domingo, 19 de janeiro de 2014

Genial, simplesmente

Lênin morreu no dia 21 de janeiro de 1924.

90 anos depois, é simplesmente genial ler o seguinte:

*numa assembléia, Struve declara que "todos os atuais adversários do partido Kadete não tardarão em se converter eles mesmos em kadetes (...) Os únicos que se mantém incorrigíveis parecem ser os bolcheviques, razão pela qual estão destinados a... ir parar num museu de história".

*a este discurso, Lênin responde o seguinte: "agradecemos o elogio. Sim, passaremos ao museu da história que ostentará o nome de 'história da revolução russa'. Nossas palavras de ordem serão indissoluvelmente e para sempre unidas a história da revolução russa de outubro".

Detalhe: o discurso de Struve é de 27 de dezembro de 1906.

A resposta de Lenin foi escrita em 7 de janeiro de 1907, nas páginas do jornal Proletari.

A "revolução de outubro" a qual Lênin se refere é a de outubro de 1905, que hoje sabemos serviu de "ensaio geral" da revolução de outubro de 1917.

No mesmo texto de janeiro de 1907, Lênin escreveu ainda o seguinte: "No pior dos casos, este lugar que ocuparemos no museu histórico nos servirá, no transcurso de muitos anos ou décadas de reação, para educar o proletariado no espírito do ódio contra a burguesia traidora, no espírito do desprezo contra a intelectualidade charlatã e contra a moderação medular pequeno-burguesa. Este lugar no museu histórico servirá para que prediquemos aos operários, ainda que sob as piores condições políticas, para ensiná-los a prepararem-se para a nova revolução, uma revolução que, sendo independente da mediocridade e da covardia burguesas, estará mais próxima da revolução socialista do proletariado".

O texto de Lenin conclui assim: "Se a revolução, ao contrário do que esperamos, não chegar a triunfar, Struve será durante um largo período um herói da contrarrevolução e nós passaremos a ocupar un "lugar no museu", porém um lugar de honra: o lugar que corresponde a luta de outubro do povo. Porém, se a revolução voltar a ficar de pé, a luta de massas voltará a travar-se com base nas palavras de ordem bolcheviques. Sob hegemonia Kadete, a revolução só pode ser derrotada. Se a revolução há de triunfar, terá que ser sob a hegemonia da socialdemocracia bolchevique".

Pois é.

Por estas e outras, entre os 90 anos da morte de Lênin e os 100 anos da revolução russa de outubro de 1917, vale a pena ler (ou reler) as Obras Completas do velho.







Um comentário: