Hoje e nós próximos dias, faremos o planejamento da programação 2022 da Escola Latino-americana de História e Política.
O ponto de partida deste planejamento será uma
síntese do que fizemos nos últimos (quase) quatro anos de funcionamento.
Os dados serão divulgados na noite desta quinta-feira
14 de outubro. Informaremos posteriormente o link youtube para quem quiser
assistir online ou posteriormente.
O segundo passo será fazer uma análise dos cenários
2022, tendo como objetivo determinar como estes cenários impactam nas
atividades da Escola. Esta discussão sobre cenários será realizada no dia 15 de
outubro. O link youtube também será fornecido posteriormente.
O terceiro passo do planejamento 2022 da Elahp será
a discussão da proposta de atividades e funcionamento em 2022.
Esta proposta deve levar em conta: 1/o debate
sobre os rumos do país; 2/o debate sobre a situação mundial (especialmente EUA,
China e América Latina e Caribe); 3/o debate vinculado a “efemérides”
importantes (bicentenário da Independência, centenário da Semana de Arte
Moderna, centenário da fundação do Partido Comunista, centenário do “início
oficial” do movimento tenentista, centenário da fundação da URSS, os 90 anos da
contrarrevolução de 1932, o aniversário da crise dos mísseis de 1962 e também
do encontro Nixon/Mao etc.)
A proposta 2022 deve levar em conta, ainda, que
o tempo livre que a militância terá para fazer cursos será menor do que em 2021;
mas ao mesmo tempo a demanda por formação e informação de qualidade vai
aumentar.
Finalmente, a proposta 2022 deve ser estruturada
em torno das linhas de trabalho que já foram discutidas em reuniões anteriores,
a saber:
I/cursos permanentes, ou seja, aqueles que buscamos
oferecer sempre (sobre América Latina, sobre marxismo, sobre política, sobre
desigualdades e diferenças);
II/cursos que respondem à algumas demandas conjunturais
(por exemplo, sobre o papel das chamadas “frentes”, sobre a história da China e
do PC chinês, sobre os Estados Unidos etc.);
III/cursos introdutórios (voltados à formação
da militância de base, de curta duração);
IV/cursos autorais autogestionados (em que um
professor organiza um curso);
V/seminários e debates (voltados à produção
coletiva de conhecimento);
VI/aulas extras (tratamento em uma aula/atividade
específica, de um tema quente, daquele mês, daquela semana, da véspera);
VII/atividades em parceria, conveniadas;
VIII/atividades dos núcleos regionais da Elahp
(por exemplo, no Rio de Janeiro).
Nosso propósito é fechar as linhas gerais da
programação 2022 no dia 16 de outubro, finalizar os detalhes nos dias 17 e 18 e
divulgar oficialmente no dia 19 de outubro.
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