quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Com quantos covardes se faz um golpe?


Ao negar liminarmente o pedido da defesa de Lula, Fachin agiu como sua colega de apropriado nome Weber, deixando de lado qualquer “convicção” e demostrando sua total “responsabilidade” enquanto integrante do aparato de Estado responsável por martelar mais alguns pregos no caixão do golpe.

Os que acreditam no Estado de Direito podem e devem ficar escandalizados.

Mas quem noutros tempos aprendeu que o Estado é o “comitê executivo da burguesia”, não deve gastar tempo se lamuriando.

A classe dominante brasileira (não um indivíduo, não um partido, não um setor, mas sim o conjunto da classe dominante e todos os seus instrumentos estatais, midiáticos e econômicos) está em guerra contra Lula, contra o PT, contra a esquerda, contra a classe trabalhadora brasileira, contra as liberdades democráticas, os direitos sociais e a soberania nacional.

O golpe de 2016; as contrarreformas; a condenação, prisão e impedimento de Lula são batalhas desta guerra.

O próximo passo deles é continuar fazendo de tudo para “vencer legitimamente” as eleições presidenciais de 2018.

Isso inclui desde já manipulação das pesquisas, impedimentos ao uso da imagem de Lula, novos processos contra a coligação e seus encabeçadores, estrangulamento financeiro e, talvez mais importante que tudo, uma campanha sistemática para que os votos de Lula se dispersem entre diferentes candidaturas, de maneira a que o segundo turno seja disputado entre duas candidaturas golpistas.

Aliás, o sonho dourado de um setor da classe dominante, vocalizado por FHC, é fazer o PT recomendar voto num tucano para derrotar um espantalho.

Portanto, não podemos deixar de falar da natureza fraudulenta destas eleições.

Isto nos ajudará a manter alta nossa guarda, ajudará a deslegitimar resultados negativos e contribuirá para que tenhamos a atitude e o discurso necessários para derrotar a fraude, que efetivamente é o que mais importa.

Vale lembrar que a orientação “eleição sem Lula é fraude” permitia a adoção de várias táticas eleitorais.

Mas os hábitos e costumes adquiridos nos últimos vinte anos impediram amplos setores da esquerda de considerar outras hipóteses e limitaram o leque de alternativas.

Mesmo assim, se prevalecer a decisão de substituir o presidente Lula, é preciso que a pessoa substituta aja como tal, para que o eleitorado que hoje prefere Lula vote 13 como um protesto contra a fraude.

Falando de outra forma: não devemos cair na armadilha de comparar a pessoa substituta com seus adversários. 

A comparação e o confronto devem se dar entre quem representa Lula e os inimigos de Lula.

Outra armadilha para a qual setores do tucanato querem nos atrair é a de assumir como “centro tático” da campanha a linha todos contra a extrema-direita

O centro tático da campanha, para nós, deve continuar sendo todos contra os golpistas.

Isto não significa minimizar os riscos da extrema-direita. Pelo contrário.

O ambiente criado pelo golpe favorece a extrema-direita e não devemos descartar a possibilidade de sua vitória.

Mas por razões já detalhadas no texto “A tripla polarização”, as chances de derrotar a extrema direita crescem quando a esquerda se apresenta como o que somos: anti-golpistas, anti-neoliberais e anti-política tradicional.

A extrema-direita e os tucanos são igualmente golpistas e neoliberais, ambos apoiaram o golpe de 2016, votaram e defendem as contrarreformas de Temer.

Por qual motivo, então, a candidatura assumidamente da extrema-direita tem mais votos que o picolé de chuchu e do que o banqueiro?

Um dos motivos é o fraudulento discurso “anti-política”, “anti-políticos”, somado às promessas de exterminar os petistas e a falsa imagem de alguém “firme”, que vai resolver os problemas. 

Um discurso que será favorecido e muito, se do outro lado estiver uma “frente única”, permitindo à extrema direita apresentar os demais como “farinha do mesmo saco”.

O único jeito seguro de derrotar a extrema-direita é polarizando pela esquerda, sem ilusão ou concessão alguma ao tucanato & aliados, que de democráticos só têm a folha de parra e olhe lá.

Dia 11 de setembro é a data do golpe contra a Unidade Popular no Chile de Salvador Allende. 

Numa destas coincidências que falam por si, dia 11 de setembro é também a data limite, imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral, para que a coligação encabeçada pelo PT e pelo PCdoB substitua a candidatura a presidente.

Dadas as circunstâncias, devemos aguardar que o presidente Lula informe qual sua orientação frente a decisão do TSE. 

Esta orientação, tanto no conteúdo quanto na forma, terá importância decisiva sobre o estado de ânimo e sobre o movimento que fará parcela importante do nosso eleitorado e base social.

Entretanto, nos próximos dias as dúvidas, os temores, os oportunismos e a confusão tenderão a crescer “como nunca antes em nossa história”.  

Isto faz parte. Mas dia 11 de setembro não é o dia 7 de outubro. 

A batalha de 2018 ainda está em curso. 

O nervosismo exibido pela direita, com direito a “DR" pública entre Temer e Alckmin, confirmam que ainda há muito jogo a ser jogado e que o resultado da batalha está indefinida.

Portanto, é plenamente compreensível que haja alguma confusão e medo em nossas fileiras. 

Mas devemos zelar para que a covardia e o oportunismo sejam exclusividade da canalha golpista. 

Pois a hora é de lutar, lutar e lutar.


5 comentários:

  1. Ainda bem que na direção nacional do PT ainda exista lucidez e equilíbrio. Se o PT capitular e abrir mão da candidatura do Ex-Presidente Lula, estará não só legitimando o golpe de Estado, mas também decretando a morte política do Ex-Presidente Operário, do partido e da Esquerda Política com viabilidade eleitoral. Todo o ônus dos abuso, ilegalidades e crimes cometidos contra o Ex-Presidente Lula, contra o PT, contra a Esquerda, contra soberania brasileira e contra o futuro dos brasileiros deve ser colocado na conta dos golpistas, sobretudo os do sistema judiciário.

    ResponderExcluir
  2. E a História, mais uma vez, se repete. Agora como farsa. Quando será a tragédia?

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente acredito que teremos Força e Garra para vencer com Haddad e Manuela. É voto 13 de cima abaixo!

    ResponderExcluir
  4. Preocupação maior com que tipo de congresso será eleito... Ou seja, mesmo algum progressista vencendo nas eleições majoritárias poderá ficar refém do tal Centrão dos canalhas.

    ResponderExcluir