Segue abaixo nota aprovada pela direção nacional da tendência petista Articulação de Esquerda
Todo apoio à Venezuela
O presidente Trump divulgou nas suas contas sociais, no dia 16 de dezembro, um texto “ordenando um BLOQUEIO TOTAL E COMPLETO de todos os petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela”.
Na pior das hipóteses, trata-se de uma declaração de guerra dissimulada com folha de parreira.
Na "melhor" das hipóteses, trata-se de uma “carta de corso”, ou seja: a armada dos Estados Unidos está autorizada a praticar atos de pirataria contra navios e petróleo venezuelano.
Como até bandidos precisam de pretexto, o presidente dos EUA afirma que “o regime ilegítimo de Maduro está usando o petróleo desses campos petrolíferos roubados para financiar a si mesmo, o narcotráfico, o tráfico de pessoas, assassinatos e sequestros”.
Provas? Zero!
Trump chega à afirmar que a Venezuela será agredida até que “devolvam aos Estados Unidos da América todo o petróleo, terras e outros bens que nos roubaram”.
Nesse quesito, Trump segue a trilha aberta por seus antecessores: não é a primeira vez, nem será - infelizmente - a última, em que os imperialistas e colonialistas acusam suas vítimas de praticarem os crimes cometidos por eles mesmos.
Ao designar “o regime venezuelano” como “uma ORGANIZAÇÃO TERRORISTA ESTRANGEIRA”, Trump tenta criar uma "cobertura jurídica" para atos de guerra não autorizados pelo Congresso dos EUA.
Kast, o nazi-pinochetista recém-eleito presidente do Chile, já declarou apoio à intervenção militar dos Eua na Venezuela. Essa será, sem dúvida, a posição adotada pela extrema-direita e por parte da direita, em toda a região.
O povo brasileiro, a esquerda brasileira, o Partido dos Trabalhadores e o governo Lula precisam prestar total solidariedade à Venezuela, contra mais esta agressão dos Estados Unidos.
À direção nacional do PT cabe convocar uma reunião com partidos e movimentos sociais, para discutir iniciativas imediatas de solidariedade.
Se vitorioso, amanhã os Estados Unidos avançarão contra nós e outras nações latinoamericanas. O imperialismo só recuará, se o custo da intervenção militar for alto demais. E para que seja assim, é preciso que o mundo saiba que a Venezuela não está só.
A direção nacional da tendência petista Articulação de Esquerda
Texto em inglês da postagem de Trump
Venezuela is completely surrounded by the largest Armada ever assembled in the History of South America. It will only get bigger, and the shock to them will be like nothing they have ever seen before - Until such time as they return to the United States of America all of the Oil, Land, and other Assets that they previously stole from us.
The illegitimate Maduro Regime is using Oil from these stolem Oil Fields to finance themselves, Drug Terrorism, Human Trafficking, Murder, and Kidnapping. For the theft or our Assets, and many other reasons, including Terrorism, Drug Muggling, and Human Traffikcking, the Venezuelan Regime has been designated a FOREING TOERRORIS ORGANIZATION.
Therefore, today, I am ordering A TOTAL AND COMPLETE BLOCKADE OF ALL SANCTIONED OIL TANKERS going into, and out of, Venezuela. The illegal Aliens and Criminals that the Maduro Regime has sent into the United States during the weak and inept Biden Administration, are being returned to Venezuela at a rapid pace.
America will not allow Criminals, Terrorists, or other Countries, to rob, threaten, or harm our Nations and, likewise, will not allow a Hostile Regime to take our Oil, Land or any other Assets, all of which must be returned to the United States, IMMEDIATELY. Thanks you for your attention to this matter!
Tradução em português da postagem de Trump
A Venezuela está completamente cercada pela maior armada já reunida na história da América do Sul. Ela só vai crescer, e o choque para eles será algo sem precedentes – até que devolvam aos Estados Unidos da América todo o petróleo, terras e outros bens que nos roubaram.
O regime ilegítimo de Maduro está usando o petróleo desses campos petrolíferos roubados para financiar a si mesmo, o narcotráfico, o tráfico de pessoas, assassinatos e sequestros. Pelo roubo de nossos bens e por muitos outros motivos, incluindo terrorismo, contrabando de drogas e tráfico de pessoas, o regime venezuelano foi designado como uma ORGANIZAÇÃO TERRORISTA ESTRANGEIRA.
Portanto, hoje, estou ordenando um BLOQUEIO TOTAL E COMPLETO de todos os petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela. Os imigrantes ilegais e criminosos que o regime de Maduro enviou para os Estados Unidos durante a fraca e inepta administração Biden estão sendo devolvidos à Venezuela em ritmo acelerado.
Os Estados Unidos não permitirão que criminosos, terroristas ou outros países roubem, ameacem ou prejudiquem nossa nação e, da mesma forma, não permitirão que um regime hostil se apodere de nosso petróleo, terras ou quaisquer outros bens, os quais devem ser devolvidos aos Estados Unidos IMEDIATAMENTE. Agradecemos sua atenção a este assunto!
Comunicado venezuelano em resposta a Trump
A Venezuela unida rejeita a ameaça grotesca do Sr. Trump e irá denunciá-la
Na noite de hoje, 16 de dezembro de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, violando o Direito Internacional, o livre comércio e a livre navegação, lançou uma ameaça temerária e grave contra a República Bolivariana da Venezuela.
Em suas redes sociais, ele assume que o petróleo, as terras e as riquezas minerais da Venezuela são de sua propriedade. E, consequentemente, a Venezuela deve entregar-lhe todas as suas riquezas imediatamente. O presidente dos EUA pretende impor de forma absolutamente irracional um suposto bloqueio militar naval à Venezuela com o objetivo de roubar as riquezas que pertencem à nossa pátria.
A Venezuela, no pleno exercício do Direito Internacional que nos protege, da nossa Constituição e das leis da República, ratifica sua soberania sobre todas as suas riquezas naturais, bem como o direito à livre navegação e ao livre comércio no Mar do Caribe e nos oceanos do mundo. Consequentemente, procederá em estrita conformidade com a Carta da ONU, para exercer plenamente sua liberdade, jurisdição e soberania acima dessas ameaças belicistas.
Imediatamente, nosso embaixador na ONU procederá à denúncia desta grave violação do Direito Internacional contra a Venezuela.
Apelamos ao povo dos Estados Unidos e aos povos do mundo para que rejeitem por todos os meios esta ameaça extravagante que revela, mais uma vez, as verdadeiras intenções de Donald Trump de roubar as riquezas do país que viu nascer o Exército Unido Libertador da América do Sul e que viu nascer o nosso Libertador Simón Bolívar. O povo da Venezuela, em perfeita união popular, militar e policial, saberá defender seus direitos históricos e triunfar pelo caminho da paz.
O Sr. Donald Trump, textualmente, usa a seguinte expressão intervencionista e colonialista: “até que retornem aos Estados Unidos todo o petróleo, terras e outros ativos que nos roubaram anteriormente”. Sua verdadeira intenção, que foi denunciada pela Venezuela e pelo povo dos Estados Unidos em grandes manifestações, sempre foi se apropriar do petróleo, das terras e dos minerais do país por meio de gigantescas campanhas de mentiras e manipulações.
A Venezuela nunca mais voltará a ser colônia de nenhum império ou poder estrangeiro e continuará percorrendo, junto com seu povo, o caminho da construção da prosperidade e da defesa irrestrita de nossa independência e soberania.
O povo venezuelano, em perfeita união popular, militar e policial, mantém-se firme na defesa irrestrita de seu território, de suas riquezas e de sua liberdade. Com nosso Pai Libertador, dizemos: “felizmente, vimos um punhado de homens livres derrotar impérios poderosos”.
Caracas, 16 de dezembro de 2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário