quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Sobre o estranho hábito de por a culpa no Lula

No dia 1 de agosto, a executiva nacional do PT aprovou, por 17 votos contra 8, uma resolução determinando que o PT de Pernambuco deveria apoiar a reeleição do governador Paulo Câmara, de Pernambuco.

A resolução não estabelecia nenhuma contrapartida. Mas era de conhecimento público que os 17 esperavam, em troca, a "neutralidade" do PSB na disputa presidencial e a retirada da candidatura do PSB ao governo de Minas Gerais, Marcio Lacerda.

Pouco depois que a notícia foi divulgada, um meio de comunicação atribuiu aos dotes do governador Pimentel a responsabilidade por este "acordo". Outro meio abriu espaço para que um dirigente nacional revelasse, todo pimpão, seu protagonismo no making of da suposta "geringonça".

Mas, à medida que o "acordo" se transformava em grande desacordo, parte dos meios de comunicação passou a atribuir a Lula a responsabilidade pela decisão aprovada por 17 contra 8.

Ato contínuo, certas "redes sociais" reverberaram a narrativa, da seguinte forma: Gomes, Arraes, Lacerda, a autonomia do PT e a unidade da esquerda teriam sido sacrificados pelo maquiavelismo de um "coronel" que só pensa em si mesmo etc e tal.

Sabe como é: notícia boa tem muitos pais. Já notícia ruim... atribuam ao culpado de sempre.

Que a direita e sua mídia façam isto, normal. Mas é bizarro ver este expediente ser utilizado por alguns dos partidários da resolução aprovada pelos 17.

Se uma posição é justa, ela deve ser defendida com Lula ou apesar dele. Foi pensando assim que a base do PT derrotou o parlamentarismo num plebiscito partidário realizado em 1993. E ainda bem que foi assim!!!

Por outro lado, se uma posição é errada, seus defensores devem assumir a responsabilidade pelo que defendem e votam. E não usar ninguém como escudo.

Li na imprensa as declarações de Rui Falcão, João Pedro Stedile e Frei Sérgio Gorgen, segundo os quais Lula apoiaria Arraes. Mas isso foi há vários dias, e hoje ele pode ter outra opinião. Assim como pode ter dito o óbvio: a decisão cabe ao Partido, através de suas instâncias.

Seja como for, por mais importante que possa ser a opinião de Lula a favor ou contra, o estranho hábito que alguns têm de "por a culpa no Lula" revela, além da indignidade de alguns que não querem assumir a responsabilidade pessoal pelo que fazem e votam, a incapacidade de diferenciar "chefe" de "líder". Incapacidade que pode ser conveniente para quem depois pretende colocar a culpa nas ordens que recebeu...

A maior parte do eleitorado de Lula percebe a diferença entre chefe e líder. Exemplo disso está nas pesquisas segundo as quais os atuais eleitores de Lula podem votar em alguém que ele indica. Podem. Mas só votarão depois de analisar com muito cuidado, à luz de seus próprios critérios.

Antes que alguém pergunte: não sei a opinião de Lula sobre a tal resolução da CEN. 

O que sei é que uma resolução errada. Motivo pelo qual espero que o encontro do PT Pernambuco confirme a candidatura de Marilia Arraes. E que o DN do PT reverta a decisão da CEN.

7 comentários:

  1. Custo a acreditar! Espero que o DN, e mais que ele o PT de Pernambuco, não venha aceitar esse acordo espúrio com golpistas do PSB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A força da militância e a responsabilidade política da maioria esmagadora dxs delegadxs DEFINIRAM e REITERARAM a candidatura de MARÍLIA ARRAES.
      Esperamos que a direção nacional NÃO nos provoque

      Excluir
  2. A estratégia está errada! Lamentável! #tocom Marília

    ResponderExcluir
  3. Viva PE, Viva Lula, viva Marilia Governadora

    ResponderExcluir
  4. Onde fica a autonomia dos diretórios do PT? Em nossa cidade (Boquim/SE) certa vez Diretorio Nacional quis barrar o diretório municipal de disputar a eleição na majoritária - até o governador na época que era do PT subiu no palanque adversário contra nós. O diretório recorreu e provou com o estatuto debaixo do braço, disputamos as eleições, mesmo sem exito, conseguimos marcar posicionamento do partido no municipio.

    ResponderExcluir
  5. Nem mesmo na eleição de 1989, que foi um momento fantástico, embora tenhamos perdido, essa eleição eleva o nível máximo de polarização, que eu acho ótimo, pois faz com que entendamos o que está em jogo, que são duas visões de mundo diametralmente opostas, é maravilhoso ver a militância participando, acredito que o PT sabendo utilizar isso crie nas bases uma consciência politica duradoura, acho que o acordo com o Psb não vale a pena, nos termos dados, e esse acordo só faz sentido se estamos já no plano B. Finalmente quero dizer que assisti todos os videos da luta pelo socialismo e descobri que há um PT muito próximo do que eu imagino como partido com missão de avançar para o socialismo e depois quem sabe um dia o comunismo. Obrigado

    ResponderExcluir
  6. ontem, 2 de julho 2018, a militância petista de PE demonstrou sua força de mobilização.
    Marília Arraes será nossa governadora. Não aceitaremos VETO da direção nacional do PT

    ResponderExcluir