Ontem foi o dia em que algumas pessoas comemoraram a eleição do presidente do Senado e do presidente da Câmara.
A respeito, recomendo ler os discursos de ambos (ver extratos ao final).
Davi Alcolumbre é mais contido: promete "por vezes" um "posicionamento corajoso perante o governo, o Judiciário, a mídia ou o mercado".
Já Hugo Motta é muito loquaz: cita Ulysses Guimarães para defender explicitamente as emendas impositivas como expressão do parlamentarismo supostamente expresso na Constituição de 1988.
Apaga-se assim a soberania popular que aprovou o presidencialismo no plebiscito de 1993.
Mas ontem foi ontem.
Hoje é o dia em que muitas pessoas estão comemorando a pesquisa GenialQuaest que aponta a vitória de Lula em todos os cenários, se a eleição fosse hoje.
A respeito, recomendo ler a pesquisa: https://www.poder360.com.br/poder-pesquisas/leia-a-integra-da-pesquisa-quaest-com-todos-os-cenarios-para-2026/
Na espontânea, Lula alcança 9%. Nove por cento. Mesmo resultado obtido pelo cavernícola. 78% se declaram indecisos.
Na estimulada Lula alcança de 28% a 33%, a depender dos cenários. Lembrando que no primeiro turno de 2022 tivemos 48,43% dos votos válidos.
Quando a pesquisa simula um segundo turno, Lula oscila entre 41% e 45%. Lembrando que, segundo o TSE em 30 de outubro de 2022, "com 98,91% das urnas apuradas, Lula foi considerado eleito após receber 59.563.912 votos (50,83% dos votos válidos), contra 57.675.427 votos (49,17% dos votos válidos) de Bolsonaro".
Detalhe: os três "candidatos" contra quem Lula obtém menos vantagem nesta simulação de segundo turno são Gustavo Lima (41x35), Pablo Marçal (44x34) e Eduardo Bolsonaro (44x34).
Detalhe importante: a Quaest diz que 49% dos pesquisados dizem que conhecem e não votariam em Lula. No caso do cavernícola, 53% dizem conhecer e não votar.
Sendo estes alguns dos resultados da pesquisa, certo está quem diz que é melhor não se enganar. O cenário é preocupante, não tranquilizador.
Recomenda-se, a respeito, ler os trechos finais da análise contida no link abaixo:
https://x.com/proffelipenunes/status/1886359539554873638?s=46&t=63rxMaDKEAObBgim1deXKw
Para vencer as eleições presidenciais de 2026, é preciso mudar nossa atuação e mudar muito rapidamente.
ps.reproduzo ao final, entre aspas, algo que escrevi num grupo de zap, polemizando com a opinião de uma pessoa que integra a direção nacional do PT: "a pesquisa mostra que a situação é muito preocupante. Nossos cenários hoje são três: ganhar em melhores condições, ganhar em piores condições ou perder. A pesquisa indica que, a preços de hoje, o cenário "ganhar em melhores condições" não está dado. E a pesquisa mostra que o risco de derrota é real. Pois embora ganhemos em todos os cenários da pesquisa, quando analisamos no detalhe se verifica que os números não são bons".
SEGUEM TRECHOS DO DISCURSO DE DAVI ALCOLUMBRE E DE HUGO MOTTA
Alcolumbre (União Brasil)
https://www.poder360.com.br/poder-congresso/assista-ao-discurso-de-vitoria-de-davi-alcolumbre-no-senado/
“Senhoras senadoras, senhores senadores, “Muito obrigado! “Minhas primeiras palavras não poderiam ser outras: muito obrigado, a cada senador a cada senadora, pela confiança novamente em mim depositada. “Tenham certeza de que buscarei ao longo dos próximos 2 anos fazer jus a essa confiança –consolidada na votação expressiva com que vossas excelências me honraram no dia de hoje. Trabalhando como sempre fiz, com muita dedicação, humildade e respeito, a cada dia dessa nova missão. “Tenham certeza de que eu continuo igual"
"Eu quero ser um catalisador do desejo deste Plenário e ajudar a construir os consensos que forem necessários para melhorar a vida da população brasileira...."
“Afirmo isso porque há exatos 6 anos atrás [1/1/2019], neste Plenário, tive a honra de ser eleito pela 1ª vez para presidir essa Casa, com 42 votos. Hoje, 6 anos depois, com a unidade política de partidos que pensam diferente, o painel marca 73 votos à nossa candidatura...."
"Vamos trabalhar pelo Brasil: promover a geração de emprego, o crescimento econômico, o desenvolvimento social, proteger a saúde pública, dar uma educação de qualidade aos brasileiros, e também, muito importante estarmos atentos todos os dias à questão da segurança dos brasileiros...."
"O Brasil clama por pacificação, por um ambiente de respeito e cordialidade, onde as diferenças sejam vistas como oportunidades de crescimento. ..."
"Por vezes, isso nos exigirá um posicionamento corajoso perante o governo, o Judiciário, a mídia ou o mercado. ..."
Hugo Motta (MDB)
https://www.poder360.com.br/poder-congresso/assista-ao-discurso-de-vitoria-de-hugo-motta-na-camara/
"A vida pública é um exercício permanente e transitório. ..."
"Somos todos brasileiros e brasileiras,..."
"essa será sempre a cadeira do senhor diretas, do senhor democracia, a eterna cadeira do nosso pai da Constituição, Ulysses Guimarães..."
"3 compromissos, 3 únicas prioridades: servir ao Brasil, servir ao Brasil e servir ao Brasil. O povo brasileiro não quer discórdia, quer emprego. O povo brasileiro não quer lutar pelo poder, quer que os Poderes lutem por ele. O povo brasileiro não quer a divisão da ideologia, mas a multiplicação do seu dia a dia...."
"não existe um caminho da direita, da esquerda ou um caminho do centro. Existe apenas o caminho do Brasil. ..."
"Nada pior para os mais pobres que a inflação. A falta de estabilidade na economia. E a estabilidade é a resultante de um conjunto conhecido e consensual de medidas de responsabilidade fiscal...."
"Não há democracia com caos social. Não há estabilidade social com caos econômico. Defenderemos a democracia porque defenderemos também as melhores práticas e as melhores políticas econômicas..."
"Minha eterna gratidão ao presidente do meu partido, deputado Marcos Pereira, pelo gesto fundamental para que eu sentasse nesta cadeira. E meu muito obrigado ao meu amigo, presidente Arthur Lira, pelo respaldo ao meu nome e trabalho incansável para que a Câmara encontrasse esse consenso histórico que estamos vendo no plenário...."
"Faço questão de relembrar o gesto histórico de Ulysses ao promulgar a Constituição que juramos respeitar: viva a democracia! ..."
"Ao contrário dos debates parciais, o Parlamento jamais avançou em suas prerrogativas. Foi justamente o contrário. A vontade dos constituintes originários foi adiada por quase 4 décadas. E qual vontade era essa? ..."
“Ninguém melhor para descrevê-la do que o próprio Ulysses Guimarães em seu histórico discurso de promulgação da Carta de 1988. Pontificou Ulysses: ‘Se a democracia é o governo da lei, não só ao elaborá-la, mas também para cumpri-la, são governo o Executivo e o Legislativo’. Repito Ulysses: ‘São governo o Executivo e Legislativo’. “E Ulysses continua naquele dia histórico: ‘o Legislativo brasileiro investiu-se das competências dos Parlamentos contemporâneos’. ..."
“Que competências eram e são essas? O parlamentarismo! Ele não pregou o parlamentarismo como nova forma de governo. Mas disse que o parlamento se investia das competências dos parlamentos – parlamentos parlamentaristas – contemporâneos. “Ou seja, ele afirmava que o presidencialismo absoluto deixava de existir com a nova Constituição. Isso já em 1988. E mais do que afirmar: ele descrevia o que os novos mecanismos constitucionais previam...."
“Ulysses em seu discurso desenhava a função constitucional deste parlamento, já então. Palavras do Senhor Constituinte: ‘é axiomático que muitos têm maior probabilidade de acertar do que um só...."
“Quem era o ‘um só’ a que se refere Ulysses? O superpresidente, o presidencialismo absoluto, cuja sentença de morte estava sendo decretada naquele momento, na inauguração da nova Constituição, no mesmo célebre discurso em que pronunciou a frase que ainda ecoa nestas galerias: ‘tenho ódio e nojo à ditadura’!..."
“Não existe ditadura com parlamento forte. O primeiro sinal de todas as ditaduras é minar e solapar todos os parlamentos. Por isso, temos de lutar pela democracia. ..."
“E não há democracia sem imprensa livre e independente. Quero, aqui, agradecer e parabenizar a todos os jornalistas presentes neste sábado pelo trabalho tão fundamental de noticiar diariamente aos milhões de brasileiros os acontecimentos desta Casa. ..."
“Não somos 513 deputadas e deputados. Somos os representantes de 212 milhões de brasileiros que só estamos aqui pela vontade popular. ..."
“Os constituintes estabeleceram a corresponsabilidade e a coparticipação do governo. Portanto -e aqui cabe fazer uma importante observação do ponto de vista histórico. Não diálogo neste momento com as circunstâncias: o Legislativo jamais avançou em nenhuma prerrogativa, no presente ou no passado presente. A rigor nunca. “Na verdade, o poder Legislativo recuperou suas prerrogativas, definidas pelos constituintes originários, proclamadas aqui, nesta mesma cadeira e o fez após os tormentosos abalos desde a redemocratização...."
"Esse atraso se deu por um mecanismo político, na verdade, um eufemismo de nome pomposo, mas de funcionamento que se provaria perverso, o chamado ‘presidencialismo de coalizão’, nada mais nada menos do que a locação, o aluguel, o empréstimo do poder semipresidencial do Legislativo ao Executivo através de uma coparticipação não autônoma e independente, como inscrita na Constituição e descrita por Ulysses, mas submissa, subordinada, sob o cabresto do poder do presidencialismo. ..."
“Ou seja, saímos do presidencialismo absolutista por obra e graça de uma Constituição legítima e promulgada e, pelas circunstâncias, resvalamos por outros meios para um absolutismo presidencial que a Constituição não previa através do arranjo da cooptação do parlamento, do toma lá dá cá, de uma espécie de arrendamento do poder do legislativo pelo Executivo. ..."
“O resultado dessa acomodação e seu distanciamento dos princípios dos constituintes levou ao primeiro impeachment – sintoma claro do poder constitucional novo do parlamento, ainda não compreendido pelo sistema político; a inúmeros abalos e escândalos, às crises que só ganharam proporção, ao segundo impeachment até a erosão completa do sistema político como um todo e à onda antipolítica...."
“Foi nessa época que, aqui nesta Casa, em 2016, por meio da adoção das emendas impositivas que o parlamento finalmente se encontra com as origens do projeto constitucional. E se afirma...."
“Estamos num ponto de onde nunca deveríamos ter nos desviado, aquele que mandou a constituição e por tanto tempo foi adiado...."
"Tem razão os que pregam por mais transparência. Sou o 1º dessa fila. Sou a favor de uma radicalização quando falamos da transparência nas contas que são, por definição, públicas. “Temos hoje tecnologias nas plataformas digitais capazes de acompanhar em tempo real cada centavo despendido por todos os poderes...."
“A praça, sempre lembremos, é dos 3 e não de 1 nem de 2 poderes. E quando não é dos 3 não é a praça da democracia..."
"Serei um guardião da independência e uma sentinela permanente pela harmonia. ..."
Nenhum comentário:
Postar um comentário