http://www.cartacapital.com.br/blogs/blog-do-grri/os-ianques-agradecem-5989.html
Em artigo publicado recentemente pela Carta Maior, o
professor J. C. Assis denunciou que o Banco Central está bloqueando a
participação do Brasil no Banco dos BRICS.
De fato, por vários motivos entre os quais aqueles expostos
no artigo do professor Assis, o Banco Central brasileiro precisa ser nacionalizado
e desprivatizado.
Enquanto isto não acontecer, “nosso” BC prestará serviços aos interesses
privados e internacionais.
Assis considera que o Banco dos BRICS “será a primeira
fissura na arquitetura financeira internacional erigida pelos anglo-americanos
no pós-guerra”. Convém então compreender quais as características fundamentais
da situação internacional, vista de conjunto.
Em primeiro lugar, as relações de produção capitalistas são
hegemônicas como nunca antes na história.
Até 1917 o capitalismo enfrentou sociedades
pré-capitalistas; depois de 1917 enfrentou a primeira tentativa de construção
do socialismo; e durante todo este período, enfrentou as classes trabalhadoras
e também a si mesmo. Mas a partir do desaparecimento da URSS, o capitalismo
alcançou um grau de hegemonia que não tem precedente histórico; mesmo nos
países governados por partidos comunistas há forte presença das relações de
produção capitalistas.
Em segundo lugar, o socialismo está na defensiva estratégica.
Durante o século XX, a classe trabalhadora obteve uma série
de conquistas econômicas, sociais, políticas, ideológicas e militares. No final
do século XX, parte destas conquistas foi perdida. O que ocorre hoje é, num
certo sentido, uma tentativa de recuperar o “espaço” anteriormente ocupado.
Em terceiro lugar, há uma profunda crise do capitalismo.
Exatamente porque o socialismo está na defensiva e porque as
relações capitalistas estão mais hegemônicas que nunca, o capitalismo vive uma
profunda crise. Quanto mais poderoso e hegemônico estiver o capitalismo, mais
intensa é sua tendência a produzir crises de todo o tipo: econômicas, sociais,
políticas, militares, ambientais etc.
Em quarto lugar, a disputa intercapitalista adquire contornos
cada vez mais agressivos.
Com o socialismo na defensiva, com relações de produção
capitalistas amplamente hegemônicas, com o capitalismo em crise, as disputas
intercapitalistas assumem primeiro plano e tornam-se cada vez mais profundas e
agressivas, com os conflitos militares assumindo mais intensidade e
importância, como ocorreu entre 1900 e 1945.
Uma quinta característica da situação internacional é o declínio
relativo da hegemonia dos Estados Unidos.
Trata-se de declínio, porque os EUA hoje têm menos poder do
que tinham, por exemplo, em 1945. Mas trata-se de um declínio relativo, porque
os EUA continuam tendo mais poder do que seus oponentes.
Se os Estados Unidos não conseguirem reverter este declínio,
em algum momento deixarão de ser potência hegemônica em âmbito global, o que
não impedirá os impediria de continuar sendo potência hegemônica em âmbito
regional.
Mas os EUA também podem manter, durante muito tempo, a
condição de potência hegemônica global, mesmo que declinante; assim como podem
reverter seu declínio e prolongar sua hegemonia global por ainda mais tempo.
Uma sexta característica da situação internacional é o crescimento
da influência regional e/ou global de outros países.
Os BRICS são uma aliança entre países que estão emergindo
como polos alternativos de poder.
Trata-se de um processo, de uma tendência que pode ser
revertida seja pelas contradições e limitações internas destes “países que
ascendem”, seja pelos ataques dos Estados Unidos e aliados dos EUA.
A sétima característica da situação internacional é uma tendência
à transição não apenas de potência hegemônica, mas também geopolítica no
sentido mais amplo do termo.
Caso se complete o declínio dos EUA e a ascensão dos BRICS,
teremos não apenas uma transição de “hegemon”, mas também uma transição mais
profunda: pela primeira vez na história do capitalismo, países que não são da
Europa Ocidental nem “filhotes” da Europa Ocidental (como é o caso dos EUA)
assumirão a liderança em âmbito internacional,
Este contexto de mudanças potenciais tão profundas reforça o
que já apontamos antes: a tendência às crises econômicas constantes,
aprofundamento dos conflitos sociais, instabilidade política e militar
crescente, antagonismos ideológicos e culturais.
A predominância do capitalismo gera crises, a ausência de
uma hegemonia clara dificulta a rápida superação destas crises, tendo como
resultado o prolongamento, o aprofundamento e o amplo espectro das crises.
Este quadro explica uma oitava característica da situação internacional:
a
tendência à formação de alianças e blocos de países. No quadro descrito
anteriormente, todos os países tendem a uma reação defensiva. Uma das
expressões desta reação defensiva é a formação de alianças e blocos de países.
O principal conflito mundial se dá entre dois blocos: de um
lado os EUA e seus aliados; de outro lado os países integrantes dos BRICS.
De um lado estão os países que dirigiram o mundo capitalista
entre 1945 e 1991 e que venceram a “guerra fria”. De outro lado estão os países
que foram periferia do mundo capitalista entre 1945 e 1991 e/ou que foram os
perdedores da “guerra fria”.
