segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Nota da direção nacional da Articulação de Esquerda

Ao companheiro Bira do Pindaré
À militância do PT no Maranhão

Ao tomar conhecimento da notícia, divulgada pela imprensa do Maranhão durante o último final de semana de setembro, de que estaria para ocorrer a desfiliação do PT do Deputado Estadual Bira do Pindaré, a direção nacional da Articulação de Esquerda aprovou a seguinte resolução:

1. Segundo o noticiado, a decisão teria sido tomada pelo deputado em decorrência de uma carta do presidente do Diretório Estadual do PT, Raimundo Monteiro, cujo teor foi tornado público e vai na contramão de toda a tradição democrática petista. Agressiva e ameaçadora, a carta nega a um parlamentar do PT o acesso ao horário de propaganda partidário e decreta, unilateralmente, que sua permanência no PT é “difícil” e “insuportável”. 

2. Raimundo Monteiro comete um grave e inaceitável erro, de método e político. Erro de método, porque não cabe ao presidente do PT Estadual o poder de decidir quem pode ou não pode permanecer no Partido. O estatuto do PT, justamente para evitar esse tipo de arroubo autoritário e garantir o mais amplo ambiente democrático intrapartidário, estabelece o procedimento e as instâncias adequadas para tomar uma decisão de tal gravidade.

3. Erro político, por se dar em um momento duplamente delicado. Por um lado estamos na última semana fixada pela legislação eleitoral para que haja mudança de partidos por parte de quem deseja disputar as eleições de 2014. Ao fazer a ameaça neste momento, Raimundo Monteiro pressiona o deputado Bira do Pindaré a sair do partido.

4. Por outro lado, estamos em meio ao Processo de Eleições Diretas que renovará a direção do Partido dos Trabalhadores em todos os níveis. Esse é o momento em que todos os filiados e filiadas têm a oportunidade de manifestar sua opinião sobre o programa, a tática eleitoral e os rumos que desejam para a agremiação. As ameaças de Raimundo Monteiro são uma tentativa de obstruir o debate.

5. Como é de conhecimento público e notório, o principal debate que permeia o PT no Maranhão diz respeito à manutenção ou não da aliança com a oligarquia dos Sarney. A maioria do PT do Maranhão, contrária a essa aliança em 2010, foi enquadrada por força de decisão da Direção Nacional. Em 2012, a própria população maranhense, em especial em São Luiz, cuidou de enviar um duro recado ao PT, colocando o nosso candidato em um vexatório quarto lugar na disputa eleitoral. É, portanto, bastante lógico que seja a discussão sobre essa nefasta aliança que esteja em destaque no posicionamento dos filiados, em especial suas figuras públicas, como o Deputado Bira.

6. É temerário que um presidente estadual do partido lance mão do expediente da ameaça de expulsão contra uma das principais lideranças que defendem, nesse PED, uma posição diferente da sua. Ao que parece, estão tentando importar para dentro do PT o método de ação política dos coronéis maranhenses, aliados preferenciais de um setor do partido. 

7. Não se trata, portanto, de mera defesa do Deputado Bira do Pindaré. Sua própria história de vida, de luta e coerência é sua melhor defesa. O que está colocado em risco é a própria democracia interna do PT.

8. Por tudo isso, a Direção Nacional da Articulação de Esquerda apela à Executiva Nacional do PT que, em face da gravidade do fato e sua repercussão nacional, emita uma nota acerca do caso, convidando Bira do Pindaré a permanecer no Partido e censurando a atitude do Presidente do Diretório Estadual do PT do Maranhão, Raimundo Monteiro.

9. De nossa parte, apelamos ao companheiro Bira do Pindaré que reconsidere sua decisão e permaneça no Partido dos Trabalhadores. Aqui é o lugar dos socialistas, dos lutadores do povo, dos que acreditam em um Brasil e um Maranhão diferente. Com a militância petista maranhense, vamos derrotar o sarneyzismo, dentro e fora do PT.

A direção nacional da Articulação de Esquerda
30 de setembro de 2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário