sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Oscar jornalístico “desfaçatez canalha”

Não, hoje não foi Pontual, nem Prete.

Não foram as ambulâncias como alvo legítimo.

Nem foram as crianças que morrem por existirem.

Hoje o Oscar jornalístico “desfaçatez canalha” vai para Sabino, por sua coluna intitulada “O Hamas mata civis em Gaza pelas mãos de Israel”.

Aqui está: https://www.metropoles.com/colunas/mario-sabino/o-hamas-mata-civis-em-gaza-pelas-maos-de-israel/amp

A grande frase do texto é: “ Quem está matando civis em Gaza é o Hamas.”

Sabino - ou será um homônimo? - está na foto abaixo, da equipe da revista Teoria e Debate, do PT:


Detalhes, aqui:

 https://acervo.fpabramo.org.br/index.php/equipe-editorial-da-revista-teoria-e-debate-sao-paulo-sp-17-jul-1990-credito-cibele-aragao-n-imagem-2


ps1.a postagem acima foi feita no dia 10 de novembro, quando estava me deslocando de São Paulo (SP) para Porto Alegre (RS). A foto foi escolhida foi a primeira que apareceu na busca no arquivo da Fundação Perseu Abramo. No dia 11 de novembro uma pessoa a quem prezo muito me mandou um email, dizendo que eu "deveria, ao ter postado a foto, ter pelo menos livrado a cara dos outros que estão ali". E hoje, dia 12, recebi um telefonema de uma das pessoas que aparece na foto, me informando terem lhe perguntado se eu tinha algum problema contra ela. Sendo assim, esclareço: eu deveria ter legendado a foto, esclarecendo que obviamente a presença ao lado de Mario Sabino, numa foto feita em 1990, não compromete ninguém com os atos cometidos por Sabino em 2023. 

ps2.nunca concordei, continuo não concordando, mas confesso que agora percebi outras perspectivas envolvidas na prática de "apagar fotos".

ps3.Minory Report é ficção.

ps4.tirar foto com Pazuello não pode, nunca.



Um comentário:

  1. Faz lembrar o filme "Tropa de Elite", quando Nascimento pergunta para o consumidor de drogas quem havia acabado de matar o garoto "vapor" do tráfico na favela do Rio. Quando o rapaz responde que foram os policiais, Nascimento retruca: Foi você que matou ele!
    Quase a mesma lógica, quase...
    A única coisa que é exatamente igual é que tanto quanto ao filme quanto ao massacre em Gaza há quem concorde e reproduza a absurda afirmação!

    ResponderExcluir