Caso os EUA derrotem os BRICS, está claro o que aconteceria:
1) menos soberania nacional e mais desigualdade entre os
países;
2) menos democracia e mais desigualdade social dentro de
cada país.
Mas não está claro o que aconteceria caso os BRICS derrotem
os Estados Unidos.
A vitória dos BRICS contra os EUA não garante por si só uma
“ordem mundial mais justa”. Para que isto aconteça, será preciso que a classe
trabalhadora recupere força nos principais países do mundo.
Por razões similares, os BRICS podem significar uma alternativa
ao neoliberalismo (e qual alternativa), a depender de que classe e fração de
classe esteja hegemônica no interior dos BRICS.
Independente disto é claro que o apoio dos BRICS (mais
precisamente da China e da Rússia) aos países da América Latina e Caribe pode
contribuir para enfrentar os altos níveis de dependência frente aos Estados
Unidos e seus aliados europeus.
No continente americano, de um lado está o bloco de países
que defende uma integração subordinada aos Estados Unidos; de outro lado está o
bloco de países que defende a integração autônoma do subcontinente
latino-americano (ou seja, sem os Estados Unidos e sem o Canadá).
Esquematicamente: Alca versus Celac.
O sucesso da CELAC depende da capacidade que os principais
países da região tenham de construir um caminho de desenvolvimento autônomo
frente aos Estados Unidos. Evidentemente, para isto não basta o apoio dos BRICS.
Até porque o problema posto para a América Latina é superar a dependência em
geral, não apenas superar a dependência frente aos Estados Unidos e à Europa.
Na América Latina e Caribe, os partidos políticos
progressistas e de esquerda adotam diferentes posturas frente aos BRICS.
Há aqueles que consideram os BRICS como uma alternativa
global ao imperialismo, ao capitalismo e ao neoliberalismo. De outro lado há quem considere os BRICS
outra forma de imperialismo, de capitalismo e de neoliberalismo. Ainda
predomina, entretanto, a visão segundo a qual os BRICS cumprem um papel
importante no contraponto à hegemonia dos Estados Unidos e podem contribuir
para o desenvolvimento autônomo da América Latina.
“Ainda” predomina, porque tanto no Brasil quanto noutros
países da região, cresce a influência levítica e temerária. Os ianques
agradecem.
Valter Pomar é professor da UFABC e integrante do Grupo de
Reflexão sobre Relações Internacionais/GR-RI.
O que segue poderia ser o roteiro de uma peça de teatro estilo “comédia de erros” mas aconteceu de verdade:
ResponderExcluirAto 1: Segundo turno da campanha eleitoral: Dilma afirma que não vai tirar direitos dos trabalhadores “nem que a vaca tussa” e ataca o candidato do PSDB dizendo que ele vai promover um ajuste contra o povo e retirar direitos.
Ato 2: Depois de vencer as eleições Dilma nomeia Joaquim Levy para executar o ajuste que ela acusou Aécio de defender. Além disso edita as Medidas Provisórias 664 e 665. A primeira muda as regras dos benefícios previdenciários, dificultando o acesso à pensão por morte e diminuindo o teto do valor do auxílio doença. A segunda dificulta o primeiro acesso ao seguro desemprego, deixando de fora cerca de 64% dos trabalhadores demitidos, segundo o DIEESE.
Ato 3: O PT veicula um programa de TV no qual se diz o grande defensor dos direitos dos trabalhadores. Lula ataca as terceirizações mas nada fala sobre as MPs.
Ato 4: O PMDB diz que só vai votar a favor das MPs se o PT fechar questão e votar unido.
Ato 5: Entra em votação a MP 665. O PT e o PMDB votam a favor. O PSDB vota contra.
O público se revolta, vai embora e pede o dinheiro do ingresso de volta. No caso, o seu voto de volta!
O último teatro de máscaras nos debates e votação da MP 665 foi revelador. As bancadas do “Partido dos Trabalhadores” (PT) e a do “Partido Comunista do Brasil” (PCdoB) votaram, em peso, a favor de mais um ataque à classe trabalhadora, que dizem representar. Mas estas organizações já não fizeram isso antes? Sim, mas agora a “cara de pau” é maior. O PT, no dia anterior, através do ex-presidente Lula, em seu programa em rede nacional, discursou aos trabalhadores afirmando que defenderia os seus direitos contra os ajustes. Dilma, com o intuito de angariar alguns votos no segundo turno das eleições, chegando a declarar que os direitos trabalhistas continuariam intactos no seu governo.
ResponderExcluirDiversos parlamentares vinculados a correntes do PT com origem sindical na CUT adotaram a mesma postura de votar favoravelmente à MP. Pura demagogia! O reboquismo e a conciliação de classe do PCdoB são flagrantes. Em resolução da última reunião do Comitê Central deste partido publicada no dia 29 de março, o mesmo declarara que, dentro de sua proposição em defesa de uma Frente Ampla pela democracia, daria um voto de confiança ao governo sobre os ajustes, mesmo alegando discordar dos limites ao seguro desemprego. Atitudes assim expressam rendições políticas extremas, quando vindas de partidos de origem popular, como o PT e PCdoB. Estas organizações foram arrastadas pela correnteza de lama dos acordos de gabinete e ultrapassaram em muito o possível ponto de retorno à luta. Movimentações como essas confundem, deseducam, desmobilizam e revoltam a classe trabalhadora.