quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Os 8 integrantes do "Centrãozinho" infiltrado no PT

Mais escandaloso do que doze petistas votarem na PEC das prerrogativas é o fato de oito petistas terem ajudado a aprovar o voto secreto.

Para quem não sabe, o voto secreto foi inicialmente derrubado, mas depois foi restaurado numa manobra dirigida diretamente por Hugo Motta (aquele que era tido como confiável por alguns).

Os doze petistas que votaram na PEC agiram de forma inaceitável, mas seu voto não decidiu o resulado final.

Já os oito votos de petistas foram decisivos para aprovar "o voto secreto nas votações para abertura de processos criminais".

Para que o voto secreto fosse aprovado, eram necessários 308 votos.

A proposta passou por 314 votos contra 168.

Se os oito petistas não tivessem votado a favor, a proposta teria recebido 314 menos 8 igual a 306 votos e não teria sido aprovada.

Detalhe curioso: dos 8 petistas, 6 eram parte dos 12 que haviam votado originalmente na PEC.

Aqui está a lista dos 12.


Mas destes 12, metade se arrependeu. Outros seis persistiram. E dois outros se juntaram à empreitada. Aqui está a lista dos 8.



Repito um detalhe importante: para ser aprovado o voto secreto, eram necessários 308 votos. Se os 8 petistas não tivessem votado a favor, a proposta teria recebido 306 votos e teria sido rejeitada. 

E se ao invés de 8, tivessem sido apenas 6 votos, a proposta teria recebido 308 votos e portanto ficaria no limite. Os dois votos a mais foram, portanto, cirurgicamente calculados.

Cabe a Valmir Assunção e João Daniel explicar por quais motivos vieram em socorro do voto secreto, que é um aspecto especialmente absurdo da PEC das prerrogativas. 

Mas olhando a operação de conjunto, a precisão cirúrgica não dá margem à dúvida: existe dentro do PT um "Centrãozinho". 

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. E as duas votações aconteceram à revelia de Luiz Inácio, o dono e senhor da agremiação? Mais que à revelia, foram contrárias à posição de Luiz Inácio?...
    Se existe um Centrão no PT, o líder inconteste é o próprio Lula.
    Recomendo:
    https://www.youtube.com/watch?v=HsvmzeSktpw

    (Jucemir Rodrigues da Silva)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lula é Deus todo poderoso é uni presente, nosso mito , que tudo sabe e em todos manda. Nenhum acordo em todo sul global passa sem ele estar por trás. Anote aí , viverá 120 anos

      Excluir
  3. AINDA SÃO DEZ - No segundo turno da votação da PEC da Blindagem, 10 deputados do PT votaram a favor da proposta, apesar da orientação oficial da federação PT–PCdoB–PV ser contrária. Eis os nomes:
    🟥 Deputados do PT que votaram a favor no segundo turno:
    - Alfredinho (SP)
    - Dilvanda Faro (PA)
    - Dr. Francisco (PI)
    - Flávio Nogueira (PI)
    - Florentino Neto (PI)
    - Jilmar Tatto (SP)
    - Kiko Celeguim (SP)
    - Merlong Solano (PI)
    - Odair Cunha (MG)
    - Paulo Guedes (MG)
    Dois deputados que haviam votado a favor no primeiro turno — Airton Faleiro (PA) e Leonardo Monteiro (MG) — mudaram de posição e votaram contra no segundo.
    Essa dissidência gerou desconforto dentro do partido e no governo, já que o presidente Lula era contra a proposta e tentou evitar sua votação. A PEC agora segue para o Senado.

    ResponderExcluir
  4. Expulsar?
    Na na ni na naum
    É óbvio que governo está disputando o Centrão com a extrema direita
    No 18 brumário, o velho usa a expressão teatro, para ilustrar a política do jogo de cena.
    No Congresso os petistas estão dividindo as tarefas, embora sempre haja os puristas.
    Uma parte não teve pudor e fez o trampo mais mal cheiroso.
    política minúscula, mas provavelmente a verdadeira política
    Bola pro mato que o jogo é de campeonato
    É Lula que está na beira do gramado e quer todo time atrás

    ResponderExcluir
  5. Me chamou atenção um detalhe que é o seguinte, as bancadas petista do Pará e do Piauí, que tem o Ministro Welington Dias votarem nas duas PECs. Outro detalhe é que os deputados João Daniel e Valmir Assunção serem próximos ao MST. As explicações de Kiko e Tatto são para quem quer se iludir.

    ResponderExcluir
  6. Atenção, verifiquem:
    Em entrevista à TV Globo tentando justificar-se, tropeçando nas palavras e até gaguejando, o Presidente do PT (sic) Edinho Silva, explicou que os votos SIM dos 12 petistas - e por decorrência também os dos 8 (observação nossa) - foram "combinados com os russos", no caso ele Edinho, Motta etc e, pasmem, tudo pré cientificado so Presidente Lula que agora se declara perplexo e p da vida com os "traíras".

    ResponderExcluir
  7. As idas de Edinho "Embaixada" Silva na sede da representação diplomatica dos EUA, anunciadas por ele pelas redes sociais quando ainda nem tinha inscrito seu nome como candidato a presidente do PT também precisam ser explicadas.

    Deram a impressão que ele estava querendo se cacifar como candidato do peito do governo dos EUA.

    Agora quando as Big Techs atacam o Brasil com toda força em sintonia com o Deep Syate Democrata e com o MAGA trumpista isso pega muito mal para o PT.

    Um posto que foi de JD, de Genoino ,de Gusshiken, de Rui Falcão e de Gleisi cair na mão de uma pessoa que parece estar deslumbrada com o "pudê" e só fazendo trapalhadas , émais do que triste....é de nós envergonhar, ficar vermelhos de vergonha. Mas como foi Lula que colocou o Jaboti Edinho na árvore...todo mundo aceita...comoaceitsmos o Fux, o Joaquim Barbosa e tantas tristes figuras .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, disse ainda que tínhamos que nos aproximar do União Brasil e PP

      Excluir
  8. Independente sobre se teve ou não teve acordo, o fato é que todos se phoderam. E digo mais , ainda bem que tiveram mais esses dois votos que escancarou , com a aprovação do voto secreto, todo o descompromisso de alguns parlamentares com a base do partido.

    ResponderExcluir