quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Venezuela: o bumerangue de Celso Amorim

Brasil e Colômbia divulgaram nova nota sobre a situação na Venezuela. A nota diz, entre outras coisas, o seguinte: 


“Os governos de Brasil e Colômbia manifestam profunda preocupação com a ordem de apreensão emitida pela Justiça venezuelana contra o candidato presidencial Edmundo González Urrutia, no dia de ontem, 2 de setembro.”

A íntegra da nota pode ser lida aqui:


O companheiro Celso Amorim foi além e disse que uma eventual detenção de González "seria uma prisão política, e nós [Brasil] não aceitamos prisões políticas".

As declarações de Celso estão aqui:

Além da discussão sobre a situação da Venezuela e, também, sobre a conveniência de um alto funcionário público brasileiro opinar desta forma sobre legítimas decisões judiciais adotadas em outro país, a declaração do companheiro Amorim merece ser analisada a partir de outro ângulo. A saber: se um desrespeito a lei não pode ser punido, sob pena de caracterizar uma supostamente inaceitável “prisão política”, como ficam os culpados pela intentona de 8 de janeiro?

A depender da resposta, certas críticas contra a justiça venezuelana podem percorrer trajetória parecida com a de um bumerangue.



4 comentários:

  1. Quando nomeados por Lula dizem algo que o desagrada, ele imediatamente os cala (o caso do Ministro da Previdência falando sobre revisão da "deforma Previdenciária" no ano passado exemplifica isso, assim como quando o outro Ministro disse que iria ter passagem aérea a R$ 200 pros aposentados). Criticar Amorin como se o que ele diz não fosse apoiado por Lula ou até mesmo, orientado por ele, na minha percepção não tem muita correspondência com a materialidade factual do governo.

    ResponderExcluir
  2. Governo de trabalhador não pode ter uma postura ingênua sobre tomar e manter o poder. Se pelo voto ou outro meio. Caso não aceitem presos políticos devem libertar os envolvidos no 08 de janeiro.

    ResponderExcluir
  3. Honestamente, só acho que se perde muitas oportunidades de ficar calado.

    ResponderExcluir
  4. Marco Aurélio Garcia e Samuel Pinto Guimarães fazem muita falta em momentos como esse. Lula está tendo que pagar a conta das garantias estadunidenses para sua posse e para evitar o golpe de 08 de janeiro.

    ResponderExcluir