Está disponível no endereço http://pagina13.org.br/archives/10345 o texto integral de A metamorfose: programa e estratégia política do Partido dos Trabalhadores, 1980-2005.
Apresentada e aprovada como tese de douturado, na Universidade de São Paulo, em fevereiro de 2006, A metamorfose nunca foi publicada em formato de livro.
O texto estuda a história do Partido dos Trabalhadores, desde 1980, com ênfase na análise que faz da sociedade brasileira, no seu programa e na sua estratégia política.
A partir de uma leitura crítica dos documentos partidários e da bibliografia especializada, propus uma interpretação alternativa aos paradigmas predominantes no estudo das transformações sofridas pelas opiniões e pela prática política do PT, especialmente a partir de 1995.
Sustento que uma compreensão plena das escolhas estratégicas feitas pelo petismo exige levar em conta a influência da hegemonia da burguesia brasileira, das características estruturais de nossa sociedade, da precariedade do debate teórico partidário e da forte influência do desenvolvimentismo sobre a esquerda.
Esta influência levou a substituição do socialismo pelo “crescimento econômico” como idéia estruturante do petismo, enquanto matriz explicativa, programa e estratégia de transformação da sociedade brasieira.
O “elo fraco” através do qual a influência da hegemonia burguesa penetrou foi e é a análise da estrutura de classes existente na sociedade brasileira. Análise que resultou na crença da possibilidade e das vantagens, para os trabalhadores, de algum tipo de aliança estratégica com a burguesia, contra os obstáculos postos ao crescimento da Nação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário