quarta-feira, 20 de março de 2013

Entrevista dia 13 de março


Íntegra da entrevista concedida em 13 de março de 2013 para a jornalista, Isadora Stentzler.

1. Como o senhor explicaria a forma do governo de esquerda no PT?

Ao assumir governos, em âmbito municipal, estadual e nacional, o PT busca implementar algumas diretrizes básicas, entre as quais a participação popular, a transparência e a inversão de prioridades. No âmbito nacional, isto se materializa em governos democráticos, comprometidos com o bem-estar social das maiorias, com o desenvolvimento econômico combinado com a redução estrutural das desigualdades, com a soberania nacional combinada com a integração regional.

2. O Governo Chávez poderia ser tomado como um exemplo para os demais partidos de esquerda? Ele exerceu alguma influencia no território brasileiro, principalmente no PT?

O governo Chávez (1999-2013) democratizou a Venezuela, ampliou o bem estar do povo venezuelano, reforçou a soberania nacional da Venezuela, apoiou decididamente a integração regional sul e latinoamericana e caribenha, defendeu a democratização das relações internacionais. Além disso, o governo Chávez estabelecia como seu horizonte a construção do socialismo. A experiência do governo Chávez teve e continuará tendo influência sobre o conjunto dos partidos de esquerda, no mundo e no nosso continente. Evidentemente, não deve ser visto como modelo, mas deve ser defendido e estudado.

3. Como é um partido socialista, de esquerda, liderar um país capitalista?

É contraditório, como tudo na vida. Mas é bem melhor, para o Brasil, ser governado por nós do que ser governado por partidos neoliberais... Somos um partido comprometido com o socialismo, ou seja, comprometido com a construção de uma sociedade sem exploração nem opressão. Mas como atuamos em um país capitalista, nosso esforço estratégico deve ser --estando ou não no governo-- implementar medidas que transfiram poder das minorias para as maiorias, para os trabalhadores, para as camadas populares. Transferir poder para as maiorias significa, por exemplo, democratizar a propriedade, a riqueza, a renda, garantir emprego, salários, aposentadorias, ampliar o peso do Trabalho na riqueza nacional, democratizar o Estado, os aparatos de comunicação, a indústria cultural, ampliar a oferta de serviços públicos, colocar a economia sobre controle social, público etc.

4. Se fosse implantar um regime socialista total, quais seriam as dificuldades?

Não sei bem o que voce quer dizer quando fala de "regime socialista total". Mas uma sociedade sem exploração nem opressão não se "implanta", se constrói. Trata-se de um processo político, social, econômico e cultural de longa duração. Que exige, entre outras coisas, que a classe trabalhadora aprenda a resolver as grandes questões da sociedade, não como fazem os capitalistas, em benefício de uma minoria, mas sim em benefício de uma maioria. E este aprendizado é feito a quente, através da atividade política, nos movimentos sociais, nos partidos, nos locais de trabalho e estudo, nas relações familiares, nos parlamentos, nos governos etc.


5. O modelo do governo de Chávez, Bolivariano, foi bom ou ruim? Ele poderia ser tomado como exemplo para o Brasil?

Para a Venezuela, foi ótimo. Hoje a Venezuela tem mais democracia, mais bem estar e mais soberania nacional do que nunca teve, antes de Chávez. E também foi ótimo para a América Latina e para o mundo, entre outras coisas porque demonstrou --como outros governos da América Latina, como o nosso no Brasil, também estão demonstrando-- que é possível governar em benefício das maiorias. Trata-se de uma experiência que deve ser estudada por nós. E constitui um exemplo num sentido muito concreto: o compromisso com o povo, com a democracia, com os interesses nacionais, com o socialismo. Mas, como já disse, nós não trabalhamos com a idéia de que existam modelos que devem ser copiados.

6. O Partido dos Trabalhadores teria planos, a longo ou curto prazo, de tornar o Brasil um país socialista por completo?

O Partido dos Trabalhadores é um partido socialista e, portanto, temos como objetivo que o mundo e também nosso país sejam socialistas, ou seja, sociedades em exploração nem opressão.

7. Gostaria de comentar alguma outra coisa ainda não mencionada e que julgue importante?

Sim. Há grandes meios de comunicação, no Brasil e no mundo, que dedicam-se a desqualificar o que foi o governo Chávez, sua prática e sua teoria. Para fazer isto, mentem descaradamente. Mas não importa o que digam: não daqui há 100 anos, já hoje Chávez é um dos grandes heróis latinoamericanos. E é um herói, porque o povo venezuelano é heróico, politizado e vai dar continuidade as transformações iniciadas em 1999, elegendo Nicolás Maduro como presidente no próximo dia 14 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário