quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Projeto de resolução sobre plano de comunicação

(versão para debate na jornada e na Dnae)

 1.A Direção Nacional da AE debaterá e aprovará, em sua reunião dias 1 e 2 de fevereiro de 2014, o plano geral de comunicação para o período 2014-2015.
 2.Os pressupostos políticos deste plano (diagnóstico sobre a situação geral da luta de ideias no Brasil; sobre o papel da indústria cultural, dos meios de comunicação e dos aparatos educacionais; sobre quais as metas e instrumentos da esquerda na luta de ideias; sobre a contribuição da AE nesta luta, em termos de formulação teórica, formação de quadros e trabalho editorial --boletim, revista, jornal, página web e redes sociais) serão desenvolvidos num texto a parte.
 3.O texto a seguir é a versão para discussão na Dnae do plano geral de comunicação para o período 2014-2015. Solicitamos que as direções estaduais e municipais da AE, assim como nossas coordenações setoriais, debatam esta versão e apresentem suas propostas até o dia 26 de janeiro.
 4.Durante a 12ª Jornada de Formação, faremos reuniões específicas para debater este plano, especialmente o projeto editorial e gráfico do Página 13, o projeto editorial e gráfico da página eletrônica, assim como nossa ação nas redes sociais.
 5.O plano geral de comunicação 2014-2015 envolve os seguintes aspectos:
5.1.boletim ORIENTAÇÃO MILITANTE
5.2.revista ESQUERDA PETISTA
5.3.Página 13
5.4.editora de livros e folhetos
5.5.página eletrônica
5.6.redes sociais
5.7.listas da AE
5.8.direção política do trabalho de comunicação
5.9.funcionamento do setor de comunicação (organograma, fluxograma, divulgação)
5.10.orçamento global e financiamento do trabalho de comunicação
5.11.política de assinaturas
5.12.encomenda antecipada de livros e demais materiais
A SEGUIR DESENVOLVEMOS ALGUNS DESTES ASPECTOS:
 6.Boletim ORIENTAÇÃO MILITANTE
6.1.Boletim eletrônico semanal, denominado ORIENTAÇÃO MILITANTE, formato ofício, 2 ou 4 páginas
6.2.Público: militantes da AE
6.3.Conteúdo: resoluções da Dnae, direções estaduais, coordenações setoriais, informes internos etc.
6.4.Circulação: através da lista eletrônica, cabendo às instâncias de base, setoriais e estaduais providenciar e distribuir cópias impressas
 7.Revista ESQUERDA PETISTA
7.1.Revista eletrônica bimestral, denominada ESQUERDA PETISTA, formato ofício, 32 a 48 páginas
7.2.Público: intelectualidade de esquerda em geral, especialmente a vinculada ao PT
7.3.Conteúdo: análises de maior fôlego sobre temas teóricos, ideológicos, programáticos e estratégicos; análise  e crítica do conteúdo da mídia (TV, rádio, internet, revistas teóricas e políticas, livros); resenhas de livros etc.
7.4.Circulação: através da lista eletrônica da AE e outros meios digitais;
 8.Página 13
8.1.Jornal tabloide mensal, com 20 a 24 páginas, visando chegar a quinzenal e depois semanal (neste caso com 12 páginas);
8.2.Público: militância petista, militância cutista, juventude simpatizante do PT, militância sem-terra simpatizante do PT, militância de movimentos sociais em geral, intelectualidade apoiadora;
8.3.Conteúdo: nossas posições sobre os temas da conjuntura internacional e nacional, sobre a atuação do PT e demais partidos de esquerda, sobre os movimentos sociais em geral, notícias de interesse geral da luta interna do PT e da atuação da AE. Textos sempre escritos para serem lidos por pessoas simpáticas ao Partido, mas não necessariamente militantes ou filiadas;
8.4.Circulação: entre assinantes e distribuído em atividades partidárias e de movimentos sociais, visando chegar à tiragem de 20 mil exemplares por edição semanal, até o final de 2015;
8.4.1. Procurar imprimir o jornal localmente nas capitais e cidades que reúnam condições técnicas e políticas para isso (por exemplo, aquelas onde seja possível fazer circular pelo menos 1.000 exemplares por edição), de modo a facilitar a logística de distribuição e reduzir os custos de transporte do jornal impresso. Onde for possível, fazer cadernos regionais/municipais.
8.5.Alterações editoriais decorrentes: pauta e textos que sejam compreensíveis e sirvam para orientar o petismo em geral;
8.6.Alterações no projeto gráfico derivadas desta orientação;
8.7.Alterações no funcionamento da redação, papel dos colaboradores, seções fixas etc.
 9.Editora Página 13
9.1.Selo editorial que publicará, além de livros avulsos, títulos vinculados a três coleções: “Didáticos”, “Debates”, “Resoluções”.
9.2.A coleção “Didáticos” tem como objetivo apresentar, para os militantes, nossa posição sobre um determinado tema. A coleção “Debates” tem como objetivo apresentar as diversas posições existentes, ou na tendência ou no Partido ou na esquerda em geral, acerca de um determinado tema.
9.3. A coleção “Didáticos” terá as seguintes características:  formato 11x14, 80 páginas, tiragem média de 500 exemplares;
9.4.Temas que podem ser abordados nos títulos previstos para lançamento entre 2014 e 2015 (Coleção Didáticos):
-capitalismo & imperialismo no século XXI;
-a luta socialista no século XXI;
-classes, luta de classes e desenvolvimento capitalista no Brasil;
-estratégia & táticas da luta pelo socialismo no Brasil;
-reforma e revolução, governo e poder;
-a integração regional e a estratégia socialista;
-partido, eleições, reforma e revolução;
-socialismo e luta cultural
-socialismo e juventude
-socialismo e mulheres
-como se organiza o Capital na Saúde
-como se organiza o Capital na Educação
-forças armadas e polícias
-como se organiza o Capital na Comunicação
-o Parlamento visto por dentro
-o Estado visto por dentro
9.5.A coleção “Debates” terá as seguintes características: formato 14x21, 160 páginas, tiragem média de 500 exemplares;
9.6.Temas que podem ser abordados nos títulos previstos para lançamento entre 2014 e 2015 (coleção Debates):
-o balanço dos governos Lula e Dilma, do ponto de vista da esquerda petista
- a crise internacional, os diferentes projetos de integração e as diferentes propostas para a “nova ordem” internacional
- as diferentes estratégias da esquerda brasileira e latino-americana e a luta pelo socialismo
- luta de classes, gênero, raça e orientação sexual
-desenvolvimento e meio-ambiente
-mídia, hegemonia e luta de classes
9.7.Seleção de textos e autores: será feita pelo conselho editorial (comissão designada pela Dnae). O conselho editorial poderá encarregar pessoas pela redação e/ou analisar propostas.
9.8.O trabalho de pré-impressão será feto com as receitas gerais da tendência. A impressão será feita a depender das compras antecipadas ou de parcerias com entidades (sindicatos etc).
10.A coleção “Resoluções” divulgará periodicamente coletâneas ou folhetos específicos com resoluções da tendência (congressos, direções, coordenações etc.).
11.A editora também é responsável pela publicação anual da Agenda, pela publicação da HQ e pela publicação das “Cartilhas de trabalho de base”. (movimento estudantil; trabalho sindical; juventude).
 10.página eletrônica
10.1.Natureza da página: portal dos conteúdos citados anteriormente, adaptando-os ao meio, assim como espaço para divulgação imediata dos temas da hora;
 11.redes sociais
11.1.Vídeos semanais de análise

12.listas da AE
 13.direção política do trabalho de comunicação: responsabilidade da Dnae, através de uma comissão de comunicação composta pelo editor do Página 13, pelo editor da página eletrônica, pela responsável por assinaturas e vendas etc.
 14.funcionamento do setor de comunicação (organograma, fluxograma, divulgação)
 15.orçamento global e financiamento do trabalho de comunicação
 16.política de assinaturas do jornal Página 13 (e demais publicações)

 17.encomenda antecipada de livros e demais materiais

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