domingo, 19 de abril de 2020

Gleisi Hoffmann e as Forças Armadas


Já manifestei à companheira Gleisi Hoffmann e ao conjunto dos integrantes do Diretório Nacional do PT que considero um grave erro a referência feita, na mensagem acima reproduzida, às Forças Armadas.

É correto exigir que o Congresso, o STF e até o Ministério Público reajam.

Mas não é correto propor, convidar, convocar ou conclamar as Forças Armadas a agir politicamente.

Não podemos naturalizar nem legitimar uma ação ilegal.

Ademais, as Forças Armadas já estão agindo, há tempos. E não em defesa da democracia. 

Queremos que eles se afastem da política, não que atuem a nosso convite, nem mesmo a convite dos chamados poderes!!

E aguardamos que nosso Partido dos Trabalhadores se manifeste oficialmente pelo Fora Bolsonaro e Mourão, seu governo e suas políticas.








2 comentários:

  1. Valter Pomar,
    Concordo integralmente com sua crítica a Gleisi. Aliás esta deveria ser uma diretrizes para todos os membros do PT. Só se pode colocar no mesmo pé de igualdade no plano federal o STF, o Congresso Nacional e a Presidência da República e talvez o Ministério Público Federal. As Forças Armadas são uma instituição subordinada à Presidência da República.
    Quanto ao fora Bolsonaro, discordo de você pois considero que deve ser mote de campanha a ser utilizado na campanha de 2022. Antes para mim é golpe.
    Abraços,
    Clever Mendes de Oliveira
    BH, 20/04/2020

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valter Pomar,
      Lembro que na véspera do segundo turno uma amiga que não vota no PT e ia votar em Bolsonaro, veio falar comigo o que fazer, pois a filha dela em residência médica dissera para ela não votar em Bolsonaro, pois Bolsonaro iria acabar com o SUS.
      Eu disse a ela que para quem como ela não votava no PT, não deveria haver preocupação em votar em Haddad uma vez que ele era mais PSDBista do que PTista, mas que a vitória de Bolsonaro já estava garantida e que tanto o voto dela como o meu não contava mais.
      E disse mais o seguinte, que ela não deveria temer tanto o Bolsonaro, pois o Exército sabia quem era Bolsonaro e não o deixaria fazer nenhuma loucura. O único temor que eu tinha era o Exército montado no exemplo da eleição de Bolsonaro tentar acabar com a eleição direta de presidente da República.
      Ultimamente, o meu temor é o Exército tirar o poder de Bolsonaro destruindo assim a submissão do Exército à Presidência da República. Nesse sentido o Twitter de Gleisi, a quem eu admiro, foi lamentável, pois facilita aos militares a tarefa golpista.
      Abraços,
      Clever Mendes de Oliveira
      BH, 20/04/2020

      Excluir