quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Bernie Sanders: derretendo corações

Vale a pena assistir o vídeo abaixo, que recebi de um reconhecido intelectual marxista, junto com a pergunta: "Quem no PT faria o mesmo discurso?"
Respondi que muita gente, até porque Sanders é um democrata radical USA, cujos méritos mas também limites ficam claros quando se presta atenção no conteúdo de seu discurso.
A pergunta do reconhecido intelectual apenas confirma que o coração de muita gente de esquerda vem sendo reanimado, nos últimos tempos, pelo Papa Francisco, pelo fortalecimento da esquerda do Labour Party e, agora, pelo fortalecimento da esquerda do Partido Democrata.
Uma instituição e dois partidos que, na história do século XX e inclusive desde 1980, cometeram atitudes que (pelo menos por enquanto...) assustam até mesmo os setores mais moderadíssimos do PT. 
Basta pensar nas políticas externas da Inglaterra e dos EUA, quando o Labour e os Democratas estiveram a cargo. Ou lembrar do papel jogado pelo Papa Bento e por seu antecessor, contra a igreja progressista e contra diversos setores populares.
Ora, se mesmo em instituições tão integradas à ordem podem surgir forças capazes de comover até o derretimento corações de esquerda, porque então não poderia surgir algo igual (ou quem sabe ainda mais potente) do interior do Partido dos Trabalhadores?
Por qual motivo setores da esquerda duvidam tanto desta possibilidade, ao ponto de transformar o PT em alvo central de seus ataques? Claro, o comportamento de alguns setores do PT é sem dúvida o principal responsável pelo ceticismo. Mas os exemplos acima citados deveriam ser levados em conta pelos críticos do petismo.
Assunto para pensar com atenção, passado o Carnaval, é claro.
https://www.youtube.com/watch?v=Sn98cubmoqQ



Nenhum comentário:

Postar um comentário