sábado, 5 de abril de 2025

Resposta a um raciocínio boçal

 Me enviaram hoje um texto que começa assim: 

“Enquanto Pedro Pomar, foi um importante militante comunista e revolucionário que lutou contra a ditadura militar, até ser assassinado no Massacre da Lapa em 1976, Luiz Inácio Lula da Silva construiu um legado, através de políticas públicas e programas sociais, que transformaram profundamente o Brasil, durante seus mandatos presidenciais (2003-2010),(2023.....), melhorando significativamente a vida da população mais pobre, sem recorrer à violência.”

Em seguida o texto relaciona várias das políticas públicas desenvolvidas pelo governo Lula.

No penúltimo parágrafo o texto diz o seguinte:

“Enquanto Pedro Pomar, defendeu a revolução pela via armada, Lula demonstrou que transformações profundas, podem ser alcançadas pela via democrática, sem sacrificar sangue inocente, com políticas públicas bem estruturadas e focadas na redução das desigualdades. Seu legado, é marcado por avanços significativos nos indicadores sociais e econômicos, que melhoraram concretamente a vida de milhões de brasileiros, especialmente os mais pobres, sem necessidade de conflito ou derramamento de sangue.”

A última frase do texto diz assim: “Quem é Walter pomar, na fila do pão???”

Segundo me informaram, o texto teria sido escrito por um funcionário de um vereador, provavelmente com a ajuda de alguma (falta de) inteligência artificial.

Pedro Pomar é um herói do povo brasileiro. Sem a luta de milhares de “pedros” como ele, a maioria dos quais ainda não teve seu nome lembrado nos livros de história, não teríamos chegado aonde chegamos hoje.

Na história do Brasil, a classe dominante sempre fez uso da violência para impor seus interesses. Foi e segue sendo a classe dominante - não a esquerda, nunca a esquerda - que sempre sacrificou sangue inocente. 

Até agora a classe dominante teve êxito e segue controlando a maior parte da riqueza, da renda e do poder em nosso país. Por isso é que continua sendo necessário lutar por transformações profundas no Brasil. Por isso continua sendo necessário lutar pela revolução. 

Para não dizer que não falamos de espinhos: o problema não está no lugar que as pessoas ocupam ou deixam de ocupar nesta ou naquela “fila”. O problema é precisar ter fila para poder ter pão…



Um comentário:

  1. Pedro Pomar e seus camaradas da Lapa e do Araguaia estão em nosso panteão sagrado com Tiradentes, Zumbi, Conselheiro, Marighela que nas lutas anti coloniais, contra a escravidão, pela soberania nacional, foram considerados um dia perigosos aos opressores de plantão.
    "Glória a todas as lutas inglórias que através de nossa História não esquecemos jamais."

    Apesar de judas, silverios e cabos anselmos traidores e adoradores do dinheiro 💰

    ResponderExcluir