quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Agenda 2013


Agenda 2013

10 anos de governo Lula, 20 anos da Articulação de Esquerda

Uma grande festa popular acompanhou, no dia 1º de janeiro de 2003, a posse de Luís Inácio Lula da Silva na presidência da República do Brasil.

O primeiro operário presidente de nossa história foi eleito após seis campanhas, das quais cinco derrotas: governador do estado de São Paulo (1982), deputado federal eleito (1986) e presidente da República (1989, 1994, 1998 e 2002).

No primeiro turno das eleições de 2002, Lula encabeçou uma coligação integrada pelo Partido dos Trabalhadores, pelo Partido Liberal e pelo Partido Comunista do Brasil.

O candidato à vice-presidência de Lula foi José Alencar, grande empresário mineiro. Em eleições presidenciais anteriores, Lula apresentou como vice José Paulo Bisol (1989), Aloizio Mercadante (1994) e Leonel Brizola (1998).

O marketing da campanha vitoriosa foi dirigido pelo publicitário Duda Mendonça, na linha Lulinha paz e amor. Na mesma linha moderada, a maioria do Diretório Nacional do PT aprovou uma Carta aos Brasileiros, garantindo o superávit primário, o respeito aos contratos e excluindo do programa a ruptura com o neoliberalismo, diretriz que havia sido aprovada pelo Encontro Nacional do PT realizado em dezembro de 2001. 
   
A eleição de Lula presidente foi o ápice da trajetória iniciada em 1980, quando foi criado o Partido dos Trabalhadores.

Na sua primeira década, o PT concentrou-se na organização da luta social, na oposição à ditadura militar e no questionamento da “transição conservadora para a democracia”, encabeçada pelo PMDB e pelo Partido da Frente Liberal, com o consentimento de setores da esquerda comunista, socialista e trabalhista, cujos deputados participaram da eleição presidencial indireta de Tancredo Neves e José Sarney. O PT não participou do Colégio Eleitoral.

O desempenho positivo nas eleições municipais de 1988, com a vitória petista em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Vitória, entre outras cidades, foi seguido pela inesquecível campanha de Lula nas eleições presidencias de 1989.

Paulatinamente, o PT tornou-se o principal partido da esquerda brasileira. De partido centrado prioritariamente na luta social, tornou-se progressivamente alternativa eleitoral de governo. Como conquistar a Presidência da República tornou-se o centro do debate interno ao Partido dos Trabalhadores.

Os anos entre 1990 e 1995 foram marcados por um intenso debate acerca dos rumos do PT. A crise do socialismo, o impacto do neoliberalismo no Brasil, o impeachment de Fernando Collor de Mello, a postura frente ao governo Itamar Franco e o plebiscito sobre sistema de governo se misturavam com o debate acerca da política do Partido para as eleições presidenciais de 1994. Neste contexto, foi divulgado em 4 de fevereiro de 1993 o manifesto A hora da verdade. Meses depois, em setembro, é fundada oficialmente a Articulação de Esquerda, uma das tendências da chamada esquerda petista.

Vinte anos depois da fundação da Articulação de Esquerda, dez anos depois da posse de Lula, o PT e o Brasil vivem situações novas.

A reeleição de Lula em 2006 e a eleição de Dilma em 2010, a emergência de novas frações da classe trabalhadora e a renovação geracional do país, a persistência do monopólio da comunicação e do financiamento privado das campanhas eleitorais, a fortaleza do Brasil num contexto de crise do capitalismo internacional vis a vis a persistência da desigualdade social e do conservadorismo político ideológico, tudo isto numa América Latina e num mundo em ebulição colocam imensos desafios para todos nós, homens e mulheres socialistas que construímos o PT.

Esperamos que 2013, ano da renovação das direções partidárias petistas, seja o momento do grande debate acerca de todos estes e mais alguns temas.

Que esta modesta agenda colabore com isto.

Os editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário