segunda-feira, 8 de abril de 2024

PCO e Musk, quem diria




O PCO é aliado objetivo do bolsonarismo.


Teve gente boa que achou exagerado.

Agora o PCO defende Musk.

Em nome da “liberdade irrestrita de expressão”. 

Liberdade “irrestrita” cairia bem na boca dos anarco-capitalistas.

O PCO é aliado objetivo da extrema-direita. Quem quiser, que se engane.


11 comentários:

  1. Precisamos falar sobre JPL não?

    https://jornalggn.com.br/politica/para-entender-o-jogo-de-elon-musk-por-luis-nassif

    e das Enel, equatorial....

    PCO atrapalha, mas Xandão ajuda.

    Ok

    Paciência e tolerância tem limite, mas a essência do poder judiciário continua classista e não é operária, oprimida. Machado de Assis e seu Alienista não foi uma obra para o autoengano....

    ResponderExcluir
  2. Excelente Valter. Em nome da liberdade de expressao muitos entram na arapuca criada pela extrema direita que domina as redes e plataformas digitais. Aqui na Europa temos regulamentaçao e em caso de incumprimento, as plataformas enfrentam multas que podem ir até 6% do seu volume de negócios global.
    Por fim, as plataformas podem ser bloqueadas na Europa em caso de reincidência.

    ResponderExcluir
  3. Musk está armando um cenário, por q não dizer circo, para validar a tese de q o Brasil vive uma ditadura judiciária Provoca a situação e se vitimiza entre os q querem desqualificar o STF.
    Isso cheira mal, mas como tudo q se relaciona c a tal "liberdade de expressão criminosa" é p manter a impunidade.

    ResponderExcluir
  4. Acho que Valter Pomar é um farsante. Ele se diz marxista, dá cursos sobre O Capital, e se comporta como se fosse um dirigente bolchevique. Mas vejam só, quando se trata de uma questão de princípios, se revela o típico esquerdista pequeno burguês centrista.

    Ele quer salientar a defesa da liberdade de expressão irrestrita como uma loucura do PCO. Mas quem defendia que a expressão deve ser irrestrita foram justamente Karl Marx e Vladimir Lênin, simplesmente os pais do marxismo.

    Se Valter Pomar quer defender que os maravilhosos juízes e policiais brasileiros devem "restringir" a expressão do pensamento, tudo bem, é sua opinião política, mas que nunca, nunca mais na vida se diga marxista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por Valter Pomar
      (terça-feira, 9 de abril de 2024)

      A realidade paralela do PCO
      O PCO é aquilo que os nossos velhos chamavam de “seita”.

      Como quase toda seita, o PCO tem admiradores e seguidores desavisados.

      Pesa nisso a atração fatal que certa retórica “machista-leninista” exerce nalgumas almas.

      Mas toda máscara algum dia cai.

      Defender Musk em nome da liberdade “irrestrita” é um erro em si mesmo.

      Afinal, defender a liberdade “irrestrita” de um empresário de extrema-direita significa defender que gente como Musk possa seguir ameaçando os direitos da classe trabalhadora.

      E fazer isso, dizendo tratar-se de um “princípio”, isto porque Marx e Lênin supostamente defenderiam a liberdade de expressão “irrestrita” dos capitalistas, é viver numa realidade paralela, onde expressões como “luta de classes” e “ditadura do proletariado” nunca foram escritas.

      Não tenho a menor ilusão, nem tampouco confiança, em Xandão, que ontem bateu em Francisco, hoje bate em Chico e amanhã baterá novamente em Francisco.

      Nem faço parte da igreja dos crentes no chamado Estado Democrático de Direito.

      Apenas não confundo liberdade de imprensa com liberdade de empresa.

      Nem concedo a uma empresa (especialmente uma estrangeira) reivindicar direitos individuais e humanos.

      Ademais, Musk é inimigo de tudo aquilo que somos e representamos, motivos pelos quais merece ser enfraquecido.

      Que o PCO não entenda isso revela de que lado está, nesse momento, o PCO.

      Que o PCO faça isso usando argumentos estapafúrdios, aí é da sua natureza.

      Que exista quem siga passando o pano, é mais uma prova da “cordialidade” de setores da esquerda brasileira.

      Excluir
    2. Somente "achismos"... Entre você achar e ele ele ser, tem um grande distancial. Procure saber, conhecer que é Valter Pomar e use argumentos políticos pertinentes. Estude e se aprofunde, para ter críticas acertivas.

      Excluir
  5. Pobre Marx, deve dar loopings a ser mencionado p basearam elocubrações dos capitalistas hipócritas. Pois há de se repetir de diversas formas, desenhar ou sabe se lá oque para se fazer entender:
    LIBERDADE DE EXPRESSÃO NÃO PODE SER USADA PARA VIOLAR DIREITOS FUNDAMENTAIS!!!

    Esse papo furadíssimo de defesa de liberdade de expressão p validar crimes e anistiar vagabundos só cola na kbça dos terraplanistas. Aqui não.

    ResponderExcluir
  6. Minha elocubração não é de um capitalista hipócrita, é de um militante socialista que tem noção da importância da liberdade irrestrita de expressão, assim como tinham essa noção todos os grandes marxistas da história.

    Conceber a liberdade de expressão como um valor fascista ou da burguesia de nossa época é um verdadeiro disparate. Marx teve que fugir da Alemanha para escapar da censura da burguesia e da aristocracia alemãs. No programa leninista do Partido Operário Social Democrata Russo, a liberdade de opinião irrestrita é colocada ao lado de outras liberdades fundamentais, como de reunião, greve associação e manifestação.

    Nenhum regime fascista jamais permitiu a livre expressão do pensamento. Todo o fascismo se ergue justamente solapando os direitos democráticos fundamentais. Quando você diz que a "liberdade de expressão" é "usada" (sic) para "violar direitos fundamentais", o que você está demonstrando é uma absoluta incompreensão do que seriam esses direitos. Arrisco dizer que a liberdade de expressão é o mais fundamental dos direitos, e como tal, é absurdo concebê-la como antagônica aos demais direitos, é antes o fundamento deles.

    Uma opinião rigorosamente jamais poderia ser um crime, pois se trata de uma ideia. A concepção de que ideias são crimes pertence aos códigos jurídicos medievais e fascistas. No ordenamento jurídico democrático, uma ideia está no plano das ideias, e como tal não tem materialidade. O crime sempre se situará no plano material. Daí a ideia BÁSICA no direito moderno da "materialidade do crime". No caso brasileiro, a Constituição Federal não poderia ser mais clara em seu artigo 5º, inciso IV: "É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato". Na verdade, o que é vedado pela constituição é a censura, como diz o artigo 220, inciso II: "É vedada TODA E QUALQUER censura de natureza política, ideológica e artística."

    A recusa da esquerda em enxergar o óbvio, isto é, que Alexandre de Moraes é uma figura sinistra e antidemocrática, ex-chefe de polícia do governo Alckmin, responsável por chacinas em São Paulo, colocado no STF por Michel Temer, estuprador da constituição no intuito de se arrogar um poder que não lhe cabe, fará a esquerda se tornar responsável pelo arbítrio desse cidadão. A esquerda que morre de medo do fascismo deveria estar lendo alguns livros de história para saber que a política de se aliar à direita em "frente ampla" contra o fascismo é uma política profundamente equivocada, que na década de 1930 conduziu muitos regimes fascistas ao poder. Na hora H, essa direita joga a esquerda aos leões e integra o governo fascista.

    Se a esquerda quer combater verdadeiramente a extrema-direita, deveria abandonar essa política fascista de apoio à censura, que é a terceirização da luta política contra o fascismo, e defender os direitos democráticos da população, fortalecer os sindicatos e os movimentos sociais, e mobilizar o povo a favor de uma política de esquerda contra a extrema-direita.

    ResponderExcluir
  7. Ser de esquerda ou se auto intitular socialista não tornam nossas ideias inquestionáveis. A discussão sim é democrática e comumente os q fazem da comunicação a oportunidade para agredir, acusar, caluniar, desqualificar, são os que acusam a moderação de censura.
    Basicamente aprendemos, alguns, a limitar nossa opinião a despeito do “outro” em respeito e por ter consciência de que nossa opinião particular não é exatamente a cerne da questão, e que fazer uso de uma discussão para dizer aquilo que julgamos oportuno afim de extravasar suas opiniões pessoais de forma oportunista e desagradável, é no mínimo falta de amadurecimento.

    Distorcer e dar novos significados a conceitos é uma das práticas utilizadas no método p instauração do “bolsonarismo”. A inversão de valores, para dar voz a equívocos convenientes é o método.
    Podem espernear, podem bater na tecla, repetir suas verdades incontáveis vezes de várias formas mas há preceitos básicos a serem preservados, e entre os básicos a preservação da vida humana.

    Se faz necessário lembrar que vergonhosamente estão saindo em defesa de um bilionário vagabundo, envolvido no inquérito das milícias digitais por dolosa e criminosa instrumentalização de sua rede social e ele, se nega a bloquear perfis de investigados por atos antidemocráticos.

    Ainda necessário lembrar que a ditadura pleiteada pelos ignorantes, mata. Pode se informar na literatura a respeito do golpe de 1964.
    Oras, precisa entrar em detalhes? Quais seriam os interesses de Musk, um vagabundo explorador q esteve às voltas c o clã bolsonaro?
    Não dá p entender que liberdade irrestrita é uma arma nas mãos de capitalistas inescrupulosos?

    Liberdade de expressão irrestrita está sendo usada para violar direitos fundamentais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você não contra-argumentou nada do que eu disse, não vou repetir o que já disse, vou me limitar ao seguinte.

      O que a esquerda não percebeu é que quem está no pelourinho nesse momento é o Alexandre de Moraes, um juiz fora da lei (alguém se lembra do caso Sérgio Moro?), tirano, que está atentando contra a constituição há anos. Se a esquerda defender a atuação de Alexandre de Moraes, vai ter que pagar a conta no final. O governo Lula terá que arcar com a pecha de governo que defende a arbitrariedade judicial, suprema ironia depois de tudo o que aconteceu com o Lula.

      A levar em conta os editoriais da grande imprensa, a direita tradicional desembarcou da política "Xandão defensor da democracia" e já está querendo botar limites às arbitrariedades do STF. A esquerda vai ficar com a brocha na mão contra todo o resto do mundo político. Sintomático é que Arthur Lira vai retirar a relatoria do PL da "Fake News" das mãos do truculento Orlando Silva (formado nas piores tradições do estalinismo), o que indica uma reversão do rumo político geral no país. A esquerda vai ficar sozinha defendendo um delinquente enquanto o resto do país vai unanimemente rejeitar Alexandre de Moraes. Um problema político GRAVE para a esquerda.

      Enfim, se queremos derrotar a extrema direita, temos que fortalecer os partidos, sindicatos e movimentos sociais. Mas qual é a situação? O PT está em estado comatoso como partido (DN disfuncional, anarquia partidária - cada um faz o que quer -, degradação da democracia partidária e do papel político da militância), PSOL, PSTU, PCB e UP estão divididos entre apoiar o "Xandão" e derrubar o Lula. As manifestações do 23 de março foram um fracasso vergonhoso para a esquerda. O Bolsonarismo está em franco crescimento e fortalecimento, mobilizando centenas de milhares de pessoas pelo país. Governo Lula altamente questionado pela população, embora os cabeças de planilha não reconheçam o fato.

      Ao invés de tentar tirar casquinha do PCO, Valter Pomar deveria abrir os olhos para o desastre político que se desenha aqui.

      Excluir
  8. Liberdade irrestrita sendo questionada, o apoio ao bilionário criminoso sendo questionado. É isso. O restante é opinião pessoal.

    ResponderExcluir