Prezado
professor
Agradeço
mais uma vez a sua resposta.
Quando critico
sua “ilusão”, refiro-me ao fato de você acreditar que, dentre o “tudo que pode
acontecer” decorrente de uma intervenção militar, possa acontecer algo que seja
positivo para os interesses populares, democráticos e nacionais.
Mas isto é
um detalhe. Existindo ou não ilusão, o fundamental é que sua posição é – na minha
opinião – equivocada.
Para
economizar, embora não seja exatamente o que eu penso, vou partir da premissa
de que sua caracterização acerca do golpe, da situação atual e da impotência da
esquerda estaria totalmente correta. Exceto por um digamos detalhe, expresso
nas suas frases que reproduzo a seguir:
“a insatisfação no meio militar é enorme, conforme exprimiu o
Antônio Olímpio Mourão. E teve toda razão o deputado Aldo Rebelo, do PC do B,
quando recomendou o diálogo com os militares. O proto-nazifascista Jair
Bolsonaro não é representativo das Forças Armadas. É minoria”.
Onde está
minha divergência incontornável com o que é dito acima?
Primeiro: falta
qualquer referência ao papel que as forças armadas e de segurança pública
tiveram no golpe de Estado contra Dilma. Segundo: falta qualquer referência ao
apoio que as forças armadas dão à Operação Lava Jato, incluindo aí a
perseguição contra Lula. Terceiro: não se faz qualquer reflexão sobre a posição
das forças armadas acerca do programa reacionário dos golpistas.
A omissão a
estes três aspectos faz parecer que a “insatisfação” no meio militar deve-se ao
“conjunto da obra” dos governos golpistas.
Daí a conclusão acerca de Jair
Bolsonaro, a qual só posso responder lembrando que – nos tempos da ditadura –
também havia diferentes posições nos meios militares, o que não impediu o golpe
de ocorrer, ser tão duradouro e negativo.
Concordo
contigo que “a intervenção militar pode ocorrer”. Embora eu prefira chamar
de golpe militar, pois não tenho nenhuma dúvida acerca de quem serão, nesta
hipótese, os prejudicados e as vítimas.
Voce diz que
“o ideal seria que fosse como a do general Henrique Teixeira Lott em 1955”. Mas
reconhece que não acredita que ocorra isto, “em face do Congresso que aí está”.
Penso que não é esta a única razão, aliás não é nem mesmo a primeira, para que
uma “intervenção” agora tenha um sentido distinto da que teve a conduzida por
Lott.
Mas a
divergência principal que temos nesta questão está na afirmação que reproduzo a
seguir:
“o importante é impedir que o patrimônio nacional -
Eletrobrás, Eletronuclear, Petrobrás e pré-sal, bancos estatais - seja
dilapidado, entregue aos gringos: é evitar que o desenvolvimento do Brasil, com
a inclusão, não seja interrompido; é impedir a entrega aos gringos de uma parte
da Amazônia maior que a Dinamarca”.
Obviamente
não quero que nosso patrimônio seja entregue aos gringos, nem quero a
interrupção do desenvolvimento com inclusão. Minha divergência está em que
simplesmente não acredito que uma intervenção militar seja instrumento capaz e
adequado para impedir aquilo tudo.
Há muito
tempo não temos uma corrente nacionalista e democrática nas forças armadas. O
nacionalismo da cúpula militar é patrioteiro, totalmente compatível com o
neoliberalismo e com a submissão aos EUA. Além disso, a lógica ali continua
sendo a de usar as armas contra a subversão interna.
Para mim
está claro que você não defende “regime de exceção”. Aliás, penso que sua crença
em que uma intervenção militar possa ser positiva decorre de sua avaliação de
que “as
forças que se apossaram do poder, [não] vão deixá-lo sem ser por um golpe de
força. E, infelizmente, as forças populares já demonstraram a sua impotência. A
nada reagiram”.
Concordo com
metade da premissa. Mas dela retiro a conclusão oposta. Penso que as forças que
se "apossaram do poder", para permanecer nele, podem apelar para um “golpe de
força”, a saber, uma intervenção militar. Ou seja, a intervenção militar – na minha
opinião – se efetivamente ocorrer, ocorrerá em favor dos golpistas, não contra
eles.
Por isso é
que insisto, sua posição é um erro imenso, pois contribui para confundir as
pessoas acerca do significado, do sentido, dos beneficiários e dos prejudicados
de uma eventual intervenção militar.
Mesmo que
fosse totalmente verdade que não há outra opção – e não concordo com isto –
ainda assim a opção defendida nas suas mensagens constitui um equívoco.
Um último
comentário: você diz que é necessário impedir o desmonte do Estado
nacional.
Veja que
curioso: a classe dominante brasileira está desmontando seu Estado e cabe a nós,
esquerda brasileira, esperar que as forças armadas remontem o Estado da classe
dominante?
Não seria o
caso de construir outra opção estratégica?
Pois –
repetindo suas palavras – se há de chegar um momento em que o impasse
político, com o agravamento da situação econômica e social, terá de ser pela
força, não é melhor que esta força se exerça contra nossos inimigos e
não contra nós??
Atenciosamente,
um abraço
Valter Pomar
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Meu querido
Valter,
insisto, em
nada tenho ilusão. Sei que tudo pode acontecer, se houver uma intervenção
militar. Mas o fato é que, se Dilma Rousseff foi deposta por um golpe de
Estado, e de fato foi, não mais existe Estado de Direito nem democracia no
Brasil. Acabou a Constituição. O governo, que só conta com a simpatia de cerca
de 3% da população, realiza reformas para as quais não teve mandato. O
Congresso, corrompido e desmoralizado, assumiu poderes constituintes para os
quais não foi eleito. Nada do que ocorreu e está a ocorrer é constitucional.
Nada tem legitimidade. E o golpe de Estado
foi dado exatamente para a execução de tais reformas: trabalhista,
previdenciária, terceirização, redução do Estado, com a venda das empresas
públicas, impedir os gastos públicos por 20 anos etc. E as forças econômicas,
nacionais e estrangeiras, que estão por trás do presidente de fato Michel Temer
e do seu sinistro ministro da Fazenda, o banqueiro Henrique Meirelles, farão
tudo para que não haja retrocesso na execução do seu projeto, modelado pelo
Consenso de Washington.
Falar em Constituição, agora, é que é uma
grande ilusão. As liberdades são relativas, como durante o regime militar,
porém nem imprensa alternativa existe mais como naquele tempo. Toda a mídia
repete o mesmo e o alvo é o ex-presidente Lula, com judiciária a condená-lo,
sem provas, apenas para efeito de repercussão na imprensa e desmoralizá-lo.
Quanto mais ele cresce nas pesquisas mais me parece que as poderosas forças
econômicas nacionais e estrangeiras, que sustentaram o golpe do impeachment da
presidente Dilma Rousseff, tentarão tirá-lo de qualquer forma das eleições. Tenho
até dúvidas de que as eleições ocorrerão. Temer e demais cúmplices sabem que,
ao descer a rampa do Planalto, sem imunidade, podem ser presos e enviado para a
Papuda. A insatisfação no meio militar é enorme, conforme exprimiu o Antônio
Olímpio Mourão. E teve toda razão o deputado Aldo Rebelo, do PC do B, quando
recomendou o diálogo com os militares. O proto-nazifascista Jair Bolsonaro não
é representativo das Forças Armadas. É minoria.
A
intervenção militar pode ocorrer. Como se desdobrará é difícil imaginar. O
ideal seria que fosse como a do general Henrique Teixeira Lott em 1955. Mas não
creio, em face do Congresso que aí está. O importante é impedir que o
patrimônio nacional - Eletrobrás, Eletronuclear, Petrobrás e pré-sal, bancos
estatais - seja dilapidado, entregue aos gringos: é evitar que o
desenvolvimento do Brasil, com a inclusão, não seja interrompido; é impedir a
entrega aos gringos de uma parte da Amazônia maior que a Dinamarca. Claro que
não defendo regime de exceção, mas regime de exceção é o que já existe no
Brasil, com um verniz de legalidade. O que ocorreu no Brasil, com a derrubada
da presidente Dilma, foi golpe de Estado, como, na Ucrânia, com a destituição
do presidente Wiktor Yanukovytch, na madrugada de 21 para 22 de fevereiro de 2014,
por uma decisão de um Congresso comprado. A Constituição deixou de existir.
Ilusão é pensar que, após realizar as reformas pretendidas pelo capital
financeiro e o empresariado nacional, as forças, que se apossaram do poder, vão
deixá-lo sem ser por um golpe de força. E, infelizmente, as forças populares já
demonstraram a sua impotência. A nada reagiram.
Não
desejaria que ocorresse intervenção. Todos sabem como começa, mas não quando
termina. Porém, não estou a ver outra perspectiva no Brasil. É necessário
impedir o desmonte do Estados nacional. E há-de chegar um momento em que o
impasse político, com o agravamento da situação econômica e social, terá de ser
pela força.
Com afetuoso
abraço, Moniz
xxxxxxxxxxxxxx
19.
September 2017 22:29
Prezado
professor
Segue minha
opinão, abraços
Sobre a
"ilusão" de Luiz Alberto Moniz Bandeira acerca de uma "intervenção
militar"
http://valterpomar.blogspot.com.br/2017/09/sobre-ilusao-de-luiz-alberto-moniz.html
Temos reiterado que só se consegue parar a sangria desatada por esse governo ilegítimo e entreguista através de uma ruptura institucional. Sem ruptura eles continuarão no poder e farão seus sucessores. É o capital financeiro impondo o pensamento único com a força de todos os meios de comunicação. Inclusive as escolas estão contaminadas pelo pensamento único. Essa ruptura só poderá ter êxito se contar com as forças armadas. Está sendo formada uma Frente Parlamentar Mista de Defesa da Soberania. É disso que se trata: soberania. Essa frente pode ser o caminho para uma grande frente de salvação nacional formada pela defesa da soberania. No movimento dessa frente se discutirá e formulará um projeto nacional. A Frente para ser verdadeiramente ampla tem que contar com os militares. Se não os convencemos a juntar forças com o povo para salvar o país eles virão contra nós. É isso meus caros. Se a esquerda e os democratas não forem capaz de se unir para salvar o país, estamos fritos e a culpa será nossa. Paulo Cannabrava Filho, editor de Diálogos do Sul
ResponderExcluirComo alterar uma ditadura completamente fora de qualquer parâmetro razoável, de costas para a Constituição e os interesses da população, entreguista e cúmplice do imperialismo estrangeiro, à base de ações dentro desse seu mesmo arcabouço?
ResponderExcluirColhe-se o que se semeou. Os partidos progressistas se omitiram. O sistema sindical se omitiu. Os movimentos populares se reduziram a demandas locais e pontuais.
Como levar a informação e o entendimento do que nos ameaça a esse povo, se sequer contamos com uma imprensa independente, panfletagens, etc.?
Tania Jamardo Faillace - jornalista e escritora de Porto Alegre, RS
Sou mais o professor, só que, como foi comentado pelo Paulo Cannabrava Filho, com o AUXILIO de uma camada consciente e que seja solidária AO POVO e não aos direitistas/lobistas. Num estado de exceção já estamos vivendo faz tempo. Não sei os generais, mas tenentes e capitães existem aos montes que pensam no povo.
ResponderExcluirAssunto bastante complicado.
ResponderExcluirO professor não abordou em sua resposta as afirmações do Valter Pomar acerca da submissão dos militares aos americanos e o alinhamento dos mesmos ao modelo neoliberal, bem como nenhuma atitude tomada ao golpe contra Dilma.
ResponderExcluirA única instituição legítima do ponto de vista histórico que possa construir uma democracia em harmonia com o nosso contrato social chamado constituição, é a sociedade no exercício da cidadania... faltou coragem ao longo dos 13 anos do governo de regulamentar a lei de imprensa e buscar a correta aliança com a participação popular. Quanto ao PC do B, não é de se surpreender, pois aliança com o DEM vem sendo desenhada, e com os militares não seria diferente(...)