quinta-feira, 26 de novembro de 2015

O PT deve expulsar Delcídio Amaral?

(texto que será apresentado para debate na reunião da direção nacional da tendência petista Articulação de Esquerda, que ocorrerá nos dias 28 e 29/11/2015)


1.O Supremo Tribunal Federal determinou a prisão preventiva do Senador Delcídio Amaral (PT-MS), basicamente sob a acusação de tentativa de obstrução da Justiça, configurando flagrante delito.

2.O Supremo Tribunal Federal tomou esta decisão com base em gravações de diálogos mantidos pelo Senador com outras pessoas, algumas das quais também foram presas. Não se conhece ninguém que questione a autenticidade e legalidade das referidas gravações, nem tampouco a gravidade do que ali é dito.

3.O Senado Federal decidiu, em votação realizada depois da prisão, validar a prisão. A maior parte da bancada do PT votou contra, argumentando que não estaria sendo respeitado aquilo que a Constituição prevê como condição para a prisão de um mandatário popular.

4.Não se trata de um tema simples, envolvendo desde interpretações da Constituição até a análise do significado político da prisão do líder do governo Dilma no Senado Federal.

5.Isto posto e por isto mesmo, somos de opinião que a maioria da bancada do PT no Senado Federal errou. Ao Partido dos Trabalhadores e ao Governo Dilma interessa separar o joio do trigo. E o fato é que o Senador Delcídio Amaral traiu a confiança do governo, traiu a confiança do PT, traiu a confiança do eleitorado popular. 
6.É verdade que o STF aplica, contra petistas e filiados ao PT, um rigor que não adota quando se trata de filiados a partidos de centro-direita. Exemplo disto é o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB), que até este momento segue solto. Entretanto, não é de esquerda a tese segundo a qual enquanto não restaura-se a moralidade, locupletar-se é permitido. Está provado que o Senador usava o cargo para tentar cometer um crime, em benefício próprio e em prejuízo dos interesses do Brasil, do governo e do próprio PT, que seriam inevitavelmente acusados de estarem por trás da eventual fuga do criminoso que Delcídio Amaral queria impedir de colaborar com a Justiça.

7.Por tudo isto, a bancada do PT no Senado deveria ter votado a favor de chancelar a prisão preventiva determinada pelo STF. E com muito mais motivos -- pois neste caso não está em jogo uma interpretação da Constituição, mas sim o estatuto e o código de ética do Partido-- , a Comissão Executiva Nacional do PT deve abrir imediatamente um processo disciplinar contra o senador, reafirmando o caráter pessoal e anti-partidário de suas ações e sinalizando explicitamente a disposição de expulsá-lo do Partido.

8.O presidente nacional do PT, companheiro Rui Falcão, divulgou uma nota na qual declara perplexidade com a atitude do Senador. Apoiamos o presidente do Partido em sua atitude de não prestar solidariedade a Delcídio Amaral, mas não compartilhamos de sua perplexidade. 

9.Registre-se que quando Delcídio Amaral pediu filiação ao PT, nós da tendência petista Articulação de Esquerda recorremos contra no seu diretório municipal. Derrotados, impugnamos a filiação no Diretório estadual do PT-MS. Derrotados, questionamos a filiação junto ao Diretório Nacional. Nós sabíamos quem ele era, acompanhamos sua trajetória pública desde então e por isto não estamos perplexos.

10.Não é necessário lembrar agora, quem patrocinou, apoiou, deu os votos necessários ou simplesmente lavou as mãos, permitindo por ação ou omissão a filiação de Delcídio Amaral. 

11.Mas aquele erro está na origem do que ocorre agora, quando o conjunto do Partido sofre os efeitos da filiação de alguém que nunca teve qualquer passado de esquerda. E que em diversas oportunidades -- por exemplo na CPI dos Correios, no processo do chamado mensalão, na discussão do regime de partilha do petróleo, nos temas indígenas etc.--  demonstrou ter uma mentalidade empresarial e tucana, traindo inclusive aqueles que estimularam sua filiação ao PT.

12. O caso de Delcídio Amaral, assim como os de André Vargas e Candido Vaccarezza, são sintomáticos da falta de critério, da falta de vigilância, da falta de limites, do oportunismo e do pragmatismo que predominam em certos setores do Partido. 

13.Se quiser sobreviver ao cerco da direita, o PT não precisa apenas mudar de política, precisa também mudar de comportamento. O que significa, em casos como este, que precisamos depurar. Por tudo isto, o PT deve expulsar Delcídio Amaral.

25 comentários:

  1. Perfeito. O partido cresceu muito, mas deve criar mecanismos de depuração. Não podemos filiar qualquer um.

    ResponderExcluir
  2. E que pese a gravidade das intenções ditas na fala do senador, o Senado perdeu uma bela oportunidade de salvaguardar a Constituição, que foi literalmente rasgada pelo STF. Na verdade, jogou pra galera, referendando um ato que atenta contra a seguridade constitucional dos cidadãos e cidadãs deste País.

    Segue Link com elucidativo artigo http://jornalggn.com.br/noticia/para-nao-entender-a-prisao-de-um-senador-pelo-stf

    Quanto ao expulsão, pelo fato posto, é a opção politicamente justa!....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou muito bem claro a atitude anti PT no voto da Cármen Lúcia. Acho que a prisão foi causada pela irritação pelas bravatas.

      Excluir
  3. Transcrito no blog do PT em Queimados. www.ptqueimados,wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. O PT jamais deveria ter aceito o dito e menos ainda colocá-lo como representante de p nenhuma. Errou feio. Estamos pagando caro!

    ResponderExcluir
  5. O PT jamais deveria ter aceito o dito e menos ainda colocá-lo como representante de p nenhuma. Errou feio. Estamos pagando caro!

    ResponderExcluir
  6. Pois é....tivemos a Erundina, André Vargas, a Marta e por aí vai....Qual o critério?

    ResponderExcluir
  7. Depois do ato do STF e Senado neste episódio acabou a CF.

    Isso é muito mais grave que a fala do senador!.....Isso é que,ao invés de perfumaria, independente da safadeza do mesmo, deveríamos defender!.....Todos os cidadãos e cidadãs desse Paí estão ameaçados!....Acabou a seguridade constitucional!.....

    ResponderExcluir
  8. Valter eu não entendi a citação do Cândido Vacarezza.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Sempre votei no PT, mas a solução para quem realmente deseja mudar o Brasil: https://www.facebook.com/LafaieteDeSouzaSpinola/posts/376383689185712

    ResponderExcluir
  11. Sempre votei no PT, mas a solução para quem realmente deseja mudar o Brasil: https://www.facebook.com/LafaieteDeSouzaSpinola/posts/376383689185712

    ResponderExcluir
  12. Há anos clamo por essa depuração que só agora começa a ganhar forças, sou favorável ao entendimento de sua imprescindibilidade. Todavia, não me parece oportuna agora, não especificamente para este caso isolado, vai também parecer medida eleitoreira e não moralizadora, sem falar, que das ilações especialmente que, “empurraram bêbado na ladeira”. O partido precisa mais uma vez mostrar-se forte, diferente, más acima de tudo, justo. Quanto ao STF vamos lembrar aos companheiros que o judiciário tem o dever de decidir sobre representação (pedidos), más não tem poderes para pedir a si mesmo e em seguida decidir sobre a prisão de alguém. Quem deveria ter pedido a prisão de todos os entendemos beneficiados até então, seria o MPF, o senhor Janot ou um de seus pares. O STF só poderia ou o Moro só poderão ser criticados por deferir ou indeferir pedidos de prisão, não por deixar de mandar prender sem representação neste sentido. Por último, vamos limpar o PT da mesma forma que o País está sendo limpo, mas, no momento oportuno, agora até pode, menos o Delcidio Amaral.

    ResponderExcluir
  13. O PT afastou-se de uma atuação original que propugnava por valorizar suas bases sindicais, sociais e culturais. Transformou-se em partido de gabinetes parlamentares e do executivo. Absorveu o lulismo sem praticar autocriticas. Aceitou Dilma para ser candidata à presidência num processo de imposição personalista. Elegeu Zé Dirceu como voz indiscutível em negociações com a direita. Aceitou alianças com tucanos em Minas Gerais sem acusar diretamente FHC, Serra, Aecio, Azeredo, Alckimin, Anastasia de corrupções. Não arguiu a governabilidade para freiar as corrupções de Sarney, Lobão, Roseana, Temer, Jader, Juca e outros velhos honoráveis bandidos. Está agora tão atacado pela direita que não ficarei perplexo se esta não solicitar à justiça eleitoral a cassação do seu registro. Não fará isto porque interessa aos expoentes da direita mante-lo como um partido vagabundo e moribundo que exemplifica a incompetência política da esquerda. O PT necessita exigir de Lula uma autocrítica para depois votar se vale ou não nós de esquerda continuarmos com ele nos liderando. O Brasil e a esquerda brasileira são maiores que Lula.

    ResponderExcluir
  14. Quanto a Delcidio do Amaral, tucano, participante das roubalheiras dos gatunos honrados do neoliberalismo na Petrobras, MME, etc, nunca deveria ter sido aceito no PT. Sua filiação é mais uma coisa que Lula vai ter que nos explicar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fácil de explicar, tudo Jogo de Interesses! Ou será que o Lula tem uma boa explicação sobre a cópia de textos do Wikipédia que valem milhões nas mãos de lulinha Junior? A Verdade é que a esquerda comandada por Lula e sua turma subverteu sua ideologia em troca de trinta moedas!

      Excluir
    2. Fácil de explicar, tudo Jogo de Interesses! Ou será que o Lula tem uma boa explicação sobre a cópia de textos do Wikipédia que valem milhões nas mãos de lulinha Junior? A Verdade é que a esquerda comandada por Lula e sua turma subverteu sua ideologia em troca de trinta moedas!

      Excluir
  15. Quanto a Delcidio do Amaral, tucano, participante das roubalheiras dos gatunos neoliberais na Petrobras, MME, etc, nunca deveria ter sido aceito no PT tão somente por questões eleitoreiras. Isto é mais uma coisa que Lula, Zé Dirceu e sua moçada da burocracia partidária vão ter que explicar para nós.

    ResponderExcluir