quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Notas sobre a política internacional do PT

O livro abaixo, uma coletânea de artigos de minha autoria, está disponível em versão eletrônica, no endereço www.pagina13.org.br

Apresentação


Por Iriny Lopes*

Uma das atribuições da Secretaria de Relações Internacionais do PT é contribuir, com informações e análises, para que os dirigentes e a militância do Partido dos Trabalhadores possam acompanhar, interpretar e tomar decisões acerca dos temas relacionados à situação mundial, a política externa do Brasil e a política internacional da esquerda brasileira.

Para dar conta destes objetivos, a SRI adotou várias iniciativas, entre as quais a edição de uma coleção de livretos chamada “Textos para debate”. Até hoje, publicamos os seguintes “títulos”: Um novo ciclo na história do Brasil; A política externa do Brasil; As diferentes estratégias das esquerda latino-americanas; A Internacional Socialista: suas origens e atuação contemporânea; O conflito Israel-Palestina; Uma visão do Brasil sobre a África.

Alguns destes títulos foram publicados em português, outros em espanhol, buscando atender o crescente interesse, presente na esquerda latino-americana e mundial, acerca do pensamento petista.
Os textos citados acima não expressam, necessariamente, a posição oficial do Partido sobre os temas tratados. Mas, assinados por militantes que integram nosso coletivo de relações internacionais, as posições expressas em cada texto fazem parte das referências que informam a política do PT.

Diferente dos 6 títulos citados anteriormente, este título de número 7 de nossa coleção é, na verdade, uma coletânea: reunimos num só livreto, os três primeiros “textos para debate” (cuja tiragem já esgotou); o texto Nem devagar, nem pressa, que integra os anais do seminário de balanço da crise internacional do capitalismo, realizado pelo PT, pelo PCdoB, pela Fundação Perseu Abramo e pela Fundação Maurício Grabois; o Informe sobre a reunião de Caracas, apresentado ao Diretório Nacional do PT, que trata do debate acerca da V Internacional; bem como dois textos publicados em 2010, intitulados Notas sobre a política internacional do PT e A batalha do Chile, este último sobre a vitória eleitoral da direita.

Salvo correções secundárias, os textos respeitam a versão original, motivo pelo qual alguns dados e referências estão ultrapassados. Pepe Mujica, por exemplo, não é mais senador, mas sim presidente do Uruguai. E o parlamento brasileiro já aprovou a entrada da Venezuela no Mercosul.
Boa leitura!

* Iriny Lopes é secretária de relações internacionais do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário