terça-feira, 16 de abril de 2024

Aventuras do PT na China (parte 9)




No dia 13 de abril de 2024, a delegação do PT chegou em Xiamen, uma das nove cidades de uma província chamada Fujian. 

Esta província é lindeira ao Estreito de Taiwan. Do outro lado do Estreito, fica a província de Taiwan.

Além de Xiamen, a delegação também visitou - entre 13 e 17 de abril - três outras cidades: Jinjiang, Ningde e Quanzhou.

Xi Jinping, atual presidente da China e secretário-geral do Partido Comunista, trabalhou por 12 anos nesta província.

Um dos projetos impulsionados por Xi Jinping foi o combate à pobreza extrema. Para conhecer um exemplo disto, a delegação visitou a Vila Xiaqi.

Trata-se de uma vila de pescadores. Até a década dos 1980, estes pescadores (cerca de 3 mil na época) viviam em condições muito difíceis, o que incluía morar em seus barcos. A partir dos anos 1990, teve início uma série de transformações. Hoje moram na Vila Xiaqi cerca de 13 mil pessoas, em casas e com o devido acesso às políticas públicas básicas.

Os feitos de Xi Jinping no combate à pobreza extrema são contados detalhadamente numa grande exposição no Centro de Convenções de Ningde, exposição que termina com uma foto muito didática, que vincula Xi a Mao.



Evidentemente, a capacidade de transformar profundamente a vida das pessoas tem relação direta com várias conquistas da revolução de 1949. Entre elas, o fato da terra ser propriedade pública.

Outras características estruturais da sociedade chinesa foram destacadas na conversa com a prefeita de Ningde, onde fica a vila de pescadores. Os dois momentos altos da conversa foram: 

I/quando o tradutor demorou a entender nossa pergunta sobre quantos por cento da população da China têm acesso ao saneamento. Em bom português, ele reagiu com um “100% óbvio”, muito revelador das diferenças atuais entre os dois países;

Ii/quando a prefeita explicou que, na China, os entregadores de aplicativos recebem, das empresas que os contratam, todos os direitos previdenciários e similares.

Ao mesmo tempo que destacaram essas conquistas sociais, em várias das reuniões mantidas, nesta fase da viagem, o que predominou foi a ênfase no empreendedorismo-ao-estilo-chinês.

Foi o caso, por exemplo, das visitas a grandes empresas, como: a Kelme (artigos esportivos), a CATL e a Kehue Data Company (baterias), assim como a Fuyao Glass Company.

A mesma pegada “empreendorista” dominou a visita da delegação a dois show-rooms: BRICS PartNIN Inovation Cente e o Jinjiang Experience Museum.

Foi o caso, igualmente, das conversas predominantes em dois banquetes oferecidos à delegação, onde se tratou principalmente de “irmandades” entre cidades e estados, bem como sobre possibilidades de cooperação econômica.

Em várias das atividades supracitadas havia painéis onde estava escrito, em letras garrafais: “boas vindas à delegação de alto nível”.

A delegação visitou, ainda, um caso exemplar de combate à degradação ambiental (Lago Yundang e a importante Universidade de Xiamen.

O que mais impressionou a delegação, acho eu, foi a infraestrutura: o trem bala, os viadutos, as estradas, as grandes avenidas, os conjuntos habitacionais, as cidades que nos eram apresentadas como sendo “vilas rurais”. Sem falar na beleza dos viadutos e ruas ajardinadas.

Um ponto especial foi a visita ao templo budista de Kaiyuan, nomeado na dinastia Tang, em 738 dC (segundo a datação convencional adotada, por exemplo, no Brasil). Este templo tem uma importância específica, devido a presença da influência hindu.

Valer lembrar que Fujian era um dos pontos da antiga rota da seda e, hoje, é um dos nós da iniciativa cinturão e rota lançada, em 2013, por Xi Jinping.

Aliás, na Universidade de Xiamen existe um instituto totalmente dedicado ao Cinturão e Rota. Um dos temas abordados por este Instituto é o que os chineses denominam de “comunidade de futuro compartilhado”.

Possibilidade que horroriza certa direita brasileira, como se pode constatar nas críticas feitas por certa jornalista brasileira:


ps1.a essa altura, a delegação já está 4 pessoas menor, devido à volta, ao Brasil, de Gleisi Hoffmann, Anne, Dimas e Zunga;

ps2.no dia 17/4 a delegação viaja a Shangai, uma etapa da viagem;

ps3.passo por alto dois pontos turísticos visitados pela delegação, entre os quais o centro histórico de Fuzhou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário