quinta-feira, 25 de abril de 2013

Foro de São Paulo



O Foro de São Paulo se constituiu em 1990 quando o Partido dos Trabalhadores (PT-Brasil) convidou outros partidos da América Latina e Caribe, para debater a nova conjuntura internacional pós-queda do Muro de Berlim e as conseqüências da implantação de políticas neoliberais pela maioria dos governos da região. Nesse sentido, a proposta principal foi discutir uma alternativa popular e democrática ao neoliberalismo.
O primeiro encontro foi na cidade de São Paulo, em julho de 1990, e conseguiu reunir 48 partidos e organizações que representavam diversas experiências e matrizes político-ideológicas de todo o continente latino-americano e Caribe. Foi também por isso que, no Encontro seguinte na Cidade do México (1991), consagrou-se o nome "Foro de São Paulo".
O Foro de São Paulo mantém relações respeitosas com outras iniciativas que aglutinam partidos políticos latino-americanos e caribenhos, como é a Conferência Permanente de Partidos Políticos de América Latina (COPPPAL), a Coordenação Socialista Latino-americano (CSL) e o Comitê da Internacional Socialista para América Latina e Caribe (SICLAC).
Além disso, o Foro de São Paulo mantém uma forte interlocução com os representantes dos movimentos e organizações sociais do continente, que tem por objetivos a construção de agendas e ações comuns.
Mantemos, também, uma vigorosa interlocução com representantes dos movimentos e organizações sociais do continente, que têm por objetivo a construção de agendas e ações comuns; assim como sustentamos relações de intercâmbio e cooperação com forças políticas e sociais de outros continentes, participando ativamente em várias reuniões do Fórum Social Mundial.
O Foro de São Paulo realizou, até agora, inúmeras reuniões de seu Grupo de Trabalho, de suas secretarias regionais, assim como seminários e reuniões de diversos tipos. Destacam-se, contudo, os Encontros do Foro, cuja relação é a seguinte:

I Encontro - São Paulo, Brasil - 1990
II Encontro - Cidade do México, México - 1991
III Encontro - Manágua, Nicarágua - 1992
IV Encontro - Havana, Cuba - 1993
V Encontro - Montevidéu, Uruguai - 1995
VI Encontro - San Salvador, El Salvador - 1996
VII Encontro - Porto Alegre, Brasil - 1997
VIII Encontro - Cidade do México, México - 1998
IX Encontro - Manágua, Nicarágua - 2000
X Encontro - Havana, Cuba - 2001
XI Encontro - Antigua, Guatemala - 2002
XII Encontro - São Paulo, Brasil - 2005
XIII Encontro - San Salvador, El Salvador - 2007
XIV Encontro - Montevidéu, Uruguai - 2008
XV Encontro - Cidade do México, México - 2009
XVI Encontro - Buenos Aires, Argentina - 2010
XVII Encontro - Manágua, Nicarágua – 2011
XVIII Encontro – Caracas, Venezuela – 2012
XIX Encontro será em São Paulo, Brasil, de 31 de julho a 4 de agosto de 2013

A Secretaria Executiva do Foro de São Paulo é de responsabilidade do Partido dos Trabalhadores (Brasil). Mais informações sobre o Foro de São Paulo podem ser encontradas no site www.forodesaopaulo.org, ou pelo e-mail secretaria@forosaopaulo.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário