V.I.Lenin
Obras completas
Tomo II (dois)
1895-1897
Editorial Cartago
Buenos Aires, 1958
Primeira edição argentina (julho de 1958), baseada na quarta edição russa (IMEL).
Tomo II (dois)
1895-1897
Editorial Cartago
Buenos Aires, 1958
Primeira edição argentina (julho de 1958), baseada na quarta edição russa (IMEL).
Frederico Engels
Escrito em 1895, publicado em 1896 na coleção Rabótnik.
A síntese que VIL faz da obra conjunta de ME: a humanidade vai se livrar das calamidades, não por obra de personalidades bem-intencionadas, mas sim "por meio da luta de classes do proletariado organizado"; o socialismo não é uma invenção de sonhadores, mas sim "a meta final e o resultado inevitável do desenvolvimento das forças produtivas dentro da sociedade contemporânea"; a luta de classes continuará até que despareçam as bases da luta de classes e do domínio de classe: "a propriedade privada e a produção social caótica" [este detalhe é importante e sempre foi destacado por Engels, o tema da anarquia na produção]; toda luta de classes é uma luta política [noutros textos, ele vai explicar que é assim, mas sob certas condições].
Escrito em 1895, publicado em 1896 na coleção Rabótnik.
A síntese que VIL faz da obra conjunta de ME: a humanidade vai se livrar das calamidades, não por obra de personalidades bem-intencionadas, mas sim "por meio da luta de classes do proletariado organizado"; o socialismo não é uma invenção de sonhadores, mas sim "a meta final e o resultado inevitável do desenvolvimento das forças produtivas dentro da sociedade contemporânea"; a luta de classes continuará até que despareçam as bases da luta de classes e do domínio de classe: "a propriedade privada e a produção social caótica" [este detalhe é importante e sempre foi destacado por Engels, o tema da anarquia na produção]; toda luta de classes é uma luta política [noutros textos, ele vai explicar que é assim, mas sob certas condições].
Lenin desenvolve aqui as idéias de ME, na linha conhecida em Anti-Duhring. Ele revela ter lido, neste momento, as obras fundamentais que haviam sido publicadas; e tinha conhecimento da existência de alguns clássicos que permaneciam inéditos (A Ideologia Alemã, por exemplo).
p. 20: Levando em conta as características do cidadão, é marcante que ele diga: "Seu carinho para com Marx enquanto este viveu e sua veneração à memória do amigo desaparecido, foram infinitos. Engels, o lutador austero e pensador profundo, era homem de uma grande ternura."
Explicação de la ley de multas que se aplican a los obreros en las fábricas
Este texto, de 1895, é impressionante. Vale a pena ser recomendado, pois é literatura para operários, sobre temas do chão de fábrica, escrita com qualidade e didatismo, mostrando como ele entendia na prática a relação entre alguns temas do cotidiano fabril e a luta política.
Este texto, de 1895, é impressionante. Vale a pena ser recomendado, pois é literatura para operários, sobre temas do chão de fábrica, escrita com qualidade e didatismo, mostrando como ele entendia na prática a relação entre alguns temas do cotidiano fabril e a luta política.
Liceos-granjas y escuelas correcionales
Outro texto de ótima leitura, no fundo uma gozação contra a utopia populista das escolas técnicas como experimento socialista. Tem passagens muito interessantes, por exemplo p. 70, quando ele escracha o experimento proposto pelos populistas, por significar na prática substituir o trabalho assalariado pelo trabalho gratuito (a esse respeito, vale a pena analisar o ocorrido em várias experiências do "socialismo do século XX").
Outro texto de ótima leitura, no fundo uma gozação contra a utopia populista das escolas técnicas como experimento socialista. Tem passagens muito interessantes, por exemplo p. 70, quando ele escracha o experimento proposto pelos populistas, por significar na prática substituir o trabalho assalariado pelo trabalho gratuito (a esse respeito, vale a pena analisar o ocorrido em várias experiências do "socialismo do século XX").
Aqui o trecho completo, que está na 71: "No que radica a diferença do novo regime? Em que, na atualidade, os que carecem de recursos podem vender sua força de trabalho, enquanto no novo regime estarão obrigados a trabalhar gratuitamente (...). Não cabe a menor dúvida de que, deste modo, Rússia evitará todas as vicissitudes do regime capitalista. O trabalho assalariado livre que ameaça com a 'lacra do proletariado' queda excluído e cede seu lugar... ao trabalho gratuito obrigatório".
Interessante também a defesa que ele faz das escolas mistas, contra o preconceito populista das escolas separadas por sexo. E a sátira que ele faz acerca da tentativa de impedir matrimônios (só com autorização das autoridades, inclusive para jovens de 25 anos!!!!).
A los obreros y obreras de la fabrica Thornton
Publicado tb em 1896. Texto para agitação fabril. Como já foi dito em relação a um texto anterior, este merece ser lido, este tipo de texto dele é pouco conhecido. Detalhe para o título em linguagem inclusiva, em 1895....
En que piensan nuestros ministros?
Este texto foi escrito em 1895, mas só foi publicado em 1924.
O texto analisa uma correspondência secreta, onde altos burocratas governamentais manifestam preocupação com as escolas dominicais, onde haveria professores com "tendências perniciosas".
O texto termina assim, na p. 84: "Operários! Vejam que medo mortal os nossos ministros têm de unir o saber com o povo trabalhador. Mostrai, pois, ante todos que nenhuma força será capaz de quitar a consciência aos operários. Sem o saber, os operários estão indefesos; com o saber constituem uma força."
Este texto foi escrito em 1895, mas só foi publicado em 1924.
O texto analisa uma correspondência secreta, onde altos burocratas governamentais manifestam preocupação com as escolas dominicais, onde haveria professores com "tendências perniciosas".
O texto termina assim, na p. 84: "Operários! Vejam que medo mortal os nossos ministros têm de unir o saber com o povo trabalhador. Mostrai, pois, ante todos que nenhuma força será capaz de quitar a consciência aos operários. Sem o saber, os operários estão indefesos; com o saber constituem uma força."
Proyecto y explicacion del programa del partido socialdemocrata
Este texto é de 1896, mas só foi publicado em 1924.O projeto propriamente dito é pequeno, ocupando 4 páginas. É interessante comparar com os programas que virão depois. Mas o fundamental é a "explicação do programa", que ocupa 22 páginas.
97: na atualidade, o trabalho assalariado, o trabalho para o capitalista, chegou a ser já a forma mais difundida de trabalho. O domínio do capital sobre o trabalho abarca a massa da população, não apenas na indústria, mas também na agricultura.
[Este exagero tem uma de suas causas naquilo que que é apontado por Claudin, no prólogo a Contenido economico del populismo pp 4-5: "A partir ... da Reforma de 1861, o desenvolvimento industrial é considerável, levando em conta o ponto de partida. O número de empresas fabris passa de 6.891 em 1866 a... 39.000 em 1900. O número de operários... de 706 mil em 1866 ...a 2.920.000 em 1900. Nesses quatro decênios o índice de aumento da produção industrial ultrapassa o da Alemanha, França e Inglaterra (a produção industrial russa se multiplica por 7, a da Alemanha por 5, a de França por 2 e a da Inglaterra só aumenta pouco mais que o dobro) ainda que siga muito atrás em cifras absolutas, sem falar dos índices por habitante. A indústria russa se distingue muito cedo por um alto grau de concentração (... em 1902 as grandes empresas com mais de mil operários são 50% do total).... O Estado desempenha um grande papel neste impulso industrial, recorrendo em grande escala aos empréstimos estrangeiros para complementar sua outra grande fonte de receitas: a expoliação fiscal do campesinato".]
99: tem uma descrição de como a luta econômica se converte em luta política. Curiosa, tendo em vista a polêmica que virá depois.
O mesmo pode ser dito da definição do papel do Partido, na p. 104: a atividade do partido deve consistir em contribuir a luta de classe dos operários. A tarefa do partido consiste não em inventar algum procedimento novedoso de ajuda aos operários, senão em aderir a seu movimento, esclarecer o caráter deste movimento e ajudá-los nesta luta, que eles já iniciaram por sua própria conta. A tarefa do partido é a de defender os interesses dos operários e representar os interesses de todo o movimento operário (...) desenvolver sua consciência de classe mediante a cooperação na luta por suas necessidades essenciais. A segunda ajuda debe consistir em contribuir a organização dos operários....
109: A reivindicação mais urgente dos operários deve ser a conquista da liberdade política"
O mesmo pode ser dito da definição do papel do Partido, na p. 104: a atividade do partido deve consistir em contribuir a luta de classe dos operários. A tarefa do partido consiste não em inventar algum procedimento novedoso de ajuda aos operários, senão em aderir a seu movimento, esclarecer o caráter deste movimento e ajudá-los nesta luta, que eles já iniciaram por sua própria conta. A tarefa do partido é a de defender os interesses dos operários e representar os interesses de todo o movimento operário (...) desenvolver sua consciência de classe mediante a cooperação na luta por suas necessidades essenciais. A segunda ajuda debe consistir em contribuir a organização dos operários....
109: A reivindicação mais urgente dos operários deve ser a conquista da liberdade política"
110: ele explica que para o partido social-democrata é muito mais "vantajoso" que a burguesia tenha "influência direta" na condução dos assuntos do Estado, do que exerça sua influência por intermédio de uma "coorte de funcionários venais e arbitrários". Todo o raciocínio é no sentido de tirar o bode da sala, tirar o intermediários, proporcionar o confronto direto.
111: ao prestar apoio a todos os representantes da burguesia na luta pela liberdade política, os operários debem recordar que as classes possuidoras podem ser só temporariamente seus aliados, que seus interesses são inconciliáveis"
Al gobierno czarista
Este texto é de novembro de 1896 e está assinado pela União de luta pela emancipação da classe operária.Trata-se de uma análise das posições do governo russo frente as greves.
Para uma caracterização do romantismo econômico (Sismondi e nossos sismondistas nacionais)
Este texto foi escrito em 1897 e publicado no mesmo ano. Faz parte dos "escritos econômicos 1893-1899".
Segundo Claudin, é "o mais teórico dos textos deste período" e "a análise crítica mais completa que pode encontrar-se, na literatura marxista, do principal representante desta tendência da economia clássica".
Este texto foi escrito em 1897 e publicado no mesmo ano. Faz parte dos "escritos econômicos 1893-1899".
Segundo Claudin, é "o mais teórico dos textos deste período" e "a análise crítica mais completa que pode encontrar-se, na literatura marxista, do principal representante desta tendência da economia clássica".
-Sismondi, 1773-1842, suíço
-"idealização do passado"
123: oferece especial interesse para a solução das questões econômicas gerais que atualmente se colocam em Rússia com força (...) um partidário fervoroso da pequena produção e que se levanta contra os defensores e ideólogos das grandes empresas (tal como estão fazendo os populistas russos contemporâneos)"
124: a particularidade distintiva da teoria de Sismondi é sua doutrina acerca da renda, da relação desta com a produção e a população
124: o desenvolvimento do capitalismo faz a produção superar o consumo, gerando um problema sem solução, pois dentro cresce a pobreza e fora diminue o número de mercados possíveis.
[Resumidamente, é o mesmo equívoco que Rosa Luxemburgo comete na análise da reprodução ampliada]
[Resumidamente, é o mesmo equívoco que Rosa Luxemburgo comete na análise da reprodução ampliada]
130: o erro de Sismondi e dos populistas, de só levar em consideração o consumo pessoal, não o de bens de produção, o consumo produtivo
135: o erro de considerar que toda a produção é composta de duas partes, salário e mais valia (some totalmente o capital constante)
136: Sismondi aplica mecanicamente, à sociedade capitalista, a moral de um camponês poupador
137: pensa (assim como o fazem os populistas) que um desenvolvimento não-proporcional não é desenvolvimento
138: o centro das divergências, que seguem até hoje frente a pensadores como os reunidos pelo Instituto Rosa Luxemburgo ("contra o desenvolvimento") está aqui: a tese absolutamente correta de que a produção cria ela mesmo seu próprio mercado, determina o consumo. "E nós sabemos que a teoria de Marx tomou dos clássicos esta concepção da acumulação, ao reconhecer que quanto mais rapidamente cresce a riqueza, tanto mais plenamente se desenvolvem as forças produtivas do trabalho e sua socialização, tanto melhor se torna a situação do operário, até aonde isto é possível dentro do sistema dado de economia social. Os românticos sustentam totalmente o contrário e depositam todas as suas esperanças precisamente no débil desenvolvimento do capitalismo e clamam para que este desenvolvimento seja detido".
140: Sismondi considera como causa fundamental das crises essa desproporção entre a produção e o consumo e colocava em primeiro plano o insuficiente consumo por parte das massas populares, dos operários...subconsumo
145: aqui ela mostra como a desproporção entre as seções de bens de capital e de bens de consumo não só é possível, como em certo sentido é inevitável
146: aqui ele sustenta uma tese verdadeira, mas que superficialmente parece não ser, a de que os produtos de consumo pessoal dentro do conjunto da produção capitalista vão ocupando um lugar cada vez menor
149: não se trata de um erro, uma contradição doutrinária, mas um fato que "corresponde inteiramente a realidade e que expressa uma contradição própria do capitalismo": este desenvolvimento das forças produtivas da sociedade, sem o correspondente desenvolvimento do consumo é, desde logo, uma contradição, mas uma contradição que tem lugar na realidade, que emana da mesma essência do capitalismo"
151: outro erro de Sismondi, que deriva de sua errônea teoria sobre a renda e o produto social na sociedade capitalista, é sua teoria da impossibilidade de realizar o produto em geral, e a mais valia em particular, e, em consequência, a necessidade de um mercado exterior
152: o problema do mercado exterior não tem nada que ver com o problema da realização
154: o mercado exterior é necessário não porque o produto não possa ser realizado, mas porque a acumulação é ilimitada
157: enquanto Sismondi localiza a raiz das crises no consumo, os clássicos localizam na produção (subconsumo x anarquia da produção).
158: mas o marxismo não nega a contradição entre produção e consumo, não nega o subconsumo, mas lhe dedica um papel subalterno na explicação
158: mas o marxismo não nega a contradição entre produção e consumo, não nega o subconsumo, mas lhe dedica um papel subalterno na explicação
158-159: crítica as posições de Sismondi sobre a população, em particular sua postura moralista ("a defesa da castidade entre as virtudes próprias do matrimônio")
174: alusivo ao onanismo, na crítica de Proudhon a Malthus: divertidíssimo!!!
206: ele explica porque as teorias de Proudhon e Sismondi são reacionárias, mas suas políticas não.
Volta ao ponto na 231: "os desejos dos românticos são muito bons (como os dos populistas). A consciência das contradições do capitalismo os coloca por cima dos otimistas cegos que negam estas contradições. E se qualificamos Sismondi de reacionário não é por ter querido regressar a Idade Média, mas porque em suas aspirações concretas 'comparava o presente com o passado' e não com o futuro; porque "demonstrava as eternas necessidades da sociedade" pelas "ruínas" e ão pelas tendências do desenvolvimento moderno". Note-se que esta crítica pode ser estendida a parte do movimento altermundista e pachamamicos em geral.
Volta ao ponto na 231: "os desejos dos românticos são muito bons (como os dos populistas). A consciência das contradições do capitalismo os coloca por cima dos otimistas cegos que negam estas contradições. E se qualificamos Sismondi de reacionário não é por ter querido regressar a Idade Média, mas porque em suas aspirações concretas 'comparava o presente com o passado' e não com o futuro; porque "demonstrava as eternas necessidades da sociedade" pelas "ruínas" e ão pelas tendências do desenvolvimento moderno". Note-se que esta crítica pode ser estendida a parte do movimento altermundista e pachamamicos em geral.
234: Lenin defende os utopistas que miram o futuro, contra os que miram o passado: sonhavam em deter a ruptura, a mesma ruptura da qual deduziam suas utopias os outros.
235: "no es la clase de los pobres la que hay que eliminar, sino la de los jornaleros; hay que devolverlos a la clase de los proprietários". "Devolverlos" a la clase de los proprietarios, en estas palabras está toda la esencia de la doctrina de Sismondi
247: o debate sobre o protecionismo, tomando como base o discurso sobre o livre-comércio de Marx em 9 de janeiro de 1848.
E lá no ponto 253 tem uma passagem genial: "tanto o librecambio como el proteccionismo conducen por igual a los obreros a la ruina". O critério de Marx é o desenvolvimento das forças produtivas.
E lá no ponto 253 tem uma passagem genial: "tanto o librecambio como el proteccionismo conducen por igual a los obreros a la ruina". O critério de Marx é o desenvolvimento das forças produtivas.
La nueva ley fabril
Texto de 1897 e publicado em 1899.Novamente um exemplar de literatura para operários, de boa qualidade.
A proposito de un suelto periodistico
Texto de 1897, publicado no mesmo ano. É uma polêmica similar a que ele sustenta contra o projeto das escolas técnicas.
Texto de 1897, publicado no mesmo ano. É uma polêmica similar a que ele sustenta contra o projeto das escolas técnicas.
Tarefas dos social-democratas russos
Texto de 1897 e publicado em 1898.
Texto de 1897 e publicado em 1898.
316.A atividade prática dos social-democratas se propõe, como é conhecido, dirigir a luta de classes do proletariado e organizar esta luta em suas duas manifestações: socialista (...) e democrática.
316.social-democratas como tendência social-revolucionária particular
317.o trabalho socialista dos social-democratas russos consiste em fazer propaganda das doutrinas do socialismo científico [e da análise concreta da luta de classes na Rússia} e vinculado a isto encontra-se o trabalho de agitação entre os operários, que consiste em que os socialdemocratas participam em todas as manifestações espontâneas da luta da classe operária... nossa tarefa consiste em fundir nossa atividade com os problemas práticos, cotidianos da vida operária
318: o tema dos operários agrícolas
319: todos os socialistas em Rússia devem converter-se em social-democratas
319: o trabalho democrático está indissoluvelmente ligado ao trabalho socialista. Ao fazer propaganda entre os operários, os social-democratas não podem deixar de lado as questões políticas
320: duas caras de uma medalha... toda luta de classes é uma luta política... indivisível afinidade da propaganda e agitação socialista e democrática, o completo paralelismo do trabalho revolucionário em uma e outra esfera
321: aqui pela primeira vez ele introduz a seguinte pergunta-provocação: "siendo que todos los socialdemocratas reconocen que la revolucion politica en Rusia debe preceder a la revolucion socialista, no corresponderia, uniendo a todos los elementos politicos opositores para la lucha contra el absolutismo, aplazar por ahora el socialismo y no sera esto imprescindible para intensificar la lucha contra el absolutismo?" E a critica, óbvio.
322-323: ele sustenta que só a classe operária é consequente na luta contra o absolutismo, portanto a luta democrática ganha com a radicalização independente do proletariado... e conclui na 324 que todos os democratas autênticos e consequentes de Rússia devem converter-se em socialdemocratas
325: aqui ele enfrenta a tese oposta, a de que a socialdemocracia russa relega a segundo plano as tarefas políticas e a luta política...
na 327 explica ele que acontece que para um partidário de Naródnaia Volia "o conceito de luta política é equivalente ao conceito de conspiração política"
na 327 explica ele que acontece que para um partidário de Naródnaia Volia "o conceito de luta política é equivalente ao conceito de conspiração política"
330: fala pela primeira vez de maneira concreta no tema da tomada do poder: "mil condições que é impossível e inútil tentar adivinhar de antemão"
330: hace mucho que se ha dicho que sin teoría revolucionária no puede haber movimiento revolucionário, y no creo que en el momento actual sea necesario probar semejante verdade
A los obreros de Petersburgo y a los socialistas de la "Union de Lucha"
337: "los socialdemocratas no son menos abnegados que los revolucionarios de generaciones anteriores"
El censo de Kustares de 1894-1895 en la província de Perm y los problemas generales de la industria "Kustar"
Texto escrito em 1897 e publicado 1898. Novamente um duro trabalho de análise estatística, cujo pano de fundo é mostrar o processo de diferenciação em curso.
Perlas de la proyectomania populista (S.N.Iuzhakov. Los problemas de la educación. Experiencias de ensayos sociales. Reforma de la Escuela Secundaria. Sistema y objetivos de la Ensenaza Superior. Manuales para Escuela Seuncaria. Problemas de la instrucion publica general. La mujer y la Instrucion).
Este texto de Lenin é de 1897. Foi publicado posteriormente. Trata-se de uma análise crítica e impiedosa dos projetos educacionais do populista citado, na mesma linha da análise das escolas técnicas referido anteriormente.
452: "A essencia de uma sociedade de classe (e de uma educação de classe, portanto), reside na plena igualdade jurica, na absoluta igualdade de direitos entre todos os cidadãos, no direito igual para todos os que necessitam de acesso a instrução". Algo que deveria ser lido e relido pelos que acham que "igualdade de oportunidades" é "socialismo". "A escola de classe desconhece as castas e existe de todo e qualquer aluno apenas uma coisa: que pague seus estudos". E quem não tem dinheiro, simplesmente não é admitido, é um não-problema. E isto vale inclusive para a escola gratuita, pois os gastos de manutenção não são acessíveis para qualquer um!!!!
451: ele defende, na escola futura, a conjugação de ensino com trabalho produtivo
451: defesa condicionada do trabalho de mulheres e adolescentes (contra a postura reacionária de proibir por completo)
466: tem uma nota de rodapé que é exemplo típico do humor do cidadão, quando ele fala da lista de felizes mortais que estariam liberados de entrar nas tais escolas secundárias agrícolas
468: ele fica indignado com um aspecto do projeto do autor populista: "Si llega a ser permitido el matrimonio"!! Quiere decir que es posible que no sea permitido? se indigna Lenin.
E na 469 reclama direitos aos estudantes que são também cidadãos!!!
E na 469 reclama direitos aos estudantes que são também cidadãos!!!
469: ele denomina o projeto de "feudal-burocrático-burguês-socialista", um conceito que só apareceria na cabeça de alguém que aprendeu a falar alemão
476: ele cita elogiosamente uma obra de Labriola (Ensaio sobre a concepção materialista da história)
A que herança renunciamos
Texto de 1897 e que foi publicado em 1898. É um texto interessante, que deixa clara a maneira cuidadosa com que ele se posiciona frente a tradição anterior.
A herança da geração dos 60, na qual não há nada de populista, marcada pelo ódio ao feudalismo, pela defesa da liberdade/racionalismo/instrução pública/europeísmo e a defesa dos interesses do povo, especialmente do campesinato.
Contrapõe Skaldin a Engelhardt, para em seguida passar à análise do populismo propriamente dito, que ele define na p. 504
504: Por populismo entendemos um sistema de concepções que compreende os seguintes traços: 1) o reconhecimento do capitalismo em Rússia como uma decadência, uma regressão (...) 2) o reconhecimento da originalidade do regime econômico russo, em geral, e o do camponês com sua comunidade... em particular; 3) o desconhecimento das relações existentes entre a "intelectualidade" e as instituições político-jurídicas do país com os interesses materiais de determinadas classes sociais".
506: havendo sido em seu tempo um fenômeno progressista por ter sido o primeiro em colocar o problema do capitalismo, o populismo é agora uma teoria reacionária e nociva que desorienta o pensamento social, que faz o jogo do estancamento e de toda classe de asiatismos
508: o populismo compara a realidade do capitalismo com a ficção da ordem pré-capitalista
509: mais vale o estancamento do que o progresso capitalista, tal é, no fundo, o ponto de vista de cada populista com relação ao campo
515: os ilustrados, os populistas e os discípulos
517: os discípulos são muito mais consequentes e muito mais fiéis depositários da herança do que os populistas
Conclui demarcando com o Mijailovski (1842-1904)
Todos os tomos das Obras completas tem uma cronologia da vida de Lenin no período coberto pelo respectivo tomo e um aparato de notas ao final, além de eventuais notas ao longo dos textos e apresentações.
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