quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Fala de abertura no curso HISTÓRIAS DO PT NO GOVERNO DE CAMPINAS

Fala de abertura no curso HISTÓRIAS DO PT NO GOVERNO DE CAMPINAS dia 15/9 as 21h00

Boa noite a todos.

Boa noite a todas.

Boa noite a quem está conosco aqui nesta sala zoom.

Boa noite a quem está nos assistindo online.

Meu nome é Valter Pomar, faço parte da equipe do Centro Cultural Esperança Vermelha e estamos aqui, eu e a Guida Calixto, para apresentar a programação e a dinâmica do curso HISTÓRIAS DO PT NO GOVERNO DE CAMPINAS.

Nosso curso começa hoje, 15 de setembro, com uma aula da Sonia Fardin, sobre “A história de Campinas, até os anos 1980”.

A Sonia Fardin é historiadora, funcionária pública aposentada e foi diretora de Memória da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Campinas.

A dinâmica desta aula, como as demais, será a seguinte: a professora ou professor desenvolverá o tema, durante o tempo que for necessário e da forma que julgar adequada. Ao término da sua exposição, abriremos para perguntas e comentários dos que estão na sala zoom participando conosco; também será possível fazer perguntas e questionamentos através do chat do facebook do CCEV.

O Adriano Bueno, que também é da equipe do CCEV, vai moderar este momento de debate. Nosso objetivo é terminar a aula as 23h00. Também estará por aqui, mas por detrás das cortinas, a Paula Vianna, cuidando dos aspectos técnicos da sala zoom e da transmissão pelas redes sociais.

A próxima aula será no sábado, dia 19 de setembro. Aliás, as aulas sempre serão nas terças e sábados. Terças, sempre das 9 às 11 da noite (ou 21-23 horas) e nos sábados poderemos ter uma ou duas aulas, como explicarei a seguir.

Pois bem: no dia 19 de setembro, sábado, das 15h00 as 17h00 (das três as cinco da tarde), nosso tema será “Da fundação do PT Campinas até a ruptura de Jacó Bittar”.

Neste dia teremos como professor o jornalista Celso Marcondes, que foi presidente e secretário geral do PT Campinas.

Depois da fala do Celso, teremos comentários de Bryan, Robeni e Gloria Cunha. Newton Bryan foi secretário da educação durante parte do governo Jacó Bittar. A professora Robeni, além de militante do PT desde os anos 1980, foi sub-prefeita de Barão Geraldo, durante parte o governo Izalene Tiene. E Glória Cunha, musicista, foi dirigente do Partido na época do governo Jacó Bittar e foi diretora da Secretaria de Cultura no governo Izalene Tiene.

Neste dia, vamos priorizar a contribuição dos quatro – Celso, Glória, Bryan e Robeni – portanto é provável que não haja tempo para perguntas e debate. Mas isso, como eu já disse, ficará a cargo do Adriano Bueno que, nos dias em que nem eu, nem a Sonia estivermos por aqui, terá também a tarefa de inaugurar e de encerrar a respectiva aula.

No dia 22 de setembro, terça-feira, das 21h as 23h, o tema será “O PT, de volta à oposição: da ruptura de Jacó Bittar até a eleição de Toninho”.

Neste dia, a exposição ficará por conta do Renato Simões, filósofo, foi deputado estadual e federal pelo PT, bem como candidato a prefeito em 1992.

No dia 26 de setembro, sábado, das 15h00-17h00, Sonia Fardin voltará para nos falar do “Toninho do PT: militante, pesquisador e prefeito”.

No dia 29, terça-feira, das 21h as 23h, contaremos com a participação do advogado Lauro Marcondes, que nos falará do governo Izalene Tiene. Lauro Marcondes foi secretário de governo de Izalene Tiene.

No sábado seguinte, dia 3 de outubro, teremos uma novidade: duas aulas seguidas, a primeira aula começando as três e indo até as cinco da tarde; e a segunda aula começando as seis e indo até as oito da noite.

A primeira aula, das 15h-17h, tratará da relação entre o PT e o governo e também da relação com o funcionalismo público.

Para tratar deste tema, teremos a participação de três painelistas: João Leite, que foi presidente do PT Campinas; Carlos Maldonado e Jonival Cortes, que atuaram no governo de Izalene Tiene, exatamente no tema dos chamados recursos humanos.

A segunda aula, das 18h-20h, tratará da comunicação do governo democrático e popular. Neste caso teremos um painel com Rosana Ramos e Ivete Roldão. Ambas são jornalistas, Rosana foi secretária de comunicação e Ivete foi diretora da Rádio municipal.

Nos dois casos, caberá ao Adriano decidir, a luz do tempo que reste depois das falas iniciais dos painelistas, como será feito o debate e as perguntas.

No dia 6 de outubro, terça-feira, das 21h-23h00, trataremos da relação entre o governo e a Câmara municipal. Quem nos ajudará nesta questão é o professor Carlos Signorelli, a quem pedimos que falasse de diferentes questões: sua experiência como vereador e como presidente da Câmara, da relação entre a Câmara e o  governo em geral e nos governos petistas em particular.

No sábado 10 de outubro, novamente teremos duas aulas seguidas.

Das 15h-17h, será o momento de discutir a atuação do governo petista nas áreas de finanças, administrações regionais e mobilidade urbana. Faremos um Painel com Ronaldo Hipólito, Pio e Marcos Bicalho, os três foram secretários municipais no governo de Izalene Tiene.

Das 18h-20h, trataremos da questão ambiental e rural em Campinas, com Sonia Moraes e Ari Fernandes, que também fizeram parte da equipe dirigente do governo de Izalene Tiene.

No dia 13 de outubro, terça-feira, das 21h-23h00, o assunto será a atuação do governo nas áreas de segurança pública e guarda municipal. Neste caso, a palestra será feita pelo Valdecir Manoel dos Santos, que foi diretor da Guarda durante o governo de Izalene Tiene.

Já no sábado, 17 de outubro, voltaremos ao sistema de duas aulas seguintes. Das 15h00-17h00, Demétrio Vilagra, que foi vice-prefeito de Campinas, falará da politica de abastecimento. E das 18h00-20h00, a assistência social será o tema da professora Martha Coelho.

No dia 20 de outubro, terça, teremos dois temas em uma mesma noite: a política de cultura, esportes e turismo, com Valter Pomar; e a zeladoria do Centro, com o professor Reinaldo Cicone. Ambos estiveram a frente das respectivas tarefas, durante o governo Izalene Tiene. Como será um painel, caberá ao Adriano administrar o tempo.

No sábado, 24 de outubro, novamente duas aulas: das 15h00-17h00, A política de educação, com a Professora Corinta, que foi secretária no governo Izalene; e das 18h00- 20h00 Ciência, tecnologia e desenvolvimento, com Silvio Spinella, que foi presidente da IMA.

No dia 27, terça-feira, toda a noite, das 21h as 23h, será dedicada a política de saúde. A professora será a Maria do Carmo Cabral Carpintero, nossa amiga Carminha, que também foi secretária da saúde em Campinas e em outras cidades, como ela poderá explicar.

No dia 31, sábado, das 15h00-17h00, o tema será a política de participação popular. Para tratar desta questão, contaremos com o Braga, que foi exatamente secretário de participação popular no governo de Izalene Tiene.

Já em novembro, no dia 3 de novembro, terça-feira, das 21h00-23h00, falaremos da política de saneamento e da SANASA. O tema estará a cargo de Vicente Andreu, que além de presidente da Sanasa, foi também presidente da ANA.

No dia 7 de novembro, sábado, das 15h00-17h00, teremos um painel sobre a relação com os movimentos sociais, mulheres, juventude, negros e LGTBQ+. Neste dia contaremos com Cleusa e Bessa, que foram da equipe de Izalene Tiene; e com Paulo Mariante, que entre suas muitas tarefas, foi presidente do conselho municipal de saúde de Campinas.

Finalmente, no dia 10 de novembro, uma terça-feira, das 21h-23h00, faremos um debate sobre o legado e o futuro, com a participação de Izalene Tiene, que foi prefeita de Campinas, e de Márcio Pochmann, hoje presidente do Instituto Lula.

O lema que nos orientou a organizar este curso é: “Conhecer o passado para conquistar o futuro”.

Para nós, o melhor método de conhecer o passado é através da pesquisa e do debate. Por isso, os que vão falar neste curso viveram a experiência e vão falar sobre ela, a partir do que lembram e do que pensam. Aqui vocês não verão uma única opinião; verão muitas. Mas apesar de muitas opiniões, não é uma cacofonia, pois estamos juntos na luta por conquistar o futuro.

Que, esperamos, esteja bem próximo de nós.

Boa noite e bom curso.

Sonia, a palavra é tua.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário