segunda-feira, 14 de abril de 2025

Olá companheiro Rui Falcão


 

Olá companheiro Rui Falcão

Agradeço pelo convite para o lançamento de tua candidatura. 

Minha intenção original era estar presente, mas decidi priorizar a plenária sindical nacional da tendência petista Articulação de Esquerda, que acontece no mesmo dia e hora do lançamento. 

Como você sabe, desde 2015 estou participando do movimento docente e não tenho como me ausentar desta reunião sindical da AE, em que além dos temas gerais - campanha pela redução da jornada e fim da escala 6x1, tributação dos ricos e Marcha à Brasília, Primeiro de Maio e a Plenária Nacional da CUT em outubro – também debateremos as eleições do Andes Sindicato Nacional, que estou acompanhando diretamente em apoio à chapa 4 “Oposição para renovar o Andes”.

Isto posto, quero reafirmar a importância de sua candidatura à presidência nacional do PT, seja pela contribuição que você dará ao processo, seja pelo fato de que “marchando separados e golpeando juntos” nossas três candidaturas combinadas – a sua, a minha e a de Romênio Pereira – receberão votos de diferentes setores da militância, contribuirão para o crescimento de nossas respectivas chapas e criarão as condições para que ocorra segundo turno na disputa presencial.

Ao longo da marcha, criaremos as condições para uma aliança de segundo turno em torno daquele de nós três que “chegar lá”. Da minha parte seguirei trabalhando para derrotar de conjunto a política implementada pelas diferentes frações da tendência “CNB”, representadas a preços de hoje por Edinho Silva e Washington Quaquá.

Destaco, finalmente, a necessidade de exigirmos conjuntamente que haja lisura no processo eleitoral. Recentemente a CEN e o DN homologaram uma mudança nas regras do PED. Embora tenhamos posições diferentes a respeito, a mudança confirmou a existência de dificuldades que podem restringir a participação legítima das bases partidárias, aumentando o peso daqueles que forem levados a votar por outras razões e meios.

A esse respeito, embora também tenhamos posições diferentes a respeito, a Câmara de Recursos do Diretório Nacional do PT reconheceu implicitamente que há irregularidades dentre as 340 mil novas filiações realizadas até fevereiro de 2025, mas determinou que uma “atualização cadastral” deva ser feita apenas no dia do PED, o que obviamente não vai alterar os resultados.  

Ademais, a candidatura de Edinho Silva não respondeu aos questionamentos que fiz sobre o suposto uso de jatinho e sobre o Diretório Municipal do PT de Araraquara ter pago o impulsionamento de propaganda da candidatura de Edinho. 

Estes e outros problemas precisam ser denunciados e sanados, para que possamos dedicar nossas atenções ao debate sobre o programa, a estratégia, a tática e o funcionamento do Partido, a ação dos nossos governos e bancadas, as lutas sociais e as eleições 2026.

Sobre isso você conhece nossas posições e me limito a reforçar que é preciso voltar a falar de socialismo e, principalmente, voltar a lutar pelo socialismo.

Sem anistia para golpista, boa luta para todos nós!

São Paulo, 14 de abril de 2025

Valter Pomar, candidato à presidência nacional do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras

2 comentários:

  1. Não há Chapa 4 na eleição do ANDES-SN. Não cumpriu os requisitos regimentais. De outro lado, adoro quem se denomina "Renova". Sempre lembro da Aliança Renovadora Nacional, vulga ARENA.

    ResponderExcluir
  2. Um pitaco de Sérgio Ricardo no 1o de Maio de 1980

    https://youtu.be/hqIfBv45zFk

    "Paz entre nós, guerra aos senhores"

    dum dum dum dum duuuum

    ResponderExcluir