sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Um dia para lembrar, de Múcio Magalhães

Ontem, 23/10, foi um dia importante para um significativo número de militantes do PT, organizados na AE ou que defendem ideias próximas às nossas. Assim foi devido a presença no estado do camarada Valter Pomar, candidato a presidente nacional do PT, número 120, apoiado pela chapa A Esperança é Vermelha, número 220, que disputa o Diretório Nacional do PT.
Valter não veio participar de um debate com os demais candidatos porquê não haverá debate entre eles aqui em Pernambuco. Talvez porquê os temas a serem debatidos no estado governado por Eduardo Campos não sejam tão atrativos no momento, principalmente porquê exigem assumir posições políticas. Veio por iniciativa da nossa campanha e sem dúvidas sua vinda foi positiva por ter contribuído no debate político que acontece no PT e na sociedade.
Suas intervenções foram acompanhadas por muitas pessoas através da mídia e redes sociais ao longo do dia e por quem esteve na plenária realizada a noite no auditório do Sindicato dos Servidores Federais.
Ouvir um quadro dirigente nacional analisar a trajetória do partido, especialmente de 2005 até os dias atuais, aprofundando com qualidade e coragem os erros, limites e virtudes da estratégia adotada, e avançar na defesa de outra estratégia, assentada em princípios democráticos, populares e socialistas, pontuando os movimentos táticos necessários, o tipo de organização partidária que esta estratégia exige e um perfil diferente para o segundo governo Dilma, superior ao atual, era uma necessidade da militância, que certamente saiu satisfeita do evento.
Valter expressa como ninguém este jeito de pensar o Brasil, o papel da esquerda , das lutas populares, da intervenção institucional e como cada uma destas dimensões podem contribuir na perspectiva do acúmulo de força na luta pelo socialismo. Uma forma de pensar que vem sendo construída nestes vinte anos de Articulação de Esquerda.
Ontem foi um destes dias que pudemos contar com os elementos essenciais para que os objetivos fossem alcançados. Um bom programa para defender, um bom quadro para fazer o debate e uma militância combativa disposta a levar o debate do programa para as bases onde atua.
A agenda foi intensa, mas ao final, lá para as 21:30h, estávamos cansados mas com
aquela gostosa sensação de ter feito o que deve ser feito, e que ficamos mais preparados e preparadas para novas tarefas.
Lamentavelmente nem todo mundo que manifestou interesse de ir conseguiu chegar, mas sempre tem como estarmos todas e todos juntos na luta por uma nova hegemonia, de esquerda e socialista no PT.
O dia 10 de novembro está perto e até lá muito debate vai acontecer. Não podemos descansar até garantir que o desfecho final seja tão bom quanto o de ontem, afinal dificuldades existem para serem superadas, especialmente por quem confia na luta popular e sabe que palavras como liberdade, justiça, revolução, socialismo e vitória ficam mais bonitas quando as escrevemos em vermelho.
Sigamos firmes com Valter Pomar presidente nacional do PT e a chapa A Esperança é Vermelha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário