicção de que esse caminho adotado pelas esquerdas, é o mais acertado. Mas uma candidatura para uma mesa diretora num parlamento cujas forças politicas, em sua maioria estão dadas, num abre brexas para o protagonismo de que vamos precisar jájá. A menos que, a massa revolucionária (inda existe?) se levante.

      Excluir
  3. Concordo com você. O PT precisa lançar um candidato próprio da esquerda, mesmo que venha a perder. Mas, precisa demarcar terreno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Num vejo assim. Com as forças politicas reais no parlamento atual, a situação encaixa-se no se correr o bicho pega, e se ficar o bicho come. Qual saida poderia ser apontada pelas esquerdas (juntas) numa eleição de uma mesa diretora que traria só resultados positivos? Parlamento é paralmento. Massa revolucionária, é massa revolucionária. A aliança da esquerda nesse atual momento conjuntural que se nos apresenta ali no parlamento, vem carregada de simbolismo que podem se transformar em trincheiras e chamamento de muitos soldados para as batalhas que se nos avizinham. Sem ilusões, num tenho plena convicção de que esse caminho adotado pelas esquerdas, é o mais acertado. Mas uma candidatura para uma mesa diretora num parlamento cujas forças politicas, em sua maioria estão dadas, num abre brexas para o protagonismo de que vamos precisar jájá. A menos que, a massa revolucionária (inda existe?) se levante.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Mais ou menos assim: se correr o bicho pega. Se ficar o bicho come. A aliança da esquerda nesse atual momento conjuntural que se nos apresenta ali no parlamento, vem carregada de simbolismo que podem se transformar em trincheiras e chamamento de muitos soldados para as batalhas que se nos avizinham. Sem ilusões, num tenho plena convicção de que esse caminho adotado pelas esquerdas, é o mais acertado. Mas uma candidatura para uma mesa diretora num parlamento cujas forças politicas, em sua maioria estão dadas, num abre brexas para o protagonismo de que vamos precisar jájá. A menos que, a massa revolucionária (inda existe?) se levante.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Quantos PICARESTAS temos no congresso atualmente? Dizem que o PT tem a maior bancada da câmara, mas onde eles se escondem que ninguém ouve os gritos deles? Só ouvimos e vemos uns gatos pingados, e sempre os mesmos, As redes sociais, as mídias corruptas familiares não mostram nada da grande maioria dos eleitos pelo PT. PORQUÊ? CADÊ VOCÊ DEPUTADO FEDERAL DO PT? Onde estão os Deputados estaduais do Brasil inteiro eleitos pelo PT? Cadê os vereadores de todas cidades do país, eleitos pelo PT? Enquanto vocês continuarem dormindo em berço esplêndido, o país vai afundando nas mãos dos que estão saqueando e sucateando o país em todos níveis de governos, seja municipal estadual ou federal. SE O PT NÃO ACORDAR, SE A ESQUERDA NÃO ACORDAR, LOGO LOGO SEREMOS MAIS UM PAISINHO DE MERDA como gostam os bostanataros e seus ricos seguidores.

    ResponderExcluir