domingo, 29 de dezembro de 2013

Segunda tiragem


http://www.pagina13.org.br/2013/12/2a-edicao-do-pagina-13-de-dezembro-2013-janeiro-2014/

Editorial
De tédio, não morreremos
Entre assinantes e militantes presentes ao V Congresso do Partido dos Trabalhadores, foram distribuídos todos os exemplares da edição 127 do Página 13.
Por conta disto, tomamos a decisão de fazer uma segunda tiragem, combinando as matérias da edição 127 com algumas matérias novas, especialmente uma que fala do Congresso da CNTE, uma entrevista com a deputada Iriny Lopes sobre a Câmara dos Deputados em 2014, bem como um balanço do V Congresso do Partido dos Trabalhadores.
Além disso, fizemos uma revisão e atualização do que foi publicado na edição 127 original. De forma que os leitores encontrarão, nas próximas páginas, um jornal sob vários aspectos novo.
Por exemplo, trazemos a versão definitiva do balanço do processo de eleição das direções partidárias, ocorrido em novembro de 2013. Aproveitamos, também, para falar da bancada que representará a Articulação de Esquerda no Diretório Nacional do PT, empossado dia 12 de dezembro de 2013.
Trazemos, também, diversos textos analisando os desafios de 2014: Igor Fuser aborda o cenário internacional, sob o prisma do Irã e da Venezuela; Breno Altman fala de pesquisas e eleições presidenciais; João de Deus atualiza o quadro da momentosa eleição maranhense; Rubens Alves (assim como Iriny Lopes) fala da pauta legislativa do próximo ano; Max Altman e Rodrigo César abordam, em textos distintos, o tema da reforma política; Jandyra Uehara trata dos desafios da CUT; e publicamos extratos da tese da Articulação de Esquerda para o Congresso da CNTE.
Página 13 republica, também, um texto de Valter Pomar, sobre o significado estratégico das prisões de Genoíno, Dirceu e Delúbio. Junto, publicamos um Box comentando a resolução aprovada no V Congresso do PT acerca da AP 470.
Publicamos, também, um artigo de Iole Iliada, sobre o debate de ideias no Partido dos Trabalhadores, a luz de importante evento realizado pela Fundação Perseu Abramo.
Ricardo Menezes aborda os desafios da saúde pública, Jonatas Moreth atualiza o quadro da juventude petista, Patrick Campos e Adriele Manjabosco falam do recente congresso da União Brasileira de Estudantes Secundaristas. E Marcos Lazaretti, coordenador geral da UEE Livre do Rio Grande do Sul, fala da eleição do Diretório Central dos Estudantes de Santa Maria (RS).
Além disso, esta segunda tiragem de Página 13 reitera a homenagem feita a Marcelo Deda, militante petista, governador de Sergipe, que recentemente nos deixou.
*
Coerentemente com as posições que defendemos no PED, Página 13 não espera da maioria da nova direção petista eleita no PED e empossada no V Congresso uma mudança de tática ou na estratégia. Continuarão insistindo numa postura geral defensiva e aquém das necessidades e possibilidades da conjuntura e do período histórico.
Da nossa parte, vamos continuar insistindo na necessidade de um giro estratégico e tático, assim como no funcionamento do PT. Achamos que a conjuntura de 2014 tende a ser turbulenta, que a campanha eleitoral será muito difícil, que o PT precisa de outra postura e de outra política, seja para vencer, seja para governar, seja para transformar o Brasil.
Por isto, estamos seguros, nós que somos petistas, que de tédio não morreremos.
E também por isto lutaremos para que 2014 seja um ano marcado por grandes mobilizações e vitórias da classe trabalhadora brasileira.

Os editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário