Socialismo:
história, teoria e estratégias no mundo e no Brasil
Dia 12 de dezembro de 2014, manhã
Apresentação da proposta do curso como um todo.
Apresentação do professor e dos participantes.
Informações organizativas.
Cada um dos participantes terá 10 minutos para responder por escrito e
individualmente apenas uma das seguintes questões:
-por quais motivos eu sou socialista?
-por quais motivos eu não sou socialista?
-por quais motivos eu não sei se sou ou não socialista?
Depois dos 10 minutos, os participantes serão divididos em três grupos
de igual tamanho.
O grupo 1 vai ler A Utopia de Thomas Morus.
O grupo 2 vai ler O Manifesto do Partido Comunista.
O grupo 3 vai ler o Manifesto da Associação Internacional dos
Trabalhadores.
A leitura deve preferencialmente ser feita em roda, coletivamente, em
voz alta.
As 11h00, não importa em que ponto esteja, o grupo
vai parar a leitura.
Neste momento, cada um terá 15 minutos para anotar,
individualmente, por escrito, quais as ideias fundamentais do texto e quais as
dúvidas ou temas para debate que o texto suscitou.
As 11h15, os participantes lerão para os outros as
anotações que fizeram e terão até a hora do almoço para debater livremente.
Almoço
Após o almoço, o relator de cada grupo terá até 10
minutos para fazer uma apresentação para todo o grupo.
O professor discutirá ponto a ponto aquilo que foi
apresentado por cada grupo, situando o texto no conjunto do debate que estamos
fazendo e dando elementos para uma leitura individual posterior.
Com base no que foi debatido, o professor fará uma exposição sobre os
vários temas que devem ser estudados e debatidos, para compreender o que é socialismo.
Esta exposição abordará panoramicamente, mas já tratando de conteúdo, os
seguintes itens:
*a ficção científica como espelho distorcido (distopia)
*o socialismo utópico (ler trechos de Morus, Fourier)
*a evolução do capitalismo
*as teorias vinculando socialismo com a luta (e as diferentes visões a
respeito)
*as teorias de Marx e Engels (ler trechos do Manifesto Comunista)
*as lutas da classe trabalhadora
*as lutas dos demais setores oprimidos pelo capitalismo
*as organizações socialistas
*um panorama das revoluções socialistas (vitoriosas e derrotadas)
*a luta pelo socialismo no Brasil
*a situação atual, na América Latina e no mundo
*indicações para estudo (livros, filmes, músicas, imagens)
Dia
12 de dezembro de 2014, noite, será livre.
Dia
13 de junho de 2014, manhã
Os mesmos pequenos grupos voltarão a reunir-se, para
leitura de trechos dos seguintes textos:
-Reforma ou revolução, de Rosa Luxemburgo
- Duas táticas da social democracia na revolução
democrática, de Lenin
-artigo de Gramsci sobre a revolução de 1917
Cada grupo lerá o que for possível durante 30
minutos e terá em seguida mais 30 minutos para debater quais as ideias
fundamentais do texto e quais as dúvidas ou temas para debate que o texto
suscitou.
Em seguida, o relator de cada grupo terá até 10
minutos para fazer uma apresentação para todo o grupo.
O professor discutirá ponto a ponto aquilo que foi
apresentado por cada grupo, situando o texto no conjunto do debate que estamos
fazendo e dando elementos para uma leitura individual posterior.
O resto da manhã e a tarde do dia 13 de dezembro
serão dedicadas a aula expositiva acerca da luta pelo socialismo pós 1917.
Dia
13 de dezembro de 2014, noite
Serão montados pequenos grupos, para leitura dos
seguintes textos:
-Manifesto de Agosto
-Declaração de Março
Cada grupo lerá o que for possível durante 30
minutos e terá em seguida mais 30 minutos para debater quais as ideias
fundamentais do texto e quais as dúvidas ou temas para debate que o texto
suscitou.
Em seguida, o relator de cada grupo terá até 10
minutos para fazer uma apresentação para todo o grupo.
O professor discutirá ponto a ponto aquilo que foi
apresentado por cada grupo, situando o texto no conjunto do debate que estamos
fazendo, dando elementos para uma leitura individual posterior e situando o
texto na história do Brasil e na história da luta pelo socialismo no Brasil.
Dia
14 de dezembro de 2014, manhã
Em seguida, faremos uma discussão sobre os desafios
da luta pelo socialismo durante a ditadura e após a ditadura, com o surgimento
do PT.
Os mesmos pequenos grupos voltarão a reunir-se, para
leitura do seguinte texto:
-Carta sobre o PT, o governo Dilma e assuntos
conexos (http://www.valterpomar.blogspot.com.br/2014/11/carta-sobre-o-pt-o-governo-e-assuntos.html)
Em seguida, o relator de cada grupo terá até 10
minutos para fazer uma apresentação para todo o grupo.
O professor discutirá ponto a ponto aquilo que foi
apresentado por cada grupo, situando o texto no conjunto do debate que estamos
fazendo e dando elementos para uma leitura individual posterior.
Finalmente, os alunos farão um novo texto,
respondendo as mesmas questões colocadas no início.
Cada um dos participantes terá 10 minutos para responder individualmente
e por escrito uma das seguintes questões:
-por quais motivos eu sou socialista?
-por quais motivos eu não sou socialista?
-por quais motivos eu não sei se sou ou não socialista?
O texto será entregue ao professor e será respondido,
posteriormente e individualmente.
Esta etapa do curso conclui com uma avaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário