quarta-feira, 9 de julho de 2025

9 de julho: a renúncia de Genoino


Acabo de falar por telefone com José Genoino.

Nada de excepcional, conversamos desta forma duas ou mais vezes por semana.

Ele me pediu notícias do PED.

E comentamos sobre o cerco da direita contra o governo.

No final da ligação, critiquei o feriado de 9 de julho, dedicado à contrarrevolução bandeirante.

Genoino lembrou então do 9 de julho de 2005, quando ele renunciou à presidência nacional do PT. 

Há quase exatos 20 anos, na noite de 8 para 9 de julho de 2005, Múcio Magalhães, Iriny Lopes, Sônia Hypolito e este que vos escreve estivemos na casa de Genoino, para conversar sobre a situação.

Genoino morava na mesma casa há muitos anos, sendo esse um dos muitos motivos que me levavam a recusar até mesmo qualquer insinuação que fosse feita contra ele. 

No dia 9 de julho fomos chamados pelo “campo majoritário”, que comunicou ter escolhido Tarso Genro para substituir Genoino na presidência, com chances inclusive de Tarso vir a ser o candidato (da então “maioria”) à presidência nacional do PT no PED que ocorreria em 2005.

Nos opusemos fortemente ao nome de Tarso Genro. Os acontecimentos futuros confirmaram quem tinha razão nesta questão. 

A reunião do Diretório Nacional, naquele 9 de julho de 2005, foi acima de tudo dolorosa. Como um dos vice-presidentes, tive que estar na mesa que dirigiu os trabalhos. 

Algum dia, depois de ser cremado, talvez escreva tudo o que sei e penso que sei sobre aquela época, inclusive sobre quem acho que realmente pode ser chamado de guerreiro do povo brasileiro.

Pano rápido.

Vinte anos depois, Genoino segue sendo camarada, como era desde quando o vi pela primeira vez, numa reunião no Grupo Educacional Equipe, acho que em 1978.

Na ocasião perguntaram como ele podia opinar sobre a política adotada na Guerrilha do Araguaia, se fora preso logo no início. Lembro dele responder que todo mundo ali tinha opiniões sobre a Revolução Russa de 1917, porque ele não poderia ter sobre uma Guerrilha ocorrida há tão pouco tempo??

Nestes quase 50 anos divergimos muito, como se pode inferir da leitura do texto disponível no endereço abaixo, escrito pouco antes da queda:

https://teoriaedebate.org.br/2005/04/20/debate-25-anos-de-pt-com-a-palavra-a-maioria/

Mas também convergimos muito, como se pode ver num dos adesivos que Genoino carrega no peito, na foto que ilustra esta postagem. Apesar de táticas diferentes, operamos neste PED de 2025  com um mesmo propósito. Fomos derrotados. Mas pelo menos foi em boa companhia. 

Abaixo, só para ilustrar, uma foto de quando visitamos a China, em 2004.








2 comentários: