Recomendo ler as três notas abaixo, todas assinadas por petistas. Uma nota é firme. Outra não diz nada com nada. E a terceira é no mínimo curiosa, tendo em vista a posição anterior sobre a Venezuela.
A companheira Monica Valente, secretaria executiva do Foro de São Paulo, divulgou a seguinte nota sobre a eleição do Equador:
La Secretaría Ejecutiva del Foro de São Paulo expresa su total apoyo a la compañera Luisa González y a los partidos y movimientos que la apoyaron.
Los indicios de fraude en el proceso electoral, especialmente durante el escrutinio, son muy fuertes y consistentes.
No solamente eso, como también el menosprecio con la Constitución por parte del presidente candidato, que debería haber licenciado de sus funciones, pasando por el decreto de estado de excepción en las provincias en las que Luisa González había ganado en la primera vuelta, la reasignación de 18 recintos electorales, la violencia simbólica de la militarización ostensiva y evidente en todo el país durante todo el proceso.
Apoyamos la demanda para abrir las urnas y recontar los votos, y que se investiguen todas las inconsistencias presentadas, garantizando el respeto a la voluntad del pueblo ecuatoriano y la soberanía popular.
Asimismo, saludamos a la querida Luisa González por su liderazgo firme y su compromiso inquebrantable con el pueblo.
Monica Valente, Secretaria Ejecutiva do Foro de São Paulo
São Paulo, 14 de abril de 2025.
A executiva nacional do Partido dos Trabalhadores, por sua vez, soltou a seguinte nota:
Saudamos o povo equatoriano pela importante participação no processo eleitoral realizado neste domingo (13), demonstrando resiliência em meio aos desafios enfrentados pelo país. No entanto, é essencial que todo processo eleitoral seja conduzido com máxima transparência e clareza, pilares indispensáveis de qualquer democracia legítima.
Manifestamos preocupação diante de fortes indícios que levantam questionamentos sobre a condução das eleições. A transparência e a confiança no processo eleitoral são princípios que não podem ser negligenciados, pois a democracia só se fortalece com processos claros e imparciais, que reflitam fielmente a vontade do povo.
Respeitamos o direito de qualquer candidato ou força política de apresentar suas observações e questionamentos sobre o processo eleitoral, dentro dos marcos legais e institucionais. Reiteramos que a soberania popular deve ser o guia maior em decisões que impactem o futuro do Equador.
Neste momento desafiador, manifestamos nossa solidariedade ao povo equatoriano e renovamos nosso compromisso com a luta por justiça social e pela integração dos povos da América Latina. Reafirmamos nosso compromisso com a democracia como valor fundamental para garantir a soberania popular e construir sociedades mais justas e igualitárias.
Executiva Nacional do PT, 14 de Abril de 2025.
E o governo Lula soltou a seguinte nota:
Saúdo o povo equatoriano e o presidente reeleito, Daniel Noboa, pelas eleições de domingo, 13 de abril. O Brasil seguirá trabalhando com o Equador em defesa do multilateralismo, pela integração sul-americana e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Bolívar e San Martin se encontraram no Equador, Guayaquil dizem. E oficialmente dizem que concordaram em construir uma América unificada e independente.
ResponderExcluirOs 3 vice reinos hispânicos se tornaram 17 países, repúblicas cada qual com sua elite agrária e comercial criolla.
E nosostros cá que éramos dois vice reinos do Maranhão e Brasil fomos unificados em um reino.
Geografia é destino?
Pablo Milanês e Chico Buarque e o Clube da Esquina ainda cantam por uma unidade.
Tudo é um.
Esqueci de linkar
ResponderExcluirhttps://youtu.be/N9Q0r-jF1YU
A pressa é inimiga. A paciência é revolucionária