Socialismo: história, teoria e estratégias no mundo e no Brasil
Dia 12 de dezembro de 2014, manhã
Apresentação da proposta do curso como um todo.
Apresentação do professor e dos participantes.
Informações organizativas.
Breve intervalo
Cada um dos participantes terá 10 minutos para responder por escrito e individualmente apenas uma das seguintes questões:
-por quais motivos eu sou socialista?
-por quais motivos eu não sou socialista?
-por quais motivos eu não sei se sou ou não socialista?
Em seguida montaremos três grupos por tipo de resposta (os que responderão que são, os que responderam que não são, os que disseram que não sabem).
Os participantes vão ler, nestes grupos, o que escreveram. E uma pessoa vai ficar encarregada de resumir as respostas do grupo.
Em seguida vamos reunir toda a turma e será apresentada a síntese dos grupos.
Com base nas respostas, o professor fará uma exposição sobre os vários temas que devem ser estudados e debatidos, para compreender o que é socialismo.
Esta exposição abordará panoramicamente, mas já tratando de conteúdo, os itens que serão tratados neste curso de 6 a 8 de junho:
*a ficção científica como espelho distorcido (distopia)
*o socialismo utópico (ler trechos de Morus, Fourier)
*a evolução do capitalismo
*as teorias vinculando socialismo com a luta (e as diferentes visões a respeito)
*as teorias de Marx e Engels (ler trechos do Manifesto Comunista)
*as lutas da classe trabalhadora
*as lutas dos demais setores oprimidos pelo capitalismo
*as organizações socialistas
*um panorama das revoluções socialistas (vitoriosas e derrotadas)
*a luta pelo socialismo no Brasil
*a situação atual, na América Latina e no mundo
*indicações para estudo (livros, filmes, músicas, imagens)
Dia 12 de dezembro de 2014, tarde
Em pequenos grupos e durante uma hora, será feita a leitura de trechos dos seguintes textos:
-A Utopia, de Thomas Morus
-Manifesto do Partido Comunista, de Marx e Engels
-manifesto da Associação Internacional dos Trabalhadores
Cada grupo lerá o que for possível durante 30 minutos e terá em seguida mais 30 minutos para debater quais as ideias fundamentais do texto e quais as dúvidas ou temas para debate que o texto suscitou.
Em seguida, o relator de cada grupo terá até 10 minutos para fazer uma apresentação para todo o grupo.
O professor discutirá ponto a ponto aquilo que foi apresentado por cada grupo, situando o texto no conjunto do debate que estamos fazendo e dando elementos para uma leitura individual posterior.
Dia 12 de dezembro de 2014, noite, será livre.
Dia 13 de junho de 2014, manhã
Os mesmos pequenos grupos voltarão a reunir-se, para leitura de trechos dos seguintes textos:
-Reforma ou revolução, de Rosa Luxemburgo
- Duas táticas da social democracia na revolução democrática, de Lenin
-artigo de Gramsci sobre a revolução de 1917
Cada grupo lerá o que for possível durante 30 minutos e terá em seguida mais 30 minutos para debater quais as ideias fundamentais do texto e quais as dúvidas ou temas para debate que o texto suscitou.
Em seguida, o relator de cada grupo terá até 10 minutos para fazer uma apresentação para todo o grupo.
O professor discutirá ponto a ponto aquilo que foi apresentado por cada grupo, situando o texto no conjunto do debate que estamos fazendo e dando elementos para uma leitura individual posterior.
O resto da manhã e a tarde do dia 13 de dezembro serão dedicadas a aula expositiva acerca da luta pelo socialismo pós 1917.
Dia 13 de dezembro de 2014, noite
Serão montados pequenos grupos, para leitura dos seguintes textos:
-Manifesto de Agosto
-Declaração de Março
Cada grupo lerá o que for possível durante 30 minutos e terá em seguida mais 30 minutos para debater quais as ideias fundamentais do texto e quais as dúvidas ou temas para debate que o texto suscitou.
Em seguida, o relator de cada grupo terá até 10 minutos para fazer uma apresentação para todo o grupo.
O professor discutirá ponto a ponto aquilo que foi apresentado por cada grupo, situando o texto no conjunto do debate que estamos fazendo, dando elementos para uma leitura individual posterior e situando o texto na história do Brasil e na história da luta pelo socialismo no Brasil.
Dia 14 de dezembro de 2014, manhã
Em seguida, faremos uma discussão sobre os desafios da luta pelo socialismo durante a ditadura e após a ditadura, com o surgimento do PT.
Os mesmos pequenos grupos voltarão a reunir-se, para leitura do seguinte texto:
-Carta sobre o PT, o governo Dilma e assuntos conexos (http://www.valterpomar.blogspot.com.br/2014/11/carta-sobre-o-pt-o-governo-e-assuntos.html)
Em seguida, o relator de cada grupo terá até 10 minutos para fazer uma apresentação para todo o grupo.
O professor discutirá ponto a ponto aquilo que foi apresentado por cada grupo, situando o texto no conjunto do debate que estamos fazendo e dando elementos para uma leitura individual posterior.
Finalmente, os alunos farão um novo texto, respondendo as mesmas questões colocadas no início.
Cada um dos participantes terá 10 minutos para responder individualmente e por escrito uma das seguintes questões:
-por quais motivos eu sou socialista?
-por quais motivos eu não sou socialista?
-por quais motivos eu não sei se sou ou não socialista?
O texto será entregue ao professor e será respondido, posteriormente e individualmente.
Esta etapa do curso conclui com uma avaliação.
Dia 12 de dezembro de 2014, manhã
Apresentação da proposta do curso como um todo.
Apresentação do professor e dos participantes.
Informações organizativas.
Breve intervalo
Cada um dos participantes terá 10 minutos para responder por escrito e individualmente apenas uma das seguintes questões:
-por quais motivos eu sou socialista?
-por quais motivos eu não sou socialista?
-por quais motivos eu não sei se sou ou não socialista?
Em seguida montaremos três grupos por tipo de resposta (os que responderão que são, os que responderam que não são, os que disseram que não sabem).
Os participantes vão ler, nestes grupos, o que escreveram. E uma pessoa vai ficar encarregada de resumir as respostas do grupo.
Em seguida vamos reunir toda a turma e será apresentada a síntese dos grupos.
Com base nas respostas, o professor fará uma exposição sobre os vários temas que devem ser estudados e debatidos, para compreender o que é socialismo.
Esta exposição abordará panoramicamente, mas já tratando de conteúdo, os itens que serão tratados neste curso de 6 a 8 de junho:
*a ficção científica como espelho distorcido (distopia)
*o socialismo utópico (ler trechos de Morus, Fourier)
*a evolução do capitalismo
*as teorias vinculando socialismo com a luta (e as diferentes visões a respeito)
*as teorias de Marx e Engels (ler trechos do Manifesto Comunista)
*as lutas da classe trabalhadora
*as lutas dos demais setores oprimidos pelo capitalismo
*as organizações socialistas
*um panorama das revoluções socialistas (vitoriosas e derrotadas)
*a luta pelo socialismo no Brasil
*a situação atual, na América Latina e no mundo
*indicações para estudo (livros, filmes, músicas, imagens)
Dia 12 de dezembro de 2014, tarde
Em pequenos grupos e durante uma hora, será feita a leitura de trechos dos seguintes textos:
-A Utopia, de Thomas Morus
-Manifesto do Partido Comunista, de Marx e Engels
-manifesto da Associação Internacional dos Trabalhadores
Cada grupo lerá o que for possível durante 30 minutos e terá em seguida mais 30 minutos para debater quais as ideias fundamentais do texto e quais as dúvidas ou temas para debate que o texto suscitou.
Em seguida, o relator de cada grupo terá até 10 minutos para fazer uma apresentação para todo o grupo.
O professor discutirá ponto a ponto aquilo que foi apresentado por cada grupo, situando o texto no conjunto do debate que estamos fazendo e dando elementos para uma leitura individual posterior.
Dia 12 de dezembro de 2014, noite, será livre.
Dia 13 de junho de 2014, manhã
Os mesmos pequenos grupos voltarão a reunir-se, para leitura de trechos dos seguintes textos:
-Reforma ou revolução, de Rosa Luxemburgo
- Duas táticas da social democracia na revolução democrática, de Lenin
-artigo de Gramsci sobre a revolução de 1917
Cada grupo lerá o que for possível durante 30 minutos e terá em seguida mais 30 minutos para debater quais as ideias fundamentais do texto e quais as dúvidas ou temas para debate que o texto suscitou.
Em seguida, o relator de cada grupo terá até 10 minutos para fazer uma apresentação para todo o grupo.
O professor discutirá ponto a ponto aquilo que foi apresentado por cada grupo, situando o texto no conjunto do debate que estamos fazendo e dando elementos para uma leitura individual posterior.
O resto da manhã e a tarde do dia 13 de dezembro serão dedicadas a aula expositiva acerca da luta pelo socialismo pós 1917.
Dia 13 de dezembro de 2014, noite
Serão montados pequenos grupos, para leitura dos seguintes textos:
-Manifesto de Agosto
-Declaração de Março
Cada grupo lerá o que for possível durante 30 minutos e terá em seguida mais 30 minutos para debater quais as ideias fundamentais do texto e quais as dúvidas ou temas para debate que o texto suscitou.
Em seguida, o relator de cada grupo terá até 10 minutos para fazer uma apresentação para todo o grupo.
O professor discutirá ponto a ponto aquilo que foi apresentado por cada grupo, situando o texto no conjunto do debate que estamos fazendo, dando elementos para uma leitura individual posterior e situando o texto na história do Brasil e na história da luta pelo socialismo no Brasil.
Dia 14 de dezembro de 2014, manhã
Em seguida, faremos uma discussão sobre os desafios da luta pelo socialismo durante a ditadura e após a ditadura, com o surgimento do PT.
Os mesmos pequenos grupos voltarão a reunir-se, para leitura do seguinte texto:
-Carta sobre o PT, o governo Dilma e assuntos conexos (http://www.valterpomar.blogspot.com.br/2014/11/carta-sobre-o-pt-o-governo-e-assuntos.html)
Em seguida, o relator de cada grupo terá até 10 minutos para fazer uma apresentação para todo o grupo.
O professor discutirá ponto a ponto aquilo que foi apresentado por cada grupo, situando o texto no conjunto do debate que estamos fazendo e dando elementos para uma leitura individual posterior.
Finalmente, os alunos farão um novo texto, respondendo as mesmas questões colocadas no início.
Cada um dos participantes terá 10 minutos para responder individualmente e por escrito uma das seguintes questões:
-por quais motivos eu sou socialista?
-por quais motivos eu não sou socialista?
-por quais motivos eu não sei se sou ou não socialista?
O texto será entregue ao professor e será respondido, posteriormente e individualmente.
Esta etapa do curso conclui com uma avaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